O PROCESSO DE DIDATIZAÇÃO DA MÚSICA POPULAR NO ENSINO DO VIOLINO: O CASO CAROL PANESI
Violino Popular; Transposição didática; Didatização; Práticas populares.
Este trabalho tem a objetivo principal de através de um estudo de caso, analisar a didatização de práticas populares no ensino-aprendizagem do violino, na intenção de trazer uma hipótese que responde à pergunta: “Como integrar práticas populares no ensino-aprendizagem do violino? O objeto de pesquisa selecionado foi a didatização feita pela violinista Carol Panesi, pois ela elaborou uma metodologia própria com base nas experiências musicais que teve ao fundir seus conhecimentos aprendidos no Conservatório Brasileiro de Música e a Orquestra Família (Projeto do Itiberê Zwarg).No capítulo 1 introduzi a discussão falando sobre a minha motivação para escolha do tema e do objeto de pesquisa. No capítulo 2 discorri sobre as práticas musicais inerentes a música popular, como elas são adquiridas pelos músicos, em quais contextos são usadas, e como é atuação profissional do músico popular. No capítulo 3 dissertei sobre o histórico do violino, quais temas relacionados a ele já foram discutidos na pesquisa científica, porque é um instrumento ligado desde o princípio ao universo erudito, como é seu ensino no Brasil e as principais metodologias. No capítulo 4 iniciei minha análise. Para a Coleta de informações, foi usada metodologia de entrevista narrativa, onde se faz uma pergunta geradora para que a uma narrativa específica seja construída. Como fundamentação teórica usei Green (2002), pois está diretamente relacionada com o aprendizado e prática dos músicos populares, e Yves Chevellard (1991) para tratar do conceito de transposição didática, seu objetivo para que aconteça e como ela é feita, na intenção de relacionar com a estruturação criada por Carol Panesi. Por fim, concluí que a didatização de práticas populares no ensino-aprendizagem do violino elaborada por Carol mostra a possibilidade de um aprendizado e atuação profissional mais vasta, trazendo oportunidades diversificadas de aprender, aplicar e se inserir no mercado musical.