Banca de DEFESA: JOSE EMERSON ALVES DA SILVA

DISCENTE: JOSE EMERSON ALVES DA SILVA
DATA : 22/09/2023
LOCAL: Google Meet

AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE NO ENSINO DA FILOSOFIA: CURIOSIDADE E AUTONOMIA COMO PRINCIPIOS DE UMA EDUCAÇÃO LBERTADORA

Educação libertadora; Ensino de Filosofia; Paulo Freire.

RESUMO

Este trabalho trata das contribuições de Paulo Freire no ensino da Filosofia: curiosidade e a autonomia como princípios de uma educação libertadora. O trabalho parte da linha de pesquisa, filosofia e ensino. Tem como objetivo geral explicitar de que forma a efetivação das práticas pedagógicas freirianas possibilitam, a partir das categorias autonomia e curiosidade, contribuir no processo ensino/aprendizagem da Filosofia. Através do campo metodológico de natureza empírica essa pesquisa é bibliográfica exploratória, a partir dos dados obtidos na vivência em sala de aula, que foram de fundamental importância para a construção dos resultados a partir das intervenções realizadas. O campo de pesquisa se deu no Colégio Santa Joana D’Ark, localizada na Rua Alice Tinoco, nº 10, Bairro Francisca Figueira, Garanhuns – PE, instituição de ensino esta pertencente área particular; tendo como participantes da pesquisa os educadores e os educandos do 8º ano do Ensino Fundamental, existindo uma semelhança entre os participantes da pesquisa. Em cada grupo foram trabalhadas as questões relativas ao ensino das perguntas pelo sentido da vida numa educação libertadora a partir das categorias da autonomia e da curiosidade em Paulo Freire no ensino de Filosofia. Permitiu chegar a possíveis conclusões onde os participantes da pesquisa apresentaram resultados positivos quanto ao tema pesquisa, onde foi possível identificarmos que aos professores e alunos trabalham as categorias da curiosidade e autonomia, sendo estimulados a partir dos questionários feitos em sala de aula. Percebi que educação está na perspectiva de uma educação libertadora, levando os educandos a pensar sobre a vida e assim, abrindo um novo olhar de liberdade, tendo como significado a saída destes educandos da opressão para o caminho de fazer a sua própria história. Destacou-se a partir da pesquisa realizada, que aos alunos e professores em tela são protagonistas de um aprendizado a partir da curiosidade e da autonomia. No desenvolvimento da pesquisa viu-se que há um entrosamento aluno professor, observou-se que os alunos e professores de forma livre constataram a partir dos questionários que há uma educação libertadora que gera a autonomia do aluno visando uma educação onde aluno e professor são agentes formativos em participação.

Presidente - 1173947 - CELIA MARIA RODRIGUES DA COSTA PEREIRA
Externo à Instituição - JOSE APARECIDO DE OLIVEIRA LIMA
Interno - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS
Notícia cadastrada em: 18/09/2023 13:59