Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MARIA ALVES SANTOS DA LUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MARIA ALVES SANTOS DA LUZ
DATA : 01/12/2023
LOCAL: Google Meet - Link: https://meet.google.com/egi-fcvy-fwo?authuser=0

O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DE EDGAR MORIN

Palavras-chaves: Ensino de Filosofia. Edgar Morin. Condição Humana. Incertezas. Antropoética.

O Ensino de Filosofia no Ensino Médio será refletido à luz do pensamento moriniano, partindo dos temas: “Enfrentar as incertezas” e “A ética do gênero humano”. Objetivamos enfrentar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, tendo como pressupostos os princípios da incerteza e da ética do gênero humano nas do 2º ano A (2022) e 3º ano A (2023) da escola campo de nossa pesquisa. Para essa reflexão e proposta de intervenção, lançamos mão da questão problema: Como o Ensino da Filosofia no século XXI pode contribuir com o enfrentamento das incertezas e das dificuldades de aprendizagem do jovem estudante do Ensino Médio na Escola EREM Jacob Antônio de Oliveira, Orocó-PE? Nesse sentido, destacamos como pressuposto: O Ensino de Filosofia no Ensino Médio pode colaborar para a educação do século XXI, pautada no enfrentamento das incertezas, partindo do ensino da ética do gênero humano segundo o pensamento de Edgar Morin (2000). Com o intuito de afirmar esse pressuposto e responder nossa problemática, elencamos alguns objetivos como: 1. Investigar os principais problemas de aprendizagem em Filosofia; 2. Dialogar com os conhecimentos apresentados no livro “Os sete saberes necessários à educação do futuro” de Edgar Morin; 3. Desenvolver os temas “incerteza e ética”, partindo das metodologias ativas da aula e aprendizagem invertida, exposição dialogada, estudo em grupo e mesa redonda; 4. Realizar consulta e leitura de textos relacionados as incertezas históricas e presentes, bem como da necessidade da ética, dialogando com o contexto; 5. Constatar como o Ensino de Filosofia no século XXI pode contribuir com o enfrentamento das incertezas e das dificuldades de aprendizagem. Nossa proposta de intervenção será realizada partindo de um estudo de caso, com abordagem qualitativa de acordo com Ludke e André (2018), metodologias ativas de aprendizagem e aula invertida conforme Melo, Almeida Neto e Petrillo (2021).

Presidente - ***.524.974-** - ELIZABETE AMORIM DE ALMEIDA MELO - UFAL
Interno - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS
Externo ao Programa - ***.408.234-** - WALTER MATIAS LIMA - UFAL
Notícia cadastrada em: 02/01/2024 15:26