AS MELHORIAS DA ERGONOMIA ORGANIZACIONAL, FÍSICA E COGNITIVA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE – ENTENDENDO O PROBLEMA DA SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO
ergonomia, professores, rede básica, adoecimento
Este trabalho visa buscar informações consistentes sobre o adoecimento
psicológico e físico dos professores da rede básica de ensino da cidade de
Presidente Prudente. O município possui atualmente cerca de 5.200 (cinco mil
e duzentos) funcionários municipais (2023), sendo que a rede municipal de
ensino conta com cerca de 2.500 (dois mil e quinhentos) profissionais da
educação, onde cerca de 1.500 (um mil e quinhentos) são professores.
Observou-se no Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e
Medicina do Trabalho (SESMT) da Prefeitura de Presidente Prudente que
cerca de 50% dos atestados médicos apresentados para a prefeitura de 2016
até 2022 são referentes à professores da rede básica de ensino. A grande
maioria desses atestados se referem a Cids F e M, ou seja, doenças
psicológicas e ortopédicas respectivamente. Buscamos entender os problemas
que levam ao adoecimento dos professores, conhecendo a problemática do
ensino básico, através de uma análise ergonômica do trabalho (AET) dos
professores, com uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, com
uma pesquisa em literatura sobre o tema, avaliação do local de trabalho, coleta
de dados com entrevista semi estruturada com os professores de uma
unidades escolar, entrevista com o diretor da escola, uso de dois questionários,
sendo um questionário criado pelo autor e outro já consolidado nacionalmente,
SQR 20, realização de sessão de Grupo Focal, análise dos dados, análise do
conteúdo temático, conclusão e indicações ergonômicas, com o objetivo de
diagnosticar os problemas que acometem esses profissionais, e indicando as
medidas ergonômicas adequadas para melhorar os postos de trabalho desses
importantes profissionais.