Banca de DEFESA: FABIO AGUIAR ALBUQUERQUE

DISCENTE: FABIO AGUIAR ALBUQUERQUE
DATA : 16/08/2023
LOCAL: UFPE - Departamento de Filosofia

A BUSCA DA EUDAIMONIA EM UM MUNDO LÍQUIDO:
mindfulness como prática e encaminhamento para uma vida feliz

Felicidade; Eudaimonia; Bem-estar subjetivo;  Mindfulness.

Este trabalho tem como objeto de estudo a felicidade e foi motivado pelas angústias observadas empiricamente, em sala de aula através dos relatos de estudantes que não conseguiam descrever o que é a felicidade, ou quando o faziam, atribuíam este sentimento a hábitos de consumo ou prazeres hedônicos. O objetivo geral da pesquisa foi buscar possibilidades para ampliar o entendimento dos estudantes sobre o tema proposto e contribuir, por meio da filosofia e da meditação mindfulness, para a percepção de que é possível vivenciar a felicidade. No tocante aos marcos teóricos adotados, partiu-se da perspectiva contemporânea, na qual através da visão de Zygmunt Bauman foi apresentado o mundo líquido e a felicidade líquida, ademais, foi utilizada as bases teóricas de Aristóteles, na Grécia antiga, o qual adotou a expressão eudaimonia para descrever a felicidade como o bem maior almejado por todos os indivíduos. Para tal filósofo, a eudaimonia seria alcançada através do exercício da virtude e da contemplação. Nesse sentido, na intervenção prática com os estudantes da Escola de Referência Em Ensino Médio Felipe Camarão, foram utilizadas como ferramenta de ensino-aprendizagem, algumas técnicas de meditação mindfulness em consonância com a contemplação aristotélica, as quais foram evidenciadas em estudos científicos, proporcionando aos praticantes a melhoria no bem estar subjetivo, diminuição da ansiedade e aumento da atenção e autoestima. Sobre os estudantes que participaram do estudo, demonstraram bastante interesse em relação ao conteúdo apresentado e nas práticas de meditação mindfulness, relatando melhoras significativas no que diz respeito à compreensão das emoções, bem estar subjetivo e foco nas aulas.

Presidente - 2199274 - ANASTACIO BORGES DE ARAUJO JUNIOR
Interno - 3537750 - SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
Externo ao Programa - 1774573 - SANDRO MARCIO MOURA DE SENA - UFPE
Notícia cadastrada em: 07/08/2023 18:17