Banca de QUALIFICAÇÃO: JONAS BARBOSA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONAS BARBOSA DOS SANTOS
DATA : 25/07/2023
LOCAL: UFPE departamento de filosofia via Google Meet
TÍTULO:

LIBERDADE E RESPONSABILIDADE EM SARTRE: LIMITES E POSSIBILIDADES DA FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Sartre. Liberdade. Responsabilidade. Ensino de filosofia. Ensino fundamental. Metodologias ativas.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

Desde finais de 2019, fomos pegos de surpresa por um vírus invisível, imprevisível e desafiador que se intensificou em 2020 e causou uma pandemia. Não tínhamos uma guerra mundial com armas de fogo, revoluções ou jogos de poder declarados, mas iniciamos uma guerra contra a Covid-19, com alto potencial de contaminação e taxas de mortalidade alta. De repente tivemos que passar mais tempo em casa, isolados de todo o mundo lá fora. Um dos impactos mais marcantes dessa situação foi a experiência das crianças que passaram quase toda a sua vida escolar longe da escola e, por conseguinte, da sua sociabilidade constitutiva. Deste modo, o que o ensino de filosofia na infância poderia contribuir para compreensão significativa desse fenômeno? Com efeito, o existencialismo de Jean-Paul Sartre (1905-1980), embora tenha ocorrido no início do século XX, parece ainda trazer para nós possíveis caminhos para compreendermos a nossa existência, trazendo a luz o jeito de viver, escolher e construir quem somos, relacionando-nos de formas múltiplas, concretas e dinâmicas. Questões do ser-Em-si, do ser-Para-si e do ser-Para-outro, por exemplo, tematizadas a partir dessa perspectiva, conduzem à uma concepção do homem como um ser que usa a liberdade de si para escolher o que projeta ser enquanto dessa livre escolha vão sendo criados os valores próprios que fazem o homem ser quem é. Neste sentido, admitindo o paradigma hermenêutico e por se tratar de uma pesquisa teórica e bibliográfica, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar os resultados de uma intervenção prática realizada numa turma de Ensino Fundamental sobre o estudo do existencialismo, tomando como base os conceitos de liberdade e responsabilidade presentes em “O Ser e o Nada (1943)” de Sartre. Para tanto, utiliza-se as chamadas metodologias inov-ativas (FILATRO; CAVALCANTI, 2023), por entendermos que possibilitam aos estudantes se reconhecerem como protagonistas de seu caminho-aprendente e que podem nos ajudar a dialogar com o mundo de hoje, sobretudo, discutindo projetos existenciais de cada um, como ser-estudante, e contribuindo para um maior sentimento de pertença à escola no sentido da liberdade e da responsabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3537750 - SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
Interno - 1651401 - SANDRO COZZA SAYAO
Externo à Instituição - Antonio Júlio Garcia Freire - UERN
Notícia cadastrada em: 07/08/2023 18:16
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