PPGMUS PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM MUSICA - CAC DEPARTAMENTO DE MÚSICA - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ERIVELTON NUNES BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERIVELTON NUNES BARBOSA
DATA : 09/02/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Online via Google Meet
TÍTULO:

O PROFESSOR DE VIOLINO EXPERT: relações entre conhecimento, trajetória de formação e o currículo profissional nas universidades


PALAVRAS-CHAVES:

Expertise do professor de violino; professor de violino expert; diferenciação da expertise; saberes docentes do professor de instrumento; formação do professor de instrumento.


PÁGINAS: 86
RESUMO:

Esse estudo de caso teve como objetivo conhecer o processo de construção da expertise de um professor de violino considerado expert pelos seus pares e a sua relação com a formação de professores de instrumento. Os objetivos específicos foram: mapear os conhecimentos do professor entrevistado e analisar e discutir a hierarquia existente entre esses conhecimentos e habilidades no exercício profissional docente. Para alcançar tais objetivos, trago como referencial teórico a luz da teoria de Kotzee (2014), que parte do modelo tridimensional de conhecimento de Collins (2013) e expande esse modelo propondo um outro modelo adaptado, onde existe uma diferenciação das expertises de cada profissão, representadas por eixos que indicam o grau de esoterismo, de taciticidade e de sociabilidade da profissão. Os estudos sobre os saberes docentes também fazem parte do referencial teórico dessa pesquisa e nele veremos as perspectivas de seus principais teóricos: Tardif (2010) e Gauther et al (2013), para adentramos no campo da educação musical, com os trabalhos que falam dos saberes docentes dos professores de música e de professores de instrumento. A geração de dados se deu por meio de uma pesquisa documental e posteriormente por uma entrevista semiestruturada online, feita através da plataforma Google Meet. Os dados revelaram que as condições ambientais, as primeiras experiências de vida, os hábitos, as oportunidades, a resiliência, os aspectos motivacionais, o envolvimento emocional com o objeto de estudo, o esforço, a prática deliberada e o apoio externo, foram muito importantes na construção da expertise do entrevistado. Verificou-se que durante a prática docente, o entrevistado aciona mais os conhecimentos do tipo tácito/verbal e de sociabilidade do que o esotérico e que o curso que deseje formar um bom professor de violino precisa oferecer mais disciplinas práticas do que teóricas em seu currículo. Também foi constatado uma hierarquia dos conhecimentos, em que o conhecimento esotérico sustenta o conhecimento tácito, e os dois juntos sustentam o conhecimento de sociabilidade do professor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1741958 - ANA CAROLINA NUNES DO COUTO
Interna - 1134367 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA
Interno - 069.505.844-40 - MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS - UFPB
Externa ao Programa - 2067245 - PAULA FARIAS BUJES
Notícia cadastrada em: 22/01/2022 23:45
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