PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA - CAC DEPARTAMENTO DE MÚSICA - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: HADASSA ROSSITER GONZAGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HADASSA ROSSITER GONZAGA
DATA : 30/06/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Online via Google Meet
TÍTULO:

FRED SPANN E SUAS “MÃOS MÁGICAS”: uma análise sobre memória coletiva e relações de poder no Coro Sinfônico do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Fred Spann. Batistas. Memória coletiva. Música e mídia. Relações de poder.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

Este trabalho busca compreender a referência de sucesso na atuação do maestro e missionário norte-americano Fred Spann na memória coletiva do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil e seu Coro Sinfônico. Que aspectos histórico-político-sociais marcam sua passagem pela instituição, contribuindo para seu estabelecimento. Como essas marcas ainda afetam seus sucessores, decorridos mais de 25 anos de sua ausência, ao lhe conferir um poder quase mítico. Em uma abordagem etnográfica, a observação participante atuou combinando entrevistas semiestruturadas e narrativas, a fim de perceber dados ocultos nos discursos a partir da livre expressão dos entrevistados e suas memórias, delimitando a análise ao período de atuação do maestro no Seminário até o final da década de 1980, quando preparava seu sucessor. Também foram analisados arquivos escritos e gravados, publicados pela instituição e fornecidos pelo autor, o que nos auxiliou a refletir sobre a construção de uma identidade coletiva e institucional. Os capítulos discorrem sobre o estabelecimento dos missionários protestantes do Sul dos Estados Unidos no Brasil, seu discurso anticatólico com argumento progressista apesar de moralista, e a corrida por influência política, que se estendeu através do desenvolvimento da denominação batista no país. As estratégias de visibilidade através da música e da mídia, assim como o destaque à autoridade representada pelas figuras do homem branco estrangeiro, pastor e maestro, encerravam em Fred a imagem perfeita do mito que precisava ser eternizado. Nosso campo de estudo se depara com um entrelaçamento de cenários e facetas já bem discutidos por teóricos da sociologia e filosofia, que são retomados num diálogo com os estudos de performance de Diana Taylor. Sua visão direcionada para a América Latina nos auxilia a estruturar roteiros que reiteram historicamente a manutenção do poder, e são encontrados nos discursos sobre nosso objeto, como parte integrante de um complexo de intenções.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2068823 - EDUARDO DE LIMA VISCONTI
Presidente - 1893462 - GUSTAVO ALVES ALONSO FERREIRA
Externa à Instituição - VALDIENE CARNEIRO PEREIRA
Notícia cadastrada em: 21/06/2021 12:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01