MEIO AMBIENTE E CONSUMISMO: DECOLONIZAÇÃO PARA UMA VIDA ÉTICA RESPONSÁVEL - UM DIÁLOGO COM ENRIQUE DUSSEL NO ENSINO MÉDIO
Meio Ambiente; Consumismo; Decolonização; Enrique Dussel, Ética.
A pesquisa se propõe a sensibilização dos estudantes sobre a prática de consumo exacerbado e sua exploração que contribui para a escassez dos recursos naturais do meio ambiente e os possíveis desgastes e desequilíbrios que essa condição impõe ao mesmo, tendo como ponto inicial de discussão a seguinte questão: É possível uma prática educativa filosófica que leve a sociedade, dentro do processo de decolonização a uma vida ética responsável a partir de uma reflexão sobre o seu modo de consumo exacerbado e sua influência para o meio ambiente? Utilizou-se para a mesma os meios de pesquisa bibliográfica para o seu desenvolvimento, tendo como foco os conceitos do filósofo Enrique Dussel direcionados aos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Ribeirão-PE. Observando-se com os dados levantados a falta de conhecimento dos educandos sobre tais condições expostas, levando-os a serem mais um grupo de contribuintes a tal situação. Buscou-se promover com a propositura do trabalho uma formação discente, consciente, ética e responsável pelas causas ambientais a partir da redução de bens e consumo exploratório.