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Dissertações |
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GUILHERME HENRIQUE MAGALHAES AMARAL
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PREVALÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM FISIOTERAPEUTAS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
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Orientador : MARCIO ALVES MARÇAL
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MEMBROS DA BANCA :
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CLAUDIA FERREIRA MAZZONI
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MARCIO ALVES MARÇAL
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THIAGO GOMES DE LIMA
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Data: 24/01/2024
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RESUMO
A Unidade de terapia intensiva preconiza um atendimento contínuo durante as 24h do dia, apresenta inúmeras circunstâncias desgastantes e estressantes presentes em seu cotidiano de trabalho. Período prolongado de exposição a situações que exigem grande envolvimento emocional pela atividade que esse profissional executa na prestação de serviços de saúde, além de ter que manter relação direta e constante com outras pessoas. O trabalho e o sofrimento rotineiramente estão associados ao estresse físico e psicológico. Períodos prolongado de exposição a situações que exigem grande envolvimento emocional, quando de forma excessivas, ultrapassando a capacidade de enfrentamento pode desencadear a síndrome da estafa profissional ou Síndrome de Burnout. O objetivo de estudo foi avaliar a prevalência da Síndrome de Burnout em fisioterapeutas intensivista da unidade de terapia intensiva adulta de dois hospitais da rede particular e uma pública da cidade do Recife - PE. Trata-se de um estudo observacional do tipo descritivo, transversal. A coleta de dados foi realizada com fisioterapeutas intensivistas dos três hospitais. Teve como instrumento a aplicação dos questionários Nórdico, Sociodemográfico e Saúde Ocupacional, de Avaliação dos Riscos Psicossociais, o Maslach Burnout Inventory e a aplicação da termografia infravermelha. Observou uma prevalência de (79,1%) de Burnout nos três hospitais, sendo (90%) no hospital público, (75%) no privado 1 e (72,5%) no privado 2. Ainda se pode inferir que (15,8%) do total dos fisioterapeutas estavam com a síndrome. Na aplicação da termografia infravermelha viu significância na comparação início e final do plantão com (p<0,05), sendo possível avaliar que os fisioterapeutas se apresentavam mais estressado no final da jornada de trabalho. A prevalência da Burnout nos fisioterapeutas intensivistas, aponta para uma urgente necessidade de intervenções institucionais e apoio para os profissionais para que possa lidar com os aspectos objetivos e subjetivos da profissão.
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RESUMO
Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva preconiza um atendimento contínuo durante as 24h do dia, apresenta inúmeras circunstâncias desgastantes e estressantes presentes em seu cotidiano de trabalho. Período prolongado de exposição a situações que exigem grande envolvimento emocional pela atividade que esse profissional executa na prestação de serviços de saúde, além de ter que manter relação direta e constante com outras pessoas. O trabalho e o sofrimento rotineiramente estão associados ao estresse físico e psicológico. Períodos prolongado de exposição a situações que exigem grande envolvimento emocional, que quando de forma excessivas, ultrapassando a capacidade de enfrentamento pode desencadear a síndrome da estafa profissional ou Síndrome de Burnout (SB). Objetivo: Avaliar a prevalência da Síndrome de Burnout em fisioterapeutas intensivista da unidade de terapia intensiva adulta de um hospital da rede particular e pública da cidade do Recife - PE. Métodos: Trata-se de um estudo observacional do tipo transversal que será realizado nas UTIs de um hospital da rede pública e particular da cidade Recife, através de questionário sociodemográfico e saúde ocupacional dos participantes para traçar o perfil dos fisioterapeutas, o Maslach Burnout Inventory (MBI), para avaliar a prevalência da SB e a mensuração da termografia infravermelha para avaliar a sobrecarga emocional. Análise estatística: A análise estatística dos dados será realizada no software SPSS 19.0. A estatística descritiva será utilizada para descrever o perfil dos trabalhadores (idade, altura, peso etc.) e das variáveis dos questionários. O teste de Kolmogorov-Smirnov (K-S test) com nível de significância de 0,05. A avaliação da correlação entre as variáveis dos questionários e das variáveis da termografia serão definidas pela resposta do K-S test. Se a distribuição for normal, o Coeficiente de Correlação de Person será utilizado. Caso não seja, o Coeficiente de Correlação de Sperman será utilizado. Aspectos legais: O presente projeto de pesquisa será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Otávio de Freitas (HOF) para análise. Tendo seu início após aprovação, bem como assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelos fisioterapeutas atuantes em UTI adulta.
DESCRITORES: Esgotamento Profissional; Unidade de Terapia Intensiva; Fisioterapeutas.
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MICHELLINE SOBRAL DE SOUZA
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A CONTRIBUIÇÃO DA ERGONOMIA PARA A REDUÇÃO DO ABSENTEÍSMO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO SETOR DE EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
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Orientador : ANGELICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY
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MEMBROS DA BANCA :
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ADEMARIO SANTOS TAVARES
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ANA KARINA PESSOA DA SILVA CABRAL
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ANGELICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY
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Data: 20/02/2024
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São muitos os eventos advindos do ambiente laboral relacionados ao processo de interação entre os profissionais e as características físicas e organizacionais do local de trabalho. Dentre estes, pode ser citado o absenteísmo, que segundo Penati (2006), dentre os denominados fatores humanos no processo de trabalho, se encontra entre os efeitos mais prejudiciais às atividades profissionais, visto que possui repercussões no profissional e no trabalho a ser desenvolvido, além de custos econômicos, sociais e pessoais.Quanto ao absenteísmo no ambiente hospitalar, seu estudo se faz de grande importância e onde o enfoque nos profissionais de enfermagem vem apresentando grande interesse, condicionado às características das atividades desenvolvidas, lidando com a doença, dor e sofrimento, bem como por desempenharem ações de promoção, manutenção e prevenção da saúde, como também por constituírem o maior contingente de trabalhadores nas instituições de saúde cerca de 60% do total de profissionais.E também em função das consequências que o evento desencadeia como : o aumento da sobrecarga de trabalho, riscos de eventos adversos ao cliente(paciente), maiores riscos para acidentes de trabalho e retroalimentação do próprio evento. Sendo assim,como objetivo, esta pesquisa visa propor recomendações ergonômicas a fim de contribuir para a minimização do absenteísmo dos profissionais de enfermagem no setor de emergência de um hospital público do Estado de Pernambuco. Onde, como proposta, a ergonomia destaca-se por sua amplitude. Quanto à metodologia constitui-se em pesquisa qualitativa e quantitativa, descritiva e exploratória, que será desenvolvida em 6 etapas sistematizadas a fim de atingir os objetivos específicos. Para coleta de dados serão utilizados como ferramentas um questionário online para conhecimento sociodemográfico e de percepção; questionário para avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho(QWLQ-bref); entrevista semi estruturada com os gestores da instituição e realização de Análise Ergonômicado Trabalho pelo método
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AET proposto por Abrahão et al.(2009 )para identificação dos riscos ergonômicos dos postos de trabalho; bem como mensuração do índice de absenteísmo com uso de fórmula específica do Conselho Federal de Enfermagem(COFEN).Os dados serão devidamente compilados e analisados de forma a contribuir na formulação do objetivo proposto.
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São muitos os eventos advindos do ambiente laboral relacionados ao processo de interação entre os profissionais e as características físicas e organizacionais do local de trabalho. Dentre estes, pode ser citado o absenteísmo, que segundo Penati (2006), dentre os denominados fatores humanos no processo de trabalho, se encontra entre os efeitos mais prejudiciais às atividades profissionais, visto que possui repercussões no profissional e no trabalho a ser desenvolvido, além de custos econômicos, sociais e pessoais.Quanto ao absenteísmo no ambiente hospitalar, seu estudo se faz de grande importância e onde o enfoque nos profissionais de enfermagem vem apresentando grande interesse, condicionado às características das atividades desenvolvidas, lidando com a doença, dor e sofrimento, bem como por desempenharem ações de promoção, manutenção e prevenção da saúde, como também por constituírem o maior contingente de trabalhadores nas instituições de saúde cerca de 60% do total de profissionais.E também em função das consequências que o evento desencadeia como : o aumento da sobrecarga de trabalho, riscos de eventos adversos ao cliente(paciente), maiores riscos para acidentes de trabalho e retroalimentação do próprio evento. Sendo assim,como objetivo, esta pesquisa visa propor recomendações ergonômicas a fim de contribuir para a minimização do absenteísmo dos profissionais de enfermagem no setor de emergência de um hospital público do Estado de Pernambuco. Onde, como proposta, a ergonomia destaca-se por sua amplitude. Quanto à metodologia constitui-se em pesquisa qualitativa e quantitativa, descritiva eexploratória, que será desenvolvida em 6 etapas sistematizadas a fim de atingir os objetivos específicos. Para coleta de dados serão utilizados como ferramentas um questionário online para conhecimento sociodemográfico e de percepção; questionário para avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho(QWLQ-bref); entrevista semi estruturada com os gestores da instituição e realização de Análise Ergonômicado Trabalho pelo método
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AET proposto por Abrahão et al.(2009 )para identificação dos riscos ergonômicos dos postos de trabalho; bem como mensuração do índice de absenteísmo com uso de fórmula específica do Conselho Federal de Enfermagem(COFEN).Os dados serão devidamente compilados e analisados de forma a contribuir na formulação do objetivo proposto.
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PRISCILLA GARBELIM GARCIA
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OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DE AMOSTRA INDEFORMADA DE SOLO EM UMA EMPRESA DE ENGENHARIA GEOTÉCNICA NO SUDESTE DO BRASIL - UMA PROPOSTA DE PRODUTO
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Orientador : ANGELICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY
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MEMBROS DA BANCA :
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ANGELICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY
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GISELLE SCHMIDT ALVES DIAZ MERINO
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RAIMUNDO LOPES DINIZ
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Data: 24/04/2024
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A engenharia geotécnica é um ramo da engenharia que efetua investigações para analisar as condições geológicas dos solos. Essa investigação é realizada por meio de ensaios em laboratório e em in loco com o solo. Para tanto, são realizadas coletas de amostras de solo deformadas e indeformadas. As amostras indeformadas de solo para manter as suas características originais do campo até o laboratório, onde serão ensaiadas, necessitam de um procedimento específico e serem armazenadas adequadamente em uma caixa. Este estudo tem como objetivo geral otimizar o processo de armazenamento e transporte de amostras indeformadas de solo em uma empresa de engenharia geotécnica no Sudeste do Brasil, através da proposição de um produto com vistas à redução de riscos ergonômicos para os trabalhadores envolvidos na atividade. A relevância deste estudo está em possibilitar a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e a proteção adequada da amostra de solo. O estudo de natureza teórico-empírica foi desenvolvido através de uma pesquisa exploratória qualitativa, com apoio em bibliografias e pesquisas de observação de campo. Para investigar e compreender as atividades e necessidades dos trabalhadores envolvidos nos serviços de coleta, armazenamento e transporte de amostras indeformadas de solo, foi elaborado uma análise ergonômica preliminar como parte da metodologia GODP - Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos, aplicada para o desenvolvimento do novo produto. Durante a aplicação do método, foi realizada também, a condução de testes de usabilidade tanto com o produto atual como com o produto proposto. Foram desenvolvidos dois modelos de caixa e testado em campo. A principal diferença, entre a caixa utilizada atualmente e as caixas propostas, estão na forma de fechamento e na pega, modificações que contribuíram para otimizar as atividades estudadas.
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A engenharia geotécnica é um ramo da engenharia que efetua investigações para analisar as condições geológicas dos solos. Essa investigação é realizada por meio de ensaios em laboratório e em in loco com o solo. Para tanto, são realizadas coletas de amostras de solo deformadas e indeformadas. As amostras indeformadas de solo para manter as suas características originais do campo até o laboratório, onde serão ensaiadas, necessitam de um procedimento específico e serem armazenadas adequadamente em uma caixa de madeira. Este estudo tem como objetivo geral otimizar o processo de coleta e o deslocamento de amostras indeformadas de solo em uma empresa de engenharia geotécnica no Sudeste do Brasil, através da proposição de um novo sistema com vistas à redução de riscos ergonômicos para os trabalhadores envolvidos na atividade. A relevância deste estudo está em possibilitar a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e a proteção da saúde dos trabalhadores envolvidos na atividade. O estudo de natureza teórico-empírica será desenvolvido através de uma pesquisa exploratória qualitativa, com apoio em bibliografias e pesquisas de observação de campo. Para investigar e compreender as atividades e necessidades dos trabalhadores envolvidos nos serviços de coleta, armazenamento e transporte de amostras indeformadas de solo, será realizada uma Análise Ergonômica do Trabalho. E para o desenvolvimento de um novo sistema, com vistas a otimização, será utilizado a metodologia GODP - Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos. Durante a aplicação do método, será realizado também, como parte da pesquisa exploratória a condução de testes de usabilidade com o sistema atual utilizado pelos trabalhadores do setor.
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CARLOS EDUARDO DE ANDRADE BEZERRA
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"AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE: UM PARECER ERGONÔMICO."
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Orientador : JOSÉ GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALVARO JOSE BARBOSA DE SOUSA
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JOSÉ GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
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RAIMUNDO LOPES DINIZ
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Data: 25/04/2024
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Este trabalho visa buscou informações consistentes sobre o adoecimento psicológico e físico dos professores da rede básica de ensino da cidade de Presidente Prudente. O município possui, atualmente, cerca de 5.200 (cinco mil e duzentos) funcionários municipais (2023), sendo que a rede municipal de ensino conta com aproximadamente 2.500 (dois mil e quinhentos) profissionais da educação, onde cerca de 1.500 (um mil e quinhentos) são professores. Observou-se no Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Prefeitura de Presidente Prudente que a maior parte (cerca de 50%) dos atestados médicos apresentados para a prefeitura de 2016 até 2022 são dos professores da rede básica de ensino. Esses atestados referem-se a CIDs F e M, ou seja, doenças psicológicas e ortopédicas, respectivamente. Buscamos entender os problemas que levam ao adoecimento dos professores, conhecendo a problemática do Ensino Básico, por meio de uma análise ergonômica do trabalho (AET) dos postos de trabalho dos professores, com uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, com pesquisa em literatura sobre o tema, avaliação do local de trabalho, coleta de dados com entrevista semiestruturada com os professores de uma unidades escolar, entrevista com o diretor da escola, uso de dois questionários, sendo um questionário criado pelo autor e outro já consolidado nacionalmente, SQR 20, análise dos dados, análise do conteúdo temático, conclusão e indicações ergonômicas, com o objetivo de diagnosticar os problemas que acometem esses profissionais, e as indicações das medidas ergonômicas adequadas para melhorar os postos de trabalho desses importantes profissionais da educação.
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Este trabalho visa buscar informações consistentes sobre o adoecimento psicológico e físico dos professores da rede básica de ensino da cidade de Presidente Prudente. O município possui atualmente cerca de 5.200 (cinco mil e duzentos) funcionários municipais (2023), sendo que a rede municipal de ensino conta com cerca de 2.500 (dois mil e quinhentos) profissionais da educação, onde cerca de 1.500 (um mil e quinhentos) são professores. Observou-se no Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Prefeitura de Presidente Prudente que cerca de 50% dos atestados médicos apresentados para a prefeitura de 2016 até 2022 são referentes à professores da rede básica de ensino. A grande maioria desses atestados se referem a Cids F e M, ou seja, doenças psicológicas e ortopédicas respectivamente. Buscamos entender os problemas que levam ao adoecimento dos professores, conhecendo a problemática do ensino básico, através de uma análise ergonômica do trabalho (AET) dos professores, com uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, com uma pesquisa em literatura sobre o tema, avaliação do local de trabalho, coleta de dados com entrevista semi estruturada com os professores de uma unidades escolar, entrevista com o diretor da escola, uso de dois questionários, sendo um questionário criado pelo autor e outro já consolidado nacionalmente, SQR 20, realização de sessão de Grupo Focal, análise dos dados, análise do conteúdo temático, conclusão e indicações ergonômicas, com o objetivo de diagnosticar os problemas que acometem esses profissionais, e indicando as medidas ergonômicas adequadas para melhorar os postos de trabalho desses importantes profissionais.
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ISABELA MARIA GONCALVES LEAL
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A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SOB À ÓTICA DA MACROERGONOMIA
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Orientador : ROSIANE PEREIRA ALVES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANGELICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY
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MARIA ZÊNIA TAVARES DA SILVA
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ROSIANE PEREIRA ALVES
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Data: 27/05/2024
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A Macroergonomia está relacionada com o aperfeiçoamento de sistemas e estruturas organizacionais e exerce influência direta e indireta na Qualidade de Vida no Trabalho dos colaboradores dentro do ambiente laboral. Entretanto, a fim de contribuir com informações para elaboração e manutenção de um ambiente de trabalho salutar, esta pesquisa buscou responder a seguinte questão: Qual a influência dos fatores de trabalho na Qualidade de Vida dos servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Rural de Pernambuco? E adotou por objetivo analisar essa relação, a fim de propor ações e diretrizes para as políticas na organização do trabalho e a melhoria na qualidade de vida no trabalho desses servidores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que adotou o método da Análise Macroergonômica do Trabalho - AMT, para coleta dos dados, que foram, posteriormente, submetidos à análise do conteúdo. Os resultados mostraram que os fatores estruturantes de trabalho que envolvem as remunerações e benefícios, a qualidade dos equipamentos e materiais de trabalho, e o espaço físico são os que mais afetam a qualidade de vida no trabalho dos servidores da Progepe/UFRPE. Já os fatores das Relações Socioprofissionais de trabalho, e o elo trabalho-vida social, apresentaram uma influência positiva na satisfação destes trabalhadores. Espera-se que os dados, coletados e analisados, sirvam de base para o planejamento de ações que impactem positivamente no desempenho funcional, nas condições de trabalho dos servidores e, por extensão, no cumprimento do plano estratégico da instituição.
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A Ergonomia Organizacional está relacionada com o aperfeiçoamento de sistemas e estruturas organizacionais e, exerce influência direta e indireta no desempenho e na satisfação dos colaboradores dentro de seu ambiente de trabalho. Entretanto, a fim de contribuir com informações para elaboração e manutenção de um ambiente de trabalho salutar, esta pesquisa busca responder a seguinte questão: Quais fatores organizacionais, e de que forma influenciam na satisfação dos servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Rural de Pernambuco? Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre a organização do trabalho e satisfação dos servidores da área de gestão de Pessoas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, a fim de propor ações e diretrizes para as políticas na organização do trabalho e a melhoria na qualidade de vida no trabalho desses servidores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que adotará a técnica do grupo focal para coleta dos dados, que serão, posteriormente, submetidos à análise do conteúdo. Espera-se que os dados coletados e analisados, sirvam de base para o planejamento de ações que impactem positivamente no desempenho funcional, nas condições de trabalho dos servidores e, por extensão , no cumprimento do plano estratégico da instituição.
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GABRIELA VILELA DE OLIVEIRA
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MINERAÇÃO DE CALCÁRIO EM INDÚSTRIAS CIMENTEIRAS: UM OLHAR ERGONÔMICO
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Orientador : LAURA BEZERRA MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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EDGARD THOMAS MARTINS
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JOSÉ GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
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LUIZ BUENO DA SILVA
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Data: 04/06/2024
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A observação de um significativo índice de adoecimento e absenteísmo em uma indústria cimenteira se traduz na perda da produtividade e desestímulo de funcionários na execução de suas tarefas. Isso permite a oportunidade de aplicação da ergonomia em setores específicos para a resolução desse grave cenário.
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A observação de um significativo índice de adoecimento e absenteísmo em uma indústria cimenteira se traduz na perda da produtividade e desestímulo de funcionários na execução de suas tarefas. Isso permite a oportunidade de aplicação da ergonomia em setores específicos para a resolução desse grave cenário.
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FRANCISCO CHEN FRIAS
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Avaliação Ergonômica e de Usabilidade em Cadeiras Giratórias Operacionais
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Orientador : ANA KARINA PESSOA DA SILVA CABRAL
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA KARINA PESSOA DA SILVA CABRAL
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ANGELICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY
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EUGENIO ANDRES DIAZ MERINO
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Data: 14/06/2024
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A indústria moveleira nacional apresenta faturamento na ordem dos R$ 79,76 bilhões, por meio da existência de 17.954 empresas que investem cerca de R$ 1,26 bilhões de modo a garantir competitividade em prol da sua sustentabilidade no segmento, ressaltando-se a produção de bens de consumo, dentre eles as cadeiras giratórias operacionais do tipo A que são cadeiras com ampla gama de regulagens, sendo o objeto dessa dissertação. Tratando-se da competitividade, os clientes, cada vez mais, exigem produtos que apresentam certos atributos dentre os quais, destacam-se: desempenho, conformidade, confiabilidade, durabilidade, qualidade e ergonômicos, sendo esses responsáveis pela adaptação e boa interface com os usuários de forma que remetendo a cadeiras giratórias operacionais do tipo A devem apresentar: segurança, dimensões, estabilidade, resistência e durabilidade. Diante disso, no Brasil existem as normas NR-17 e ABNT NBR 13962: 2018 que apresentam requisitos complementares, mas não consideram a avaliação da usabilidade contribuindo para uma lacuna no processo de avaliação, afinal, considerando-se tais normas citadas, pergunta-se de forma resumida: se tais requisitos contidos em ambas as normas, somados, são suficientes para garantir a usabilidade das cadeiras de escritório do tipo A. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a cadeira giratória operacional do tipo A quanto a segurança e usabilidade, dimensões, estabilidade, resistência e durabilidade e complementando-a com os aspectos de usabilidade quanto a montagem e regulagem. Para tal, estruturou-se os procedimentos metodológicos em duas fases, sendo na fase 1 a fundamentação teórica, na fase 2 a avaliação da cadeira giratória operacional do tipo A: estudo de caso dividido em duas etapas. Na etapa 1 realizou-se a avaliação da cadeira (ensaios físico-mecânicos) no Laboratório Galileo (Flexform-SP) e na etapa 2 realizou-se a avaliação da usabilidade (montagem e regulagens) no Núcleo de Gestão de Design, Laboratório de Design e Usabilidade (UFSC-SC). Obteve-se o resultado conforme para os ensaios realizados segundo a norma ABNT NBR 13962: 2018. Em relação a etapa 2, avaliação da usabilidade evidenciou-se a necessidade de melhorias tanto no passo 1 referente a montagem quanto no passo 2 referente às regulagens.
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No que tange a avaliação de cadeiras giratórias, atualmente existe a norma regulamentadora NR-17 e a norma técnica ABNT NBR 13962:2018. Contudo, cada uma apresenta características particulares gerando uma lacuna quanto aos aspectos da Ergonomia e Usabilidade que seriam importantes de serem levados em conta no projeto dessas cadeiras para favorecer a satisfação, conforto e segurança dos usuários durante o uso nos diversos contextos laborais. Assim, a respectiva pesquisa tem como objetivo geral apresentar um protocolo de avaliação ergonômica e usabilidade em cadeiras de escritório classificadas como giratória operacional, com foco no usuário. Refere-se a uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva, quanto aos objetivos, e estudo de caso, quanto aos procedimentos técnicos. Terá abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. Ocorrerá em 3 fases: Fase 1 - Levantamento por meio da pesquisa bibliográfica; Fase 2 - Diagnóstico (Estudo de caso), mediante pesquisa de campo; Fase 3 - Desenvolvimento do protocolo de avaliação ergonômica e de usabilidade de cadeiras de escritório operacionais e aplicação. O conhecimento produzido com a pesquisa e aplicação do Protocolo citado contribuirão com a qualidade das cadeiras corporativas produzidas, cujos beneficiários diretos serão os clientes e indiretos, a própria empresa. O protocolo desenvolvido poderá ser replicado em outras empresas do ramo, contribuindo com o mercado e com a sociedade, na produção científica e técnica no campo da Ergonomia de Produtos e Usabilidade.
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MÁRCIA RAISSA ARAGÃO FERREIRA PEREIRA
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CARGA FÍSICA E O USO DO EXOESQUELETO PASSIVO: INTERVENÇÃO ERGONÔMICA NA ATIVIDADE DE ESMERILHAMENTO DE TRILHO EM UMA INDÚSTRIA DE MINERAÇÃO.
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Orientador : RAIMUNDO LOPES DINIZ
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSÉ GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
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MARCELO MARCIO SOARES
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RAIMUNDO LOPES DINIZ
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Data: 25/06/2024
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A presente pesquisa teve como objetivo avaliar as condições de trabalho no setor de manutenção de via permanente e analisar se o uso, ou não, de um exoesqueleto passivo influencia nos fatores de risco, relacionados à carga física, na atividade de esmerilhamento de trilho, visando a saúde, eficiência e
segurança dos trabalhadores em uma indústria de mineração. Para tal, aplicou- se o método Análise Macroergonômica do Trabalho (AMT) até a fase de
diagnose ergonômica. Na fase de apreciação ergonômica, foram realizadas observações assistemáticas e entrevistas abertas que culminaram com a aplicação de um questionário de validação, o qual gerou um ranking de Itens de Demanda Ergonômica (IDEs) ponderado pela matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência). Já na fase de diagnose, realizou-se a análise da tarefa e a avaliação do quadro postural por meio do sistema Kinebot, apenas pela descrição de variações angulares e amplitudes de movimentos e, em seguida, analisou-se o nível da carga física de trabalho da atividade de esmerilhamento de trilhos por meio do diagrama de regiões corporais (Corlett, 1993), da técnica REBA (Rapid Entire Body Assessment) (HIGNETT & McATAMNEY, 2000) e da avaliação de força muscular por meio da dinamometria. De maneira geral, a apreciação ergonômica mapeou os principais IDEs: ambiente, biomecânico, organização e empresa, sendo que os IDEs relativos à carga física (como cansaço, postura e desconforto nas costas e braços foram maior evidência no ranking. Ainda, os resultados da diagnose apresentaram que a carga física se fez presente no trabalho dos oficias de via permanente (esmerilhamento de trilho), por outro lado, comprovou-se que quando do uso do exoesqueleto passivo a carga física apresentou menor intensidade, principalmente para o desconforto/dor de ombros e pernas que alcançaram pontuações mais elevadas de desconforto/ dor após a atividade sem o exoesqueleto, em relação ao REBA, houve redução do score de risco, porém sem impacto no nível do risco e quanto
a dinamometria pôde-se observar que as médias entre os grupos ficaram entre 116,82 KGF, não havendo diferença estatística entre os momentos de avaliação, sendo p= 0.5279.
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A indústria de mineração envolve uma série de atividades que podem ser bastante desafiadoras do ponto de vista ergonômico, especialmente devido ao ambiente de trabalho exigente e perigoso em que os trabalhadores precisam operar. As atividades em via permanente sofrem influências das características das ferramentas, do ambiente, dos materiais e do espaço de trabalho. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar as condições de trabalho no setor de manutenção de via permanente e verificar se a utilização de um exoesqueleto passivo influência nos fatores de riscos relacionados ao esforço físico na atividade de esmerilhamento de trilho, visando a eficiência, a saúde e segurança dos trabalhadores de uma empresa de mineração. A partir do levantamento e mapeamento (ranking) de problemas (constrangimentos ergonômicos); verificação do nível de esforço físico entre os trabalhadores quando do uso do exoesqueleto durante a realização de suas atividades e; proposta de recomendações de melhoria. Inicialmente, será realizado um mapeamento de constrangimentos ergonômicos relacionados a atividade de esmerilhamento de trilho e, num segundo momento: o nível de demanda física imposta aos oficiais de por meio de uma técnica de avaliação de posturas (REBA – Rapid Entire Body Assessment) (HIGNETT & McATAMNEY, 2000), técnica de mapeamento de movimentos por meio do
sistema Kinebot e da avaliação de força muscular por meio da dinamometria. Entende- se que a combinação dos tratamentos quantitativos e qualitativos dos resultados podem
ser complementares e enriquecedores para análise e discussões finais para que possa ser resolvida a questão da pesquisa, além de enriquecer o acervo de estudos voltados para as condições de trabalho da atividade de esmerilhamento de trilho, assim como no que concerne o uso do exoesqueleto passivo para as costas para tal atividade.
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ALEXANDRE LUIZ ALBUQUERQUE PEREIRA
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APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS LEAN À AVALIAÇÃO ERGONÔMICA PRELIMINAR: ênfase no mapeamento de riscos, atividades e processos
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Orientador : ANA KARINA PESSOA DA SILVA CABRAL
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA KARINA PESSOA DA SILVA CABRAL
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ANGELICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY
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EUGENIO ANDRES DIAZ MERINO
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Data: 27/06/2024
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Este trabalho visa aplicar ferramentas lean à avaliação ergonômica preliminar com ênfase no mapeamento de riscos, atividades e processos. Atualmente os setores com fluxo de processos complexos geram dificuldades para a equipe de saúde e segurança do trabalho e colaboradores envolvidos a identificar exatamente em que parte do processo encontra-se o risco, sabe-se do risco, do colaborador, da função, atividades, mas identificar qual etapa do processo gera maior risco não é tarefa fácil. Diante disto, foi elaborado o mapa de fluxo de valor (MFV) na avaliação ergonômica preliminar (AEP) em um setor de linha de produção de latas de uma fábrica de bebidas. O MFV é ́uma das ferramentas lean que contribui para a identificação de desperdicios e oportunidades de melhoria de um processo. A ferramenta tem como primícias a utilização de ícones (figuras) para facilitar a visualização do processo como um todo, a sua utilização na AEP consistiu em acrescentar figuras que tivessem relação aos riscos ergonômicos de origem física, cognitiva e/ou organizacional, desta forma, tornaria mais didática e facilitaria visualização riscos ergonômicos. O estudo foi de campo desde o levantamento das informações à elaboração do MFV, apresentação aos participantes e aplicação do questionário de compreensão do mapa. O MFV da linha de produção de latas associado aos ícones dos riscos ergonômicos geraram resultados positivos, pois 4 dos participantes responderam que gostariam de usar o mapa visual do fluxo das tarefas realizadas no posto de trabalho com frequência, acham o mapa de fácil interpretação, que é didático e integrado, que a maioria dos profissionais interpretariam o rapidamente e 5 responderam que consegue entender os ícones (figuras) em cada etapa do processo e que pode ser utilizado como informativo para funcionários. Conclui-se que o mapeamento de fluxo de valor (MFV) elaborado, se mostrou uma técnica importante para complementar uma avaliação ergonômica preliminar (AEP), demonstrando-se uma ferramenta eficaz
na identificação dos riscos ergonômicos.
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O mercado atual vem exigindo cada vez mais a atualização e expertise dos profissionais na área de Ergonomia e uma das principais exigências é a agilidade na entrega de serviços. É nessa perspectiva que as ferramentas lean podem auxiliar o profissional que busca reduzir desperdício de tempo e agregar valor, trazendo agilidade na coleta de dados das atividades e processos, ao identificar os riscos ergonômicos preliminarmente. Desta forma, o objetivo da pesquisa é apresentar um protocolo para realização da análise ergonômica preliminar (AEP), com ênfase no mapeamento dos riscos, atividades e processos, utilizando ferramentas lean. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada; descritiva, quanto aos objetivos, e estudo de caso, quanto aos procedimentos técnicos. Terá abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. Será composta em três fases: Fase 1- Levantamento por meio da pesquisa bibliográfica das ferramentas/protocolos usados nas avaliações ergonômicas preliminares; Fase 2- Elaboração do protocolo para análise ergonômica preliminar - AEP com a descrição dos procedimentos e instrumentos para coleta dos dados; Fase 3- Aplicação e avaliação do protocolo com aplicação das ferramentas lean, apresentação e discussão dos resultados. Acredita-se que ao utilizar o protocolo proposto, o profissional poupará tempo na fase de coleta preliminar em ergonomia, facilitará a compreensão do cliente sobre o documento de AEP e o mesmo poderá ser utilizado para informar aos próprios colaboradores sobre os riscos ergonômicos em cada fase dos processos mapeados, quando acessarem a área estudada através do protocolo.
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LAURIANA ALVES DOS SANTOS SILVA
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"INTERVENÇÃO ERGONÔMICA NO TRABALHO DO APLICADOR DE ASFALTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL PESADA; O CASO DE DUAS EMPRESAS EM SÃO LUÍS (MA)"
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Orientador : RAIMUNDO LOPES DINIZ
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MEMBROS DA BANCA :
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JACINTA SIDEGUM RENNER
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MARCIO ALVES MARÇAL
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RAIMUNDO LOPES DINIZ
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Data: 10/07/2024
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O objetivo deste estudo é avaliar as condições de trabalho do aplicador de asfalto, e os impactos influenciados pela carga física de trabalho nas atividades do aplicador de asfalto, em empresas da construção civil pesada no Estado do Maranhão, visando a
saúde, eficiência e segurança. Através de pesquisa descritiva e exploratória, quali- quantitativa; um estudo de caso, aplicando um método misto entre Intervenção
Ergonomizadora (Moraes e Mont’Alvão, 2010) e Análise Macroergonômica do Trabalho (Guimarães, 1999) somente na problematização, chegando até a fase da diagnose, abrangendo a análise da tarefa, descrição do quadro postural por meio da verificação angular e amplitude de movimentos proporcionada pelo sistema Kinebot e análise da carga física pelo Mapa de segmentos corporais (Corlett e Manenica, 1980) e pelo REBA (Rapid Entire Body Assessment) (Higgnet e McAtamney, 2000). Na apreciação o resultado dos IDES parecer ergonômico e matriz GUT priorizou a classe de problemas Interfaciais/biomecânicos focando em ombros e costas. Na diagnose ergonômica comprova-se que a carga física na atividade do aplicador de asfalto, chegou ao nível moderado e que a atividade de tapa buraco Empresa B é mais crítica por apresentar maior nível de desconforto/dor. A análise do REBA evidencia a necessidade de ações em breve e agora em relação as posturas assumidas. Na correlação entre as variáveis do estudo mostra que não houve diferença estatisticamente significativa para os grupos etários e de acordo com a experiência e que houve diferença estatisticamente significativa entre as atividades tapa buraco e massa corrida nas avaliações do REBA (p=0,035). A comparação entre a presença de níveis de risco posturais, desconforto/dor total e por segmentos corporais, de acordo com a atividade, a experiência e a idade dos trabalhadores, apresentou associação estatisticamente significativa entre a idade e o desconforto/dor nas costas (p=0,037), sendo que os trabalhadores mais novos tiveram maior prevalência de algum desconforto/dor nas costas, quando comparados aos mais idosos (28,6% vs. 0%) e há correlações estatisticamente significativas e positivas entre o REBA e o desconforto/dor nas costas (rho=0,367; p=0,046), e entre o desconforto/dor antes e o desconforto/dor nas costas após jornada (rho=0,382; p=0,037).
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No Brasil, em 2022, a indústria da construção civil, responsável por aproximadamente 2,3 milhões de trabalhadores formais, mostra-se empenhada em promover ações de prevenção relacionadas a saúde e segurança dos trabalhadores, visando devolver o trabalhador com integridade física e saúde preservada ao retornar aos seus lares após a jornada de trabalho. (CBIC, 2022). Diante deste cenário, percebe-se a necessidade de identificar os problemas ergonômicos posturais, presentes no trabalho dos aplicadores de asfalto. O objetivo desta pesquisa consiste em estudar as condições do posto de trabalho do aplicador de asfalto em duas empresas no Estado do Maranhão, para compreender as consequências da exposição aos constrangimentos posturais na saúde, segurança e eficiência no trabalho destes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quali-quantitativa, um estudo de caso, utilizando o método intervenção ergonomizadora, iniciando com a apreciação ergonomizadora, em seguida a diagnose abrangendo a análise da tarefa, avaliação dos riscos de desalinhamentos corporais - posturas dinâmicas e estáticas durante o trabalho, será utilizado Raped Entire Boby Assessment - REBA apresentado por (HIGNETT; MCATANMNEY, 2000), para fazermos a descrição de posturas (variação angular e amplitudes de movimentos),cinesiológica, de cada postura adotada para identicarmos em qual momento da tarefa há posturas mais inadequadas, considerando os princípios da biomecânica técnica kinebot (ZANON et al., 2022). Para avaliar os fatores relacionados à carga do trabalho, será utilizado o questionário National Aeronautics and Space Administration Task Load Index - NASA-TLX (FRUTUOSO; CRUZ, 2005) e questionários, da
escala de avaliação e o mapa de regiões corporais (CORLETT, 1995). Entende- se que a combinação dos estudos quali-quantitativo contribuirá para análise e
discussões finais para que possa ser resolvida a questão da pesquisa, além de enriquecer o acervo bibliográfico relacionado a atividade de aplicação de asfalto no Estado do Maranhão.
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TARCIANE ROSA DE VASCONCELOS SILVA BARRETO
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CONTEXTO DE TRABALHO, ABSENTEÍSMO E O RISCO DA SÍNDROME DE BURNOUT NO SETOR ADMINISTRATIVO DE UMA EMPRESA PÚBLICA DA PARAÍBA
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Orientador : ROSIANE PEREIRA ALVES
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNO MAIA DE GUIMARAES
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JULIANA FONSECA DE QUEIROZ MARCELINO
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ROSIANE PEREIRA ALVES
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Data: 11/07/2024
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Estudos anteriores apontam que o contexto de trabalho, com problemas no âmbito da ergonomia organizacional, pode levar à insatisfação do trabalhador e, provavelmente, o aumento do índice de absenteísmo e o possível risco à manifestação da Síndrome de Burnout. Em decorrência disso, os índices de rotatividade e de afastamentos por problemas de saúde se elevam, interferindo diretamente na produtividade, nos lucros e/ou no prejuízo financeiro. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar o contexto de trabalho, o absenteísmo e o risco do surgimento da síndrome de burnout entre os trabalhadores da equipe de gestão de pessoas e infraestrutura da ECT da Paraíba, a fim de traçar estratégias para melhoria das condições de trabalho, focando na prevenção e promoção da saúde e consequentemente redução dos riscos de adoecimento. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva com o emprego de técnicas de coleta de dados qualitativas e quantitativas. Na primeira etapa - coleta quantitativa, foram aplicados quatro questionários, a saber: 1) perfil sociodemográfico dos participantes; 2) Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT) de Mendes e Ferreira (2007); 3) Escala de Absenteísmo Laboral (EFAL) de Murcho e Jesus (2014); 4) Escala de Caracterização de Burnout (ECB) de Tamayo e Tróccoli (2009). Na segunda fase - coleta qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, para aprofundamento dos problemas identificados na primeira fase. Os resultados encontrados a partir dos dados obtidas com a EACT foram níveis satisfatórios em relação às condições de trabalho, críticos em relação a organização do trabalho e relações socioprofissionais e a existência de um ambiente possivelmente prejudicial à saúde dos trabalhadores. Em relação ao absenteísmo laboral o resultado que mais se destacou foi em relação aos fatores administrativos laborais, apresentando maior média. Em relação à possibilidade do risco da síndrome de burnout, foi observado um risco mínimo onde os itens analisados mais predominantes foram em relação a sensação de esgotamento ao final do dia. Espera-se que a pesquisa possa trazer benefícios no sentido de oferecer um espaço de reflexão e de oferta de opinião dos profissionais sobre o trabalho na ECT. Além disso, os dados gerados por esta pesquisa propõem a mudança dos aspectos negativos e a manutenção dos aspectos positivos do trabalho na ECT, para efetiva melhorias das condições de trabalho desses profissionais.
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Estudos anteriores apontam que o contexto de trabalho, com problemas no âmbito da ergonomia organizacional, pode levar à insatisfação do trabalhador e, provavelmente, o aumento do índice de absenteísmo e o possível risco à manifestação da Síndrome de Burnout. Em decorrência disso, os índices de rotatividade e de afastamentos por problemas de saúde se elevam, interferindo diretamente na produtividade, nos lucros e/ou no prejuízo financeiro. Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar o contexto de trabalho, o absenteísmo e o risco do surgimento da síndrome de burnout entre os trabalhadores da equipe de gestão de pessoas da ECT da Paraíba, a fim de traçar estratégias para melhoria das condições de trabalho, focando na prevenção e promoção da saúde e consequentemente redução dos riscos de adoecimento. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva com o emprego de técnicas de coleta de dados qualitativas e quantitativas. Na primeira etapa - coleta quantitativa, serão aplicados quatro questionários, a saber: 1) perfil sociodemográfico dos participantes; 2) Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT) de Mendes e Ferreira (2007); 3) Escala de Absenteísmo Laboral (EFAL) de Murcho e Jesus (2014); 4) Escala de Caracterização de Burnout (ECB) de Tamayo e Tróccoli (2009). Na segunda fase - coleta qualitativa, será realizada a Análise Ergonômica do Trabalho, através de entrevistas semiestruturadas para aprofundamento dos problemas identificados na primeira fase, e análise: 1) do processo de trabalho da equipe; 2) das estratégias de enfrentamento das dificuldades cotidianas que contribuem para o elevado custo humano do trabalho; e possíveis sugestões de mudanças no contexto de trabalho. Espera-se que os resultados encontrados possam trazer benefícios no sentido de oferecer um espaço de reflexão e de oferta de opinião dos profissionais sobre o trabalho na ECT. Além disso, espera-se que esta pesquisa possa propor mudanças no que tange os aspectos negativos e positivos do trabalho na ECT, na busca de opções de melhorias das condições de trabalho desses profissionais.
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ANA PAULA DA PENHA ALVES
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FATORES ASSOCIADOS À SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS DE UMA EMERGÊNCIA HOSPITALAR: CONTRIBUIÇÕES DA ERGONOMIA
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Orientador : ANA KARINA PESSOA DA SILVA CABRAL
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA KARINA PESSOA DA SILVA CABRAL
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DANIELLE CARNEIRO DE MENEZES
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JULIANA FONSECA DE QUEIROZ MARCELINO
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Data: 18/07/2024
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A Síndrome de Burnout é um problema que afeta muitos profissionais da saúde e é especialmente prevalente entre enfermeiros que trabalham na emergência. O objetivo deste estudo é avaliar os fatores que contribuem para o burnout entre enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na emergência do Hospital Mendo Sampaio, Cabo de Santo Agostinho, PE. Para alcançar esse objetivo, será aplicado um questionário sobre as características sociodemográficas e condições de saúde dos participantes. Também serão utilizados os questionários Job Stress Scale para estimar o nível de estresse no trabalho e o Maslach Burnout Inventory para avaliar a Síndrome de Burnout. Além disso, serão analisados aspectos físicos e sociais do ambiente de trabalho, como espaço, mobiliário, equipamentos e tarefas. Assim, espera-se contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável para os profissionais por meio da abordagem ergonômica e melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes.
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A Síndrome de Burnout é uma problema que afeta muitos profissionais da saúde e é especialmente prevalente entre enfermeiros e técnicos que trabalham na emergência. O objetivo deste estudo é avaliar os fatores que contribuem para o burnout entre enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na emergência do Hospital Mendo Sampaio, Cabo de Santo Agostinho, PE. Para alcançar esse objetivo será aplicado um questionário sobre as características sócio demográficas, condições do ambiente de trabalho e estado de saúde dos participantes. Também serão utilizados os questionários Job Stress Scale para estimar o nível de estresse no trabalho e o Maslach Burnout Inventory para a Síndrome de Burnout. Além disso, serão analisados aspectos físicos e sociais do ambiente de trabalho, como espaço, ambiente, mobiliário, equipamentos e tarefas. Assim, espera-se contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável para os profissionais por meio da abordagem ergonômica e melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes.
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ANA MARIA DE FIGUEIREDO BELTRÃO CORRÊA DE ARAÚJO
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MENOS MUROS, MAIS PONTES - ESTRATÉGIAS DE AÇÃO PARA OS NÚCLEOS DE INCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO
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Orientador : LAURA BEZERRA MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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GERMANNYA D GARCIA ARAUJO SILVA
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LAURA BEZERRA MARTINS
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VINICIUS ALBUQUERQUE FULGENCIO
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Data: 29/07/2024
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O objetivo desta pesquisa consiste em propor recomendações e parâmetros, relacionados à estrutura organizacional e a tecnologias assistivas (TA), para a Formatação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, visando a proposta de um Manual de Acolhimento a discentes com alguma necessidade específica. Esta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de inclusão em três Núcleos de atendimento a pessoas com necessidades educacionais específicas (NAPNE) do IFPE, sendo eles os campi Recife, Jaboatão dos Guararapes e Barreiros. Surgiu diante do interesse da autora em colaborar no processo de adaptação, permanência e qualidade da vida acadêmica de estudantes com deficiência (PcD), no campus, através da percepção, ao longo da vida acadêmica como docente, que não bastava apenas querer colaborar com a inclusão, seria necessário, conhecer o processo de acolhimento do discente, realizado pelos Núcleos de Inclusão. Constatou-se de imediato, a necessidade de conhecer a estrutura organizacional, composta pelos profissionais que fazem o atendimento educacional especializado aos discentes, e identificar as ações e recomendações necessárias, como também conhecer os recursos educacionais e as tecnologias assistivas (TA). Ao longo da pesquisa bibliográfica foi observado que muitas TA são disponibilizadas de forma
gratuita e muitos recursos educacionais são de baixo custo e fácil execução, também identificou- se que há bastante interesse em parte do corpo docente, e servidores, na inclusão, porém, de forma
geral, ainda há desconhecimento sobre como acolher. Diante desta constatação surgiu a necessidade de identificar recomendações e parâmetros para a formatação de um modelo de Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. Como resultado da pesquisa, foi desenvolvido um Manual com recomendações sobre como acolher o discente PcD, visando orientar e esclarecer o docente, sobre as ações necessárias no processo de ensino aprendizagem, com estudantes com necessidades específicas. Os Núcleos de Inclusão atuam através de uma equipe multidisciplinar, que orienta e apoia os docentes nos ajustes metodológicos necessários. A identificação das recomendações necessárias, envolvem, desde a postura do docente em sala de aula, como também, esclarecimentos quanto ao tipo de tecnologia assistiva recomendada, de acordo com o tipo de deficiência. A apresentação das recomendações para o Acolhimento do Discente é apresentado no formato de powerpoint, e visa a capacitação docente. Os procedimentos metodológicos estão formatados em cinco etapas: Primeira etapa: Levantamento bibliográfico e documental onde foram identificadas as recomendações relacionadas à estrutura organizacional, física e de TA. Segunda etapa: estudo de campo, se constitui de visitas aos quatro núcleos, registros fotográficos, entrevistas com os quatro coordenadores, e questionários com os professores e discentes usuários, serão enviados 55 questionários entre coordenadores, professores e discentes, objetivando coletar aspectos de sucesso. Terceira etapa: análise dos dados. Quarta: Desenvolvimento da proposta. Quinta: validação do manual, pelos coordenadores. Quanto à metodologia, a pesquisa se classifica em qualitativa e quanto aos objetivos é exploratória. Como resultado, esta pesquisa apresenta inicialmente uma proposta de ações para o processo de acolhimento do discente com deficiência, uma proposta de recomendações e estratégias de acolhimento para docentes e comunidade acadêmica do campus, e por último, uma proposta de recomendações relacionadas às tecnologias assistivas. Este estudo identificou uma equipe multiprofissional, com vasta experiência, que tem colhido bons resultados nos Núcleos de Inclusão do Instituto Federal, apesar da crescente demanda de discentes com necessidades específicas, e a necessidade de maior engajamento de servidores, nas práticas inclusivas. Identificou-se também, recomendações e estratégias relacionadas às tecnologias assistivas.
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A demanda pela educação superior é crescente, tanto na esfera pública quanto na privada, é natural e saudável que as pessoas busquem a integração na sociedade através do aprimoramento acadêmico, porém no caso das pessoas com alguma deficiência (PcD), foco desta pesquisa, mesmo levando em consideração a reserva de vagas a partir da Lei no 13.409/2016, e considerando que a educação inclusiva beneficia a sociedade como um todo, o número de matrículas representa menos de 1% do total de matriculados em cursos de graduação, e segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2019, 67,6% não tem instrução, e boa parte desta população se encontra no nordeste. Diante desta realidade cabe às instituições de ensino ações mais incisivas de conscientização e sensibilização da comunidade acadêmica, através dos Núcleos de Acessibilidade e Inclusão, objeto deste estudo, que possuem esta relevante missão. O objetivo desta pesquisa consiste em identificar recomendações e parâmetros, relacionados à estrutura organizacional/pessoal, à estrutura física/mobiliário, e à estrutura tecnológica/tecnologias assistivas (TA), a partir da revisão da literatura para desenvolver o Manual para a formatação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, tendo como referência 5 campus do IFPE, também o Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CTA) do (IFRS). Quanto a metodologia se classifica em qualitativa, quanto aos objetivos é exploratória, à medida que busca entender e analisar os problemas. Foram utilizadas as técnicas de questionário e entrevista. Resultados: Foram identificadas 60 recomendações e parâmetros relacionados a estrutura física, organizacional e 30 relacionados a estrutura tecnológica gratuita (tecnologias assistivas) para o Manual de Formatação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. A revisão sistemática da literatura teve como base o portal de periódicos CAPES, utilizou o banco de dados Scopus da Elsevier, e compreendeu o período entre 2017 à março de 2023. Foram identificados preliminarmente 124 estudos e após seleções
posteriores resultaram em 24 estudos com relação direta com a presente pesquisa, destacando- se: Anabel Morina, Fátima Zanoni, Eva Valle-Flórez, Ana Paula Ciantelli, McNicholl, Papadakaki,
Batanero e Campanelli. A diversidade dos países dos autores dos estudos identificados, representam a pluralidade de informações que enriquecem a pesquisa. Esse enfrentamento da deficiência requer uma força de trabalho treinada e resulta em espaços mais colaborativos e saudáveis. É preciso garantir cidadania para todos.
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EMANUELA SILVA DE SANTANA
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RISCOS ERGONÔMICOS NA EXTRAÇÃO DE MINÉRIO DE CROMO NA BAHIA: ANÁLISE E RECOMENDAÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS TRABALHADORES
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Orientador : ANGELICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY
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MEMBROS DA BANCA :
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ANGELICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY
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MARINA DE LIMA NEVES BARROS
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ROSIANE PEREIRA ALVES
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Data: 31/07/2024
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A economia global depende fortemente da mineração, que fornece matérias- primas para inúmeras indústrias. A extração de recursos subterrâneos exige
grande esforço dos trabalhadores, expondo-os a diversos riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos, ameaçando seu bem-estar. Desse modo, este estudo tem como objetivo propor recomendações com vistas à promoção da saúde de operadores de máquinas pesadas envolvidos na extração subterrânea de minério de cromo em uma empresa no Estado da Bahia, a partir
da avaliação de riscos ergonômicos. Trata-se de um estudo exploratório- descritivo, com pesquisa de campo de abordagem qualitativa e quantitativa,
baseado na Análise Ergonômica Preliminar de Riscos (AEPR). Foram utilizados pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários, observação direta, gravações em vídeo e registros fotográficos. As ferramentas aplicadas incluíram questionário sociodemográfico e de saúde ocupacional, Questionário Nórdico e REBA (Rapid Entire Body Assessment). A amostra foi composta por 32 operadores de máquinas pesadas, como carregadeiras tipo LHD, perfurador fandrill, batedor de choco (quebra de rochas) e robô de jateamento de concreto, utilizadas no processo de extração subterrânea de cromo. A análise dos resultados identificou diversas problemáticas que, após avaliação, resultaram em recomendações voltadas para a otimização das condições laborais e do exercício profissional.
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A atividade de extração subterrânea de minério demanda considerável esforço dos trabalhadores e os expõe a diversos riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos que podem comprometer sua saúde. A partir das questões envolvidas nesta atividade, esta pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: Quais são os principais riscos ergonômicos e a suas repercussões biomecânicas nos operadores de máquinas pesadas envolvidos na extração subterrânea de minério no Estado da Bahia? E apresenta como objetivo geral a proposição de recomendações com vistas à promoção da saúde de operadores de máquinas pesadas envolvidos na extração subterrânea de minério de cromo em uma Empresa no Estado da Bahia, a partir da avaliação de riscos ergonômicos. Para atingir esse objetivo será realizada a Análise Ergonômica Preliminar (AEP) de riscos, serão aplicados questionários sobre as características sociodemográficas e saúde ocupacional dos participantes. Também será conduzida a avaliação postural por meio do método REBA, juntamente com a análise da ocorrência de distúrbios musculoesqueléticos. A partir dos resultados obtidos espera-se aplicar os princípios da ergonomia à atividade mineradora visando promover melhorias na saúde e o bem-estar dos profissionais envolvidos.
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ANA ALICE PEDRO DOS SANTOS SILVA
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ATIVIDADE MATERNA DO BANHO ENVELOPADO DO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: RECOMENDAÇÕES ERGONÔMICAS À UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS NEONATAL CANGURU - UCINCa
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Orientador : JULIANA FONSECA DE QUEIROZ MARCELINO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA KARINA PESSOA DA SILVA CABRAL
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GISELLE SOUZA DE PAIVA
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JULIANA FONSECA DE QUEIROZ MARCELINO
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Data: 09/12/2024
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O prematuro é uma criança de alto risco, que exige cuidados especializados e complexos. Na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru a mãe assume cada vez mais os cuidados do filho sob a orientação da equipe, sendo um desses cuidados o Banho Envelopado. Este procedimento demanda da mãe dedicação emocional e psicológica, além de movimentos e postura passíveis de causar constrangimentos ergonômicos.Assim, as questões da pesquisa são: quais são os riscos ergonômicos para as mães no desempenho da atividade do banho envelopado no bebê prematuro na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru e como a ergonomia pode contribuir diante dos riscos ergonômicos encontrados? Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo propor recomendações ergonômicas aplicáveis ao contexto da atividade materna do banho envelopado ao bebê prematuro na UCINCa (HC/Ebserh/UFPE), por meio de um estudo transversal do tipo misto (quanti-qualitativo), de caráter descritivo, a ser realizadona Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru do Hospital das Clínicas de Pernambuco - HC/ Ebserh/UFPE. A amostra será composta pelas puérperas acompanhantes dos bebês prematuros internados na UCINCa do HC, de junho a agosto de 2024. Serão utilizados um roteiro de entrevista semi-estruturada; um roteiro observacional das etapas do banho envelopado tipo check-list; a representação esquemática da análise ergonômica do produto; e análise da filmagem da execução da atividade através da inteligência artificial KINEBOT (Instrumento de captura de dados cinemáticos). Espera-se que, a partir da análise ergonômica, seja possível gerar recomendações que promovam a saúde, conforto e bem-estar materno, bem como a otimização do procedimento no setor estudado, e até mesmo que possam ser utilizadas em outros serviços.
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O prematuro é uma criança de alto risco, que exige cuidados especializados e complexos. Na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru a mãe assume cada vez mais os cuidados do filho sob a orientação da equipe, sendo um desses cuidados o Banho Envelopado. Este procedimento demanda da mãe dedicação emocional e psicológica, além de movimentos e postura passíveis de causar constrangimentos ergonômicos. Assim, as questões da pesquisa são: quais são os riscos ergonômicos para as mães no desempenho da atividade do banho envelopado no bebê prematuro na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru e como a ergonomia pode contribuir diante dos riscos ergonômicos encontrados? Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo propor recomendações ergonômicas aplicáveis ao contexto da atividade materna do banho envelopado ao bebê prematuro na UCINCa (HC/Ebserh/UFPE), por meio de um estudo transversal do tipo misto (quanti-qualitativo), de caráter descritivo, a ser realizado na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru do Hospital das Clínicas de Pernambuco - HC/ Ebserh/UFPE. A amostra será composta pelas puérperas acompanhantes dos bebês prematuros internados na UCINCa do HC, de junho a agosto de 2024. Serão utilizados um roteiro de entrevista semi-estruturada; um roteiro observacional das etapas do banho envelopado tipo check-list; a representação esquemática da análise ergonômica do produto; e análise da filmagem da execução da atividade através da inteligência artificial KINEBOT (Instrumento de captura de dados cinemáticos). Espera-se que, a partir da análise ergonômica, seja possível gerar recomendações que promovam a saúde, conforto e bem-estar materno, bem como a otimização do procedimento no setor estudado, e até mesmo que possam ser utilizadas em outros serviços.
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VANJA MARIA DE HOLANDA REIS CALDAS
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PROPOSICAO DE AÇÕES ERGONÔMICAS PARA O AMBIENTE CONSTRUÍDO CONSIDERANDO OS SERVIDORES IDOSOS - UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO EM PERNAMBUCO
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Orientador : ANGELICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY
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MEMBROS DA BANCA :
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ANGELICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY
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ANGELINA DIAS LEAO COSTA
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JULIANA FONSECA DE QUEIROZ MARCELINO
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Data: 10/12/2024
Ata de defesa assinada:
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Esta pesquisa tem como objetivo geral propor ações de acessibilidade do ambiente construído de um hospital universitário em Pernambuco baseada em estudo com servidores idosos. O presente estudo justifica-se pela possibilidade em contribuir para a identificação e proposição de ações para a minimização dos constrangimentos relacionados à problemas/dificuldades de Acessibilidade dos servidores idosos do Serviço em questão no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Para o alcance dos objetivos foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e quantitativa, aplicada, exploratória e descritiva. Quanto aos meios serão desenvolvidas pesquisas: bibliográfica, documental e de campo, onde serão levantados a acessibilidade do ambiente construído e a percepção do público alvo de estudo através das etapas previstas na Metodologia Ergonômica do Ambiente Construído (MEAC). Com a diagnose ergonômica foi obtida uma avaliação geral das circunstãncias que subsidiou uma avaliação mais abrangente das condições atuais, identificando áreas que necessitam melhorias. Com base nessa avaliação, foram feitas recomendações específicas para intervenções no ambiente físico, visando melhoria da ergonomia, segurança e eficiência.
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This research has the general objective of proposing accessibility actions for the built environment of a university hospital in Pernambuco based on a study with elderly employees. The present study is justified by the possibility of contributing to the identification and proposition of actions to minimize constraints related to Accessibility problems/difficulties for elderly employees of the Service in question at the Hospital das Clínicas of the Federal University of Pernambuco. To achieve the objectives, qualitative and quantitative, applied, exploratory and descriptive research was developed. Regarding the means, research will be carried out: bibliographic, documentary and field, where the accessibility of the built environment and the perception of the target public of study will be surveyed through the steps provided for in the Ergonomic Methodology of the Built Environment (MEAC). With the ergonomic diagnosis, a general assessment of the circumstances was obtained, which supported a more comprehensive assessment of current conditions, identifying areas that require improvements. Based on this assessment, specific recommendations were made for interventions in the physical environment, aiming to improve ergonomics, safety and efficiency.
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