Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIUS CEDRIC KOUOGANG TCHUENKAM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIUS CEDRIC KOUOGANG TCHUENKAM
DATA : 18/09/2023
LOCAL: On line, 9:30, link: https://meet.google.com/qbo-ayjv-ris
TÍTULO:

Mistura turbulenta devido às marés internas usando os dados da microestrutura AMAZOMIX fora da plataforma amazônica


PALAVRAS-CHAVES:

Turbulência; Marés internas; Mistura vertical; Fluxos verticais de nutrientes; Fora da plataforma amazônica; microestrutura AMAZOMIX.


PÁGINAS: 34
RESUMO:

A quebra da plataforma amazônica tem sido identificada como uma região de hotspots para a geração de marés internas (ITs) e constitui uma região-chave do sistema oceânico e climático global. Fortes ITs são geradas a partir dos locais A, B, E que se propagam a vários milhares de quilômetros.

O cruzeiro AMAZOMIX (2021) dedicou-se a estudar a mistura de ITs e o seu impacto em todo o ecossistema pela primeira vez nesta região. Foram localizadas estações de 12h dentro e fora dos campos da geração de ITs na quebra da plataforma (dois locais em A, Aa e Ab) e dentro e fora das vias de propagação de ITs a partir de A a uma distância de modo 1 (90 km e 210 km) respectivamente da quebra da plataforma.

Os resultados dos dados de microestrutura AMAZOMIX VMP cruzados com os dos perfis L/S-ADCP/CTD durante o período de maré M2 revelaram que: (a) forte mistura nas estações AMAZOMIX dentro dos campos de maré devido a ITs geradas na quebra de plataforma amazônica (dentro de [10-6,10-5] W.kg-1) e propagadas offshore (dentro de [10-7,10-5] W.kg-1); (b) as estações fora dos campos de maré revelam uma mistura mais baixa ([10-9,10-8] W.kg-1), exceto aquelas controladas pela circulação média (entre [10-8,10-7] W.kg-1); (c) ITs induzem difusividade vertical intensificada subsuperficial (dentro de [10-4,10-1] m2.s-1), perto o suficiente da superfície que pode modificar o calor e taxas de clorofila nesta região da ZCIT e alta biodiversidade. Estes resultados fornecem um guia para a parametrização da mistura em futuras simulações numéricas ao longo da costa norte do Brasil, a fim de avaliar o impacto da mistura impulsionada por ITs em todo o ecossistema e clima.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1738148 - ALEX COSTA DA SILVA
Externo à Instituição - NOÉ LAHAYE
Externo à Instituição - MAARTEN BUIJSMAN
Externo à Instituição - CLÉMENT VIC
Externo à Instituição - ARNAUD PIERRE ALEXIS BERTRAND - UFPE
Notícia cadastrada em: 13/09/2023 15:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06