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Dissertações |
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FLAVIO DE ARAUJO WANDERLEY
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QUALIDADE AVALIATIVA DE ENFERMEIRAS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS
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Orientador : LOURIVAL LOPES COSTA FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
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LAURA BEZERRA MARTINS
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LOURIVAL LOPES COSTA FILHO
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Data: 17/08/2021
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Esta pesquisa enfoca a qualidade avaliativa de enfermarias, anaiisando os efeitos combinados de certas características ambientais (complexidade, contraste e abertura) na realizaçăo de determinadas atividades nesse ambiente. Entre as atividades estudadas, os procedimentos assistenciais ao paciente, avaliados pela percepção dos profissionais da área saúde; dormir/repousar e interagir/socializar, avaliados pela percepçăo dos pacientes e acompanhantes da ala das enfermarias oncolõgicas do Hospital das Clínicas de Pernambuco da Uni'versidade Federal de Pernambuco. Teve como objetivo geral prover informações empíńcas sobre a qualidade visual percebida em enfermarias e, para atingir tal objetivo, adotou a Teoria das Facetas no desenho da investigaçăo empírica, que fez uso de questionários on-line para abordar os participantes dos três diferentes grupos sociais enfocados, bem como da técnica não paramétrica e multidimensional Análise da Estrutura de Similaridade (Similarity Structure Analysis - SSA) para analisar os resultados. As evidências emptricas revelaram que, para os profissionais de saúde entrevistados, uma enfermaria com complexidade moderada, contraste alto e vistas desobstruídas favorece a realização dos procedimentos assistenciais ao paciente; já para os pacientes e acompanhantes abordados, uma enfermaria com complexidade minima, contraste baixo e vista obstruída favorece dormir e repousar; assim como uma enfermaría com complexidade moderada, contraste baixo e vista desobstruída favorece interagir e socializar.
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Esta pesquisa enfoca a qualidade avaliativa de enfermarias, anaiisando os efeitos combinados de certas características ambientais (complexidade, contraste e abertura) na realizaçăo de determinadas atividades nesse ambiente. Entre as atividades estudadas, os procedimentos assistenciais ao paciente, avaliados pela percepção dos profissionais da área saúde; dormir/repousar e interagir/socializar, avaliados pela percepçăo dos pacientes e acompanhantes da ala das enfermarias oncolõgicas do Hospital das Clínicas de Pernambuco da Uni'versidade Federal de Pernambuco. Teve como objetivo geral prover informações empíńcas sobre a qualidade visual percebida em enfermarias e, para atingir tal objetivo, adotou a Teoria das Facetas no desenho da investigaçăo empírica, que fez uso de questionários on-line para abordar os participantes dos três diferentes grupos sociais enfocados, bem como da técnica não paramétrica e multidimensional Análise da Estrutura de Similaridade (Similarity Structure Analysis - SSA) para analisar os resultados. As evidências emptricas revelaram que, para os profissionais de saúde entrevistados, uma enfermaria com complexidade moderada, contraste alto e vistas desobstruídas favorece a realização dos procedimentos assistenciais ao paciente; já para os pacientes e acompanhantes abordados, uma enfermaria com complexidade minima, contraste baixo e vista obstruída favorece dormir e repousar; assim como uma enfermaría com complexidade moderada, contraste baixo e vista desobstruída favorece interagir e socializar.
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CARLOS EDUARDO MEIRA DE MENEZES
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UM MÉTODO ERGONÔMICO PARA DIAGNÓSTICO E CONTROLE DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS INFORMATIZADOS – O MIDAS (MÉTODO INTEGRADO PARA IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO ERGONOMICA DE SISTEMAS) Estudo de caso: Sistema SCADA para Supervisão de Oleodutos
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Orientador : WALTER FRANKLIN MARQUES CORREIA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDGARD THOMAS MARTINS
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JOSÉ GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
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TERESA MARIA DE MEDEIROS MACIEL
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Data: 17/08/2021
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Os sistemas de informação estão cada vez mais presentes no dia a dia das organizações, e com o crescente aumento do número de processos envolvidos, se tornam mais complexos, trazendo maior dificuldade para os usuários. Assim, faz-se necessário que os sistemas sejas concebidos de forma a proporcionar um trabalho agradável e de fácil compreensão, mas também que traga resultados para a organização. O presente trabalho aborda como otimizar o processo do desenvolvimento de sistemas, aplicando o olhar da ergonomia, buscando, nos princípios de suas diversas disciplinas, fundamentos que possam apoiar o processo de software. A pesquisa foi realizada a partir de um guia de procedimentos, criado com base em revisão de literatura. Foram identificados os diversos aspectos sobre os quais a ergonomia pode atuar, através dos conceitos e práticas observados em suas áreas de aplicação. Foram, então, correlacionados os aspectos de sistemas com as respectivas ações ergonômicas, elaborando-se um catálogo de recomendações a ser utilizado como guia para orientar o desenvolvimento de um novo sistema, bem como diagnosticar sistemas em operação. Os procedimentos definidos foram aplicados em um estudo de caso, avaliando os aspectos que não foram considerados e indicando as ações e recomendações para correção. A pesquisa apresentou, como resultado, um catálogo de procedimentos operacionais e as respectivas recomendações ergonômicas que podem ter aplicações práticas, relevantes para quem atua na área de projeto e desenvolvimento de sistemas.
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Os sistemas de informação estão cada vez mais presentes no dia a dia das organizações, e com o crescente aumento do número de processos envolvidos, se tornam mais complexos, trazendo maior dificuldade para os usuários. Assim, faz-se necessário que os sistemas sejas concebidos de forma a proporcionar um trabalho agradável e de fácil compreensão, mas também que traga resultados para a organização. O presente trabalho aborda como otimizar o processo do desenvolvimento de sistemas, aplicando o olhar da ergonomia, buscando, nos princípios de suas diversas disciplinas, fundamentos que possam apoiar o processo de software. A pesquisa foi realizada a partir de um guia de procedimentos, criado com base em revisão de literatura. Foram identificados os diversos aspectos sobre os quais a ergonomia pode atuar, através dos conceitos e práticas observados em suas áreas de aplicação. Foram, então, correlacionados os aspectos de sistemas com as respectivas ações ergonômicas, elaborando-se um catálogo de recomendações a ser utilizado como guia para orientar o desenvolvimento de um novo sistema, bem como diagnosticar sistemas em operação. Os procedimentos definidos foram aplicados em um estudo de caso, avaliando os aspectos que não foram considerados e indicando as ações e recomendações para correção. A pesquisa apresentou, como resultado, um catálogo de procedimentos operacionais e as respectivas recomendações ergonômicas que podem ter aplicações práticas, relevantes para quem atua na área de projeto e desenvolvimento de sistemas.
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DEIVSON CAVALCANTE GOMES DE OLIVEIRA
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MODELOS COMPLEMENTARES PARA A AVALIAÇÃO DA INCLUSÃO DE SERVIDORES COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
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Orientador : LOURIVAL LOPES COSTA FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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LAURA BEZERRA MARTINS
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LOURIVAL LOPES COSTA FILHO
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LUIZ PRIORI JUNIOR
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Data: 17/08/2021
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Esta pesquisa teve como objetivo definir modelos complementares para avaliação da inclusão de servidores públicos com deficiência em Instituições de Ensino Superior, sob a ótica funcionalidade e da percepção de qualidade de vida no trabalho. Utilizou-se a Teoria das Facetas para estruturar o desenho da investigação empírica, elaborar os modelos de avaliação propostos e analisar os resultados. Para definição das variáveis manipuladas para a avaliação da funcionalidade dos servidores com deficiência, foram utilizados os componentes da funcionalidade presentes no WHODAS 2.0, em associação com os fatores ambientais da CIF. O modelo elaborado para investigação empírica da percepção da QVT foi definido com base nos fatores estruturantes da QVT propostos por Ferreira (2012). Foram realizadas entrevistas com 21 servidores com deficiência de uma Instituição de Ensino Superior dos tipos física, visual, auditiva e mista. Os dados foram analisados por meio da Análise da Estrutura de Similaridade (SSA) com o auxílio do software HUDAP-7. Os resultados indicam que os modelos propostos são adequados, visto que suas variáveis foram captadas pelos participantes, sendo consideradas determinantes para investigação proposta. Além disso, por meio da representação gráfica das variáveis no espaço multidimensional, foi possível estabelecer o perfil da funcionalidade e da percepção de qualidade de vida no trabalho dos participantes por meio da relação entre os componentes da funcionalidade e dos fatores estruturantes da QVT com os diferentes tipos de deficiência apresentados pelos participantes.
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Esta pesquisa teve como objetivo definir modelos complementares para avaliação da inclusão de servidores públicos com deficiência em Instituições de Ensino Superior, sob a ótica funcionalidade e da percepção de qualidade de vida no trabalho. Utilizou-se a Teoria das Facetas para estruturar o desenho da investigação empírica, elaborar os modelos de avaliação propostos e analisar os resultados. Para definição das variáveis manipuladas para a avaliação da funcionalidade dos servidores com deficiência, foram utilizados os componentes da funcionalidade presentes no WHODAS 2.0, em associação com os fatores ambientais da CIF. O modelo elaborado para investigação empírica da percepção da QVT foi definido com base nos fatores estruturantes da QVT propostos por Ferreira (2012). Foram realizadas entrevistas com 21 servidores com deficiência de uma Instituição de Ensino Superior dos tipos física, visual, auditiva e mista. Os dados foram analisados por meio da Análise da Estrutura de Similaridade (SSA) com o auxílio do software HUDAP-7. Os resultados indicam que os modelos propostos são adequados, visto que suas variáveis foram captadas pelos participantes, sendo consideradas determinantes para investigação proposta. Além disso, por meio da representação gráfica das variáveis no espaço multidimensional, foi possível estabelecer o perfil da funcionalidade e da percepção de qualidade de vida no trabalho dos participantes por meio da relação entre os componentes da funcionalidade e dos fatores estruturantes da QVT com os diferentes tipos de deficiência apresentados pelos participantes.
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GABRIELA MARIA GONCALVES LEAL
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A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM À LUZ DA ERGONOMIA, NO SERVIÇO PRESTADO À POPULAÇÃO. UM ESTUDO DE CASO: HOSPITAL DAS CLÍNICAS.
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Orientador : EDGARD THOMAS MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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EDGARD THOMAS MARTINS
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FABIANA WANDERLEY DE SOUZA MOREIRA
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JOSÉ GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
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Data: 17/08/2021
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Os gestores e colaboradores dos hospitais públicos assim como das demais organizações, precisam estar motivados para melhor desempenharem suas funções, e que os objetivos institucionais sejam atingidos com efetividade na prestação de serviços. Assim, sob o olhar do clima organizacional, sendo um dos indicadores significativos das relações interpessoais dentro de uma organização, possui grande relevância para alinhar as necessidades e objetivos individuais dos colaboradores, e conhecer as reais necessidades do ambiente de trabalho. O estudo teve como objetivo descrever, sob a luz da ergonomia organizacional, como o ambiente de trabalho afeta os profissionais de enfermagem lotados na Unidade Neonatal do Hospital das Clínicas de Pernambuco. A pesquisa de campo teve caráter exploratório, analítico, qualitativo com grupo focal. O estudo foi realizado na Unidade Neonatal do Hospital das Clínicas de Pernambuco. A população foi representada pelos profissionais de saúde deste hospital, teve como amostra os profissionais de enfermagem da Unidade Neonatal: técnicos de enfermagem e enfermeiros. Os resultados apresentados mostraram que apesar da superlotação dos leitos e das demandas o ambiente organizacional mostrou-se favorável ao desempenho e satisfação profissional. Concluiu-se que é importante a existência de um ambiente favorável para se obter um bom desempenho, satisfação dos usuários, melhores serviços prestados e interações positivas e produtivas. Recomendações e sugestões de melhoria junto a Divisão de Gestão de Pessoas do Hospital das Clínicas de Pernambuco integram este trabalho.
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Os gestores e colaboradores dos hospitais públicos assim como das demais organizações, precisam estar motivados para melhor desempenharem suas funções, e que os objetivos institucionais sejam atingidos com efetividade na prestação de serviços. Assim, sob o olhar do clima organizacional, sendo um dos indicadores significativos das relações interpessoais dentro de uma organização, possui grande relevância para alinhar as necessidades e objetivos individuais dos colaboradores, e conhecer as reais necessidades do ambiente de trabalho. O estudo teve como objetivo descrever, sob a luz da ergonomia organizacional, como o ambiente de trabalho afeta os profissionais de enfermagem lotados na Unidade Neonatal do Hospital das Clínicas de Pernambuco. A pesquisa de campo teve caráter exploratório, analítico, qualitativo com grupo focal. O estudo foi realizado na Unidade Neonatal do Hospital das Clínicas de Pernambuco. A população foi representada pelos profissionais de saúde deste hospital, teve como amostra os profissionais de enfermagem da Unidade Neonatal: técnicos de enfermagem e enfermeiros. Os resultados apresentados mostraram que apesar da superlotação dos leitos e das demandas o ambiente organizacional mostrou-se favorável ao desempenho e satisfação profissional. Concluiu-se que é importante a existência de um ambiente favorável para se obter um bom desempenho, satisfação dos usuários, melhores serviços prestados e interações positivas e produtivas. Recomendações e sugestões de melhoria junto a Divisão de Gestão de Pessoas do Hospital das Clínicas de Pernambuco integram este trabalho.
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ANDRE LUIS DA COSTA BEZERRA CAVALCANTI
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Discussão sobre ações e dispositivos legais que se relacionam com a acessibilidade informacional e comunicacional em IES, com foco na pessoa cega e na pessoa surda
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Orientador : LAURA BEZERRA MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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CHRISTIANNE SOARES FALCÃO
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LAURA BEZERRA MARTINS
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LOURIVAL LOPES COSTA FILHO
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Data: 18/08/2021
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Os campi universitários apresentam-se como estruturas morfologicamente complexas, haja vista que o trânsito de pessoas em seus ambientes e a diversidade de possibilidades oferecidas por meio de sua natureza diversa os faz assemelharem-se à uma cidade em miniatura. Desta forma, para garantir o direito universal à educação, estes locais devem proporcionar acessibilidade informacional adequada à livre circulação dos indivíduos por seus espaços com eficiência e segurança. É sabido que o processo de orientação espacial humano constitui-se a partir da combinação de fatores como: legibilidade ambiental, informações adicionais neles contidas e da capacidade individual dos sujeitos em interpretá-las por meio das suas percepções e cognições. Assim, este trabalho pretende, por meio de uma pesquisa bibliográfica atravessada por teorias multidisciplinares, fornecer diretrizes para elaboração de uma sinalização adequada às necessidades deste grupo social. A presente pesquisa incursou em agendas legislacionais, orientações teóricas, além de uma gama de conceitos que fulguram uma linha social temporal, motivada a incluir sujeitos com deficiência no processo de acessibilidade informacional em ambientes de ensino superior no Brasil. Nesse sentido, este trabalho concluiu que a acessibilidade informacional é indispensável à garantia da educação como direito fundamental. Para tanto, faz-se necessário que os ambientes universitários forneçam elementos informativos e sensoriais capazes de serem interpretados por pessoas com deficiência.
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Os campi universitários apresentam-se como estruturas morfologicamente complexas, haja vista que o trânsito de pessoas em seus ambientes e a diversidade de possibilidades oferecidas por meio de sua natureza diversa os faz assemelharem-se à uma cidade em miniatura. Desta forma, para garantir o direito universal à educação, estes locais devem proporcionar acessibilidade informacional adequada à livre circulação dos indivíduos por seus espaços com eficiência e segurança. É sabido que o processo de orientação espacial humano constitui-se a partir da combinação de fatores como: legibilidade ambiental, informações adicionais neles contidas e da capacidade individual dos sujeitos em interpretá-las por meio das suas percepções e cognições. Assim, este trabalho pretende, por meio de uma pesquisa bibliográfica atravessada por teorias multidisciplinares, fornecer diretrizes para elaboração de uma sinalização adequada às necessidades deste grupo social. A presente pesquisa incursou em agendas legislacionais, orientações teóricas, além de uma gama de conceitos que fulguram uma linha social temporal, motivada a incluir sujeitos com deficiência no processo de acessibilidade informacional em ambientes de ensino superior no Brasil. Nesse sentido, este trabalho concluiu que a acessibilidade informacional é indispensável à garantia da educação como direito fundamental. Para tanto, faz-se necessário que os ambientes universitários forneçam elementos informativos e sensoriais capazes de serem interpretados por pessoas com deficiência.
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ILAINE MARIA DA CONCEICAO DOS SANTOS
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CONDIÇÕES ERGONÔMICAS E LEIAUTE INFLUENTES NA SATISFAÇÃO COM ESPAÇO LABORAL DE SERVIDORES PÚBLICOS: CASO DAS SECRETARIAS DO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DA UFPE
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Orientador : LAURA BEZERRA MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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CHRISTIANNE SOARES FALCÃO
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LAURA BEZERRA MARTINS
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LOURIVAL LOPES COSTA FILHO
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Data: 18/08/2021
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A presente pesquisa teve como objetivo verificar quais os fatores ambientais e de leiaute influenciam na satisfação e o nível de satisfação em cada uma delas dos servidores técnico administrativos do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco, que atuam em Secretarias. Para isso, foram analisadas ergonomicamente oito espaços de trabalho de secretarias. A revisão de literatura aponta elementos da satisfação no trabalho ligados a questões salariais, as atividades exercidas, relacionamento entre colegas e superiores, ambiente físico, entre outras. Estas questões podem ser mais ou menos influentes conforme a cultura e individualidade dos trabalhadores. Os estudos de casos foram realizados conforme parte da abordagem sistêmica da Metodologia Ergonômica de Avaliação do Espaço Construído – MEAC (VILLAROUCO, 2008) que faz a análise físico-espacial combinada com o uso de ferramentas de identificação da percepção. Neste estudo foram utilizadas as ferramentas Constelação de Atributos (MOLES,1968), Seleção Visual (SANOFF, 2000) para tratar as questões de leiaute e a satisfação com o ambiente foi investigada através de um questionário de satisfação baseado no Bossa Time Lapse, adaptado por (Ghosn, 2019). A pesquisa contou com uma amostra de 12 participantes de um total de 38 possíveis. Os resultados apontaram que os fatores com mais influência na satisfação com o ambiente foram as questões relacionadas a equipamentos de trabalho, instalações e infraestrutura, organização, armazenamento de arquivo e limpeza. Em relação ao leiaute, houve preferência pelo leiaute aberto compartilhado por até três pessoas, seguido da preferência pelo leiaute privado. Assim, as influências que permeiam a satisfação dos trabalhadores dos estudos de caso estão relacionadas a fatores de ordem prática e do dia a dia que através diagnostico e recomendações de melhorias das questões interferem na satisfação, podem gerar benefícios para o indivíduo e a instituição.
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A presente pesquisa teve como objetivo verificar quais os fatores ambientais e de leiaute influenciam na satisfação e o nível de satisfação em cada uma delas dos servidores técnico administrativos do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal de Pernambuco, que atuam em Secretarias. Para isso, foram analisadas ergonomicamente oito espaços de trabalho de secretarias. A revisão de literatura aponta elementos da satisfação no trabalho ligados a questões salariais, as atividades exercidas, relacionamento entre colegas e superiores, ambiente físico, entre outras. Estas questões podem ser mais ou menos influentes conforme a cultura e individualidade dos trabalhadores. Os estudos de casos foram realizados conforme parte da abordagem sistêmica da Metodologia Ergonômica de Avaliação do Espaço Construído – MEAC (VILLAROUCO, 2008) que faz a análise físico-espacial combinada com o uso de ferramentas de identificação da percepção. Neste estudo foram utilizadas as ferramentas Constelação de Atributos (MOLES,1968), Seleção Visual (SANOFF, 2000) para tratar as questões de leiaute e a satisfação com o ambiente foi investigada através de um questionário de satisfação baseado no Bossa Time Lapse, adaptado por (Ghosn, 2019). A pesquisa contou com uma amostra de 12 participantes de um total de 38 possíveis. Os resultados apontaram que os fatores com mais influência na satisfação com o ambiente foram as questões relacionadas a equipamentos de trabalho, instalações e infraestrutura, organização, armazenamento de arquivo e limpeza. Em relação ao leiaute, houve preferência pelo leiaute aberto compartilhado por até três pessoas, seguido da preferência pelo leiaute privado. Assim, as influências que permeiam a satisfação dos trabalhadores dos estudos de caso estão relacionadas a fatores de ordem prática e do dia a dia que através diagnostico e recomendações de melhorias das questões interferem na satisfação, podem gerar benefícios para o indivíduo e a instituição.
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DANIEL VENEGAS CARNEIRO
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ANÁLISE DE DIRETRIZES DE USABILIDADE APLICÁVEIS A PORTAIS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
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Orientador : ANGELICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY
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MEMBROS DA BANCA :
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ANGELICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY
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JOSÉ GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
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WALTER FRANKLIN MARQUES CORREIA
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HELDA OLIVEIRA BARROS
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Data: 13/12/2021
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A quantidade de informação disponível na web traz inúmeros desafios para os usuários e desenvolvedores de sistemas de informação. Entre estes desafios está a dificuldade de se encontrar o conteúdo desejado em tempo razoável, para que não ocorra a desistência da tarefa. Este processo necessita o uso de energia mental dos usuários. Para minimizar esta carga cognitiva, facilitando a localização do conteúdo desejado, é recomendado aos designers e desenvolvedores de sistemas seguir diretrizes de usabilidade e aplicar métodos de avaliação de usabilidade. Dentre os processos de atualização de um portal, uma das etapas mais importantes e que causam um impacto direto na usabilidade, é a atualização do sistema de navegação e seus itens complementares, pois são essenciais para a localização do conteúdo. A atualização deste sistema necessita de um planejamento criterioso para que atenda aos interesses da instituição e principalmente dos seus usuários, requerendo conhecimento multidisciplinar que envolve as áreas de ergonomia, interação humano-computador e arquitetura da informação. A boa usabilidade dos portais de informação depende também do contexto de uso inserido, para que seja adequada ao público-alvo definido pela instituição. Em grandes portais como os de instituições de ensino superior, a enorme quantidade de informação oferecida e o amplo público-alvo, tem se mostrado aspectos constantes. Entre os métodos disponíveis para avaliação de usabilidade, o uso de Checklist, mostra-se como uma opção viável para os desenvolvedores e designers de interfaces. A equipe responsável pela atualização, incluindo arquitetos da informação, designers e desenvolvedores, devem estar cientes das diretrizes de usabilidade aplicáveis e o seu contexto de uso. Neste sentido, a comparação das diferentes percepções entre os membros da equipe sobre as diretrizes de usabilidade pressupõem um melhor entendimento, e consequentemente, um melhor planejamento do processo e sua aplicação. Os resultados demonstram a relevância do uso das diretrizes, bem como identificam erros de usabilidade a serem corrigidos pela equipe responsável pelo portal.
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A quantidade de informação disponível na web traz inúmeros desafios para os usuários e desenvolvedores de sistemas de informação. Entre estes desafios está a dificuldade de se encontrar o conteúdo desejado em tempo razoável, para que não ocorra a desistência da tarefa. Este processo necessita o uso de energia mental dos usuários. Para minimizar esta carga cognitiva, facilitando a localização do conteúdo desejado, é recomendado aos designers e desenvolvedores de sistemas seguir diretrizes de usabilidade e aplicar métodos de avaliação de usabilidade. Dentre os processos de atualização de um portal, uma das etapas mais importantes e que causam um impacto direto na usabilidade, é a atualização do sistema de navegação e seus itens complementares, pois são essenciais para a localização do conteúdo. A atualização deste sistema necessita de um planejamento criterioso para que atenda aos interesses da instituição e principalmente dos seus usuários, requerendo conhecimento multidisciplinar que envolve as áreas de ergonomia, interação humano-computador e arquitetura da informação. A boa usabilidade dos portais de informação depende também do contexto de uso inserido, para que seja adequada ao público-alvo definido pela instituição. Em grandes portais como os de instituições de ensino superior, a enorme quantidade de informação oferecida e o amplo público-alvo, tem se mostrado aspectos constantes. Entre os métodos disponíveis para avaliação de usabilidade, o uso de Checklist, mostra-se como uma opção viável para os desenvolvedores e designers de interfaces. A equipe responsável pela atualização, incluindo arquitetos da informação, designers e desenvolvedores, devem estar cientes das diretrizes de usabilidade aplicáveis e o seu contexto de uso. Neste sentido, a comparação das diferentes percepções entre os membros da equipe sobre as diretrizes de usabilidade pressupõem um melhor entendimento, e consequentemente, um melhor planejamento do processo e sua aplicação. Os resultados demonstram a relevância do uso das diretrizes, bem como identificam erros de usabilidade a serem corrigidos pela equipe responsável pelo portal.
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