Banca de DEFESA: ROMERO HENRIQUE DE ALMEIDA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROMERO HENRIQUE DE ALMEIDA BARBOSA
DATA : 11/05/2026
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

RELAÇÃO ENTRE SUBCAMADAS DA PAREDE CAROTÍDEA, PARÂMETROS HEMODINÂMICOS CENTRAIS E TENSÃO CIRCUNFERENCIAL LOCAL


PALAVRAS-CHAVES:

aterosclerose; espessura da íntima; espessura da camada íntima-média; espessura da camada média; tensão circunferencial da parede; pressão arterial central.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

A espessura da íntima-média carotídea (EIMC) é um marcador reconhecido de risco cardiovascular. O aumento da pressão arterial sistólica central (PAS-c) e das forças hemodinâmicas locais, particularmente a tensão circunferencial da parede carotídea (TCP), está associado a eventos cardiovasculares e ao aumento da EIMC; no entanto, ainda não está claro se essas associações são impulsionadas por aumentos da espessura da camada íntima (ECIC) ou da média (ECMC). Por outro lado, desconhece-se se a TCP derivada de medições de PAS-c ou pressão arterial sistólica periférica (PAS-p) apresentam associações distintas com as camadas da parede carotídea. Este estudo examinou a relação entre a PAS-c medida de forma não invasiva, parâmetros hemodinâmicos centrais adicionais [índice de aumentação (AIx) e velocidade da onda de pulso (VOP)], PAS-p e TCP carotídea com a espessura das camadas da parede carotídea. Foram avaliados parâmetros clínicos, laboratoriais, carotídeos e hemodinâmicos centrais de uma amostra de conveniência de 200 indivíduos consecutivos com idade superior a 18 anos, recrutados em uma clínica ambulatorial em Paulo Afonso, Brasil, entre 2021 e 2024. Foi realizado ultrassom carotídeo, com a captura de imagens de alta resolução de ambas as artérias carótidas comuns a 2 centímetros proximais à bifurcação carotídea. Os parâmetros hemodinâmicos centrais e a PAS-p, pressão arterial diastólica periférica (PAD-p) e pressão de pulso periférica (PP-p) foram medidos de forma não invasiva. A média de três leituras para cada medida foi utilizada para análise. A TCP central (TCP-c) e periférica (TCP-p) foram estimadas. Os resultados de análise de regressão linear multivariada mostraram que PAS-c e PP-c se associaram ECMC e EIMC, mas não com ECIC. Por outro lado, TCP-c PP-p apresentaram uma associação independente apenas com ECMC. Entre todas as medidas, PP-c mostrou a associação mais forte com a ECMC e a EIMC. Por fim, PAS-p, PAD-p, PAD-c, VOP, AIx e TCP-p não se associaram de forma independente com nenhuma camada carotídea. Estes resultados apontam para medidas derivadas da pressão arterial central como marcadores potenciais de componentes específicos da remodelação carotídea adversa.



MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3355780 - AUDES DIOGENES DE MAGALHAES FEITOSA - nullInterno - 1133637 - JOSE LUIZ DE LIMA FILHO
Externo à Instituição - JOSE ROBERTO MATOS SOUZA - UNICAMP
Externo ao Programa - 3518979 - RODRIGO BEZERRA - nullPresidente - ***.854.544-** - WILSON NADRUZ JUNIOR - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 06/05/2026 14:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09