Banca de DEFESA: SARA CAVALCANTI WANDERLEY DE SIQUEIRA

DISCENTE: SARA CAVALCANTI WANDERLEY DE SIQUEIRA
DATA : 06/09/2023
LOCAL: Remoto

RPAS como ferramenta na análise de variações geomorfológicas em ilhas recifais e distribuição espaço-temporal de aves marinhas - REBIO Atol das Rocas

Atol; Drone; Balanço sedimentar; Depressão central; SIG; Conservação Marinha.

As ilhas recifais são consideradas um dos ambientes mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas. Projeções do aumento do nível do mar, degradação de recifes de coral e intensificação de eventos extremos alertam para o risco de processos erosivos. Do ponto de vista ecológico, essas regiões são relevantes para a manutenção da biodiversidade marinha, sendo fundamentais para a reprodução de espécies que nidificam em ambientes insulares, como as aves Anous stolidus e Onychoprion fuscatus. Por outro lado, estudos em áreas remotas possuem diversos obstáculos com relação às metodologias tradicionalmente empregadas. Este trabalho teve como objetivo utilizar um Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS) para: (i) compreender as variações geomorfológicas atuantes em duas ilhas recifais inseridas no Atol das Rocas, detectando locais de erosão/acreção; (ii) analisar a distribuição espaço-temporal e densidade do ninhal de aves marinhas na Ilha do Farol; (iii) contribuir na inovação das técnicas de monitoramento desta Reserva Biológica. Foram utilizadas imagens capturadas durante quatro expedições (2020 a 2022) para gerar ortomosaicos e Modelos Digitais de Terreno. Técnicas de geoprocessamento foram aplicadas e parâmetros adicionais como ondas, correntes e vegetação característicos da região também foram discutidos. Com relação aos aspectos geomorfológicos, as extremidades das ilhas constituem os locais de maior dinâmica sedimentar. O predomínio de erosão em dezembro e de acreção em maio, bem como a migração das extremidades, estão associados a ondulações energéticas (swell de norte). As características da depressão central e suas variações constituem um fator relevante a ser considerado com relação à estabilidade geomorfológica da Ilha do Farol e destacam a necessidade do monitoramento desta feição nesta e em outras ilhas recifais. Com relação aos aspectos ecológicos associados à distribuição espaço-temporal de aves marinhas, houve uma preferência das aves por nidificar sobre vegetação densa, composta por Cyperus sp. e Portulaca oleracea distribuídas nas regiões mais centrais da ilha. Apesar dessas áreas terem apresentado uma estabilidade geomorfológica a curto-prazo, elas possuem baixa elevação e estão situadas nas imediações de uma depressão central dinâmica, contribuindo para a vulnerabilidade dos ninhos a eventos erosivos e de inundação associados a esta feição, sobretudo a médio e longo-prazo. Com relação à variação na quantidade de aves, o maior número foi registrado em maio/2022, totalizando uma população estimada de 115.360 aves (O. fuscatus e A. stolidus) na Ilha do Farol. Em comparação ao mesmo mês no ano anterior (N=9.939), houve diferença estatisticamente significativa, sugerindo a inexistência de uma sazonalidade anual determinante na nidificação. Os resultados ressaltam o potencial do RPAS como ferramenta eficiente tanto para o estudo das variações geomorfológicas em ambientes insulares remotos, como para a análise da distribuição espaço-temporal dos ninhos de aves marinhas. O armazenamento das imagens aéreas capturadas permite a criação de um banco de dados geoespaciais que pode ser utilizado como referência para comparações futuras. Nesse sentido, o estudo destaca a importância de um monitoramento contínuo englobando aspectos geomorfológicos das ilhas recifais e aspectos ecológicos associados à nidificação de aves marinhas, especialmente considerando o atual contexto das mudanças climáticas.

Presidente - 3069180 - MIRELLA BORBA SANTOS FERREIRA COSTA
Interna - 1175854 - TEREZA CRISTINA MEDEIROS DE ARAUJO
Externo à Instituição - DAVIS PEREIRA DE PAULA
Notícia cadastrada em: 23/08/2023 11:04