PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - CAC DEPARTAMENTO DE MÚSICA - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JARDEL PEREIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JARDEL PEREIRA DE SOUZA
DATA : 22/07/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Online via Google Meet
TÍTULO:

THOMAZ CANTUÁRIA: PRODUÇÃO MUSICAL EM PERNAMBUCO DO SÉC. XIX


PALAVRAS-CHAVES:

Thomaz Cantuária; Mobilidade social; músicos negros, música em Pernambuco; Pernambuco do séc. XIX; música na América portuguesa.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

O presente trabalho tem como principal objetivo discutir as possibilidades de sobrevivência, bem como o processo de mobilidade social, disponíveis para os músicos negros na sociedade pernambucana do séc. XIX. Através da trajetória de Thomaz Cantuária, músico pernambucano deste período histórico, procuramos discutir aguns pontos inerentes à atuação dos músicos negros nos espaços sociais pernambucanos do séc XIX, além da adequação necessária aos padrões sociais impostos para que músicos obtivessem êxito em suas trajetórias. Utilizaremos o conceito de configuração social, dado por Norbert Elias, de modo que indivíduo e sociedade serão vistos como duas partes de um mesmo processo social. Entre as principais fontes para este trabalho estão o acervo digital da Biblioteca Nacional, as anotações do musicólogo Jaime Diniz, localizadas na biblioteca do Instituto Ricardo Brennand, além de livros deste e de outros, com foco na música, história e comportamento ligados ao cotidiano pernambuco oitocentista. A pesquisa revela que a trajetória da Cantuária se constitui um caminho comum para os músicos negros na América portuguesa que, se diferenciando das práticas musicais na Europa, tinha uma configuração social específica. Veremos que esta configuração pode ter colaborado para a demora, em relação à Europa, de uma autonomia artística. Através deste estudo, a pesquisa também procurará contribuir para o preenchimento de uma lacuna histórica e musicológica da vida musical pernambucana oitocentista.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2620990 - DANIELA MARIA FERREIRA
Externo à Instituição - ROGERIO MONTEIRO DE SIQUEIRA
Externo ao Programa - 1742854 - SERGIO DIAS
Externo à Instituição - WELLINGTON BARBOSA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 21/07/2021 11:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11