A gestão digital de processos por servidores da Seção de Funções de Confiança da Universidade Federal de Pernambuco
gestão, ergonomia; usabilidade; processos; interface; sistema.
A praticidade na utilização de um sistema de informação é primordial para o
desempenho eficiente das atividades de uma organização. E para garantir um
equilíbrio entre o conforto dos usuários e a produtividade, é necessário que a
estrutura, o clima organizacional, as políticas e os processos estejam alinhados às
decisões sobre gestão da informação e tecnologia, conforme a visão de sistema da
Ergonomia organizacional. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa é propor
diretrizes organizacionais e de usabilidade para a gestão digital de processos na
Seção de Funções de Confiança da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade
de Vida da Universidade Federal de Pernambuco. O estudo será realizado por meio
de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-qualitativa, que será
realizada em três etapas. No primeiro momento serão identificadas as estratégias
organizacionais sobre gestão de processos na universidade; posteriormente será
aplicado um questionário para coleta de dados referente à cultura organizacional e a
gestão digital dos processos realizada pelos servidores da seção e, na última etapa,
haverá a aplicação de um teste de usabilidade seguido de uma entrevista com os
participantes para verificar a usabilidade do sistema de gestão de processos utilizado
na UFPE (SIPAC - Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos).
Espera-se, com os resultados encontrados na pesquisa, sistematizar diretrizes para
um possível redesign da interface do sistema e contribuir com a otimização da gestão
digital de processos na instituição.