Banca de DEFESA: ANTONIO OZIRIS RINCOSKI FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO OZIRIS RINCOSKI FILHO
DATA : 02/01/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A PERSPECTIVA HABERMASIANA DOS PROCESSOS EDUCATIVOS:
A teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão
sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena


PALAVRAS-CHAVES:

Agir Comunicativo; Consenso; Tolerância.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

Esta pesquisa busca apresentar uma proposta de solução para a crise com
que a educação e a escola brasileiras são afetadas. Crise parece ser a palavra da
moda, mas fato é que nós, educadores, precisamos romper com toda forma de
limitação ao projeto emancipatório que tem na educação sua linha de frente. Com a
finalidade de responder a questão: “Pode a teoria do agir comunicativo de Jürgen
Habermas contribuir para uma educação emancipadora que promova uma reflexão
sobre as religiões na esfera pública?”, trabalhamos o texto produzido em três
momentos. No primeiro capítulo, discorremos sobre os principais pontos da Teoria
do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas apresentando as distinções entre a
racionalidade instrumental e a racionalidade comunicativa. Continuamos neste
capítulo explorando a reviravolta linguístico-pragmática com que Habermas opera a
mudança do paradigma da relação sujeito-objeto para a relação sujeito-sujeito, o
que representa uma verdadeira revolução copernicana. A seguir, descrevemos os
conceitos de mundo da vida, sistema e o fenômeno da colonização daquele por
este. No capítulo segundo, relacionamos a obra habermasiana com as questões
educativas. Enfatizamos as críticas á recepção da obra do autor na academia
brasileira pontuando que o mesmo não possui obra específica sobre o tema. Por
este motivo, a seção posterior tem como objetivo trazer os antecedentes
habermasianos na educação, cujos textos de Kant, Horkheimer e Adorno são
imprescindíveis para a compreensão do que a teoria estudada oferece á educação.
Na última parte deste segundo capítulo, os conceitos de emancipação, consciência e
consenso presentes na teoria habermasiana são descritos sob a ótica educativa,
com vistas a busca de superação dos entraves e patologias ocasionadas pela visão
instrumental de uma educação bancária. No terceiro capítulo, descrevemos nossa
proposta de intervenção consistente na utilização de ferramentas do método
qualitativo para a promoção de uma reflexão sobre as religiões a partir do referencial
teórico da teoria do agir comunicativo no Colégio Santa Helena, em Olinda/PE.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.650.944-** - ANDERSON DE ALENCAR MENEZES - UFAL
Externo à Instituição - ERMANO RODRIGUES DO NASCIMENTO - UNICAP
Interno - ***.499.394-** - JOSE VICENTE MEDEIROS DA SILVA - UFPE
Notícia cadastrada em: 26/12/2023 17:21
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