ELABORAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO DO JOGO DO NIM DECIMAL COMPUTACIONAL À LUZ DA ENGENHARIA DIDÁTICO-INFORMÁTICA
engenharia didático-informática (EDI); teoria das situações didáticas; jogo computacional; jogo do nim
Esta pesquisa em andamento tem como objetivo validar o processo de elaboração e experimentação do jogo Nim Decimal computacional, a partir do modelo de processo da EDI destinado a jogos matemáticos de simulação para situações didáticas (EDI-JoSimSD). A investigação tem como ponto de partida o reconhecimento do potencial dos jogos do tipo Nim para o trabalho de conceitos e conhecimentos matemáticos, e adota o Modelo de Processo de Software da EDI como referência para orientar a produção de uma nova versão computacional, articulado a Teoria das Situações Didáticas (TSD). Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: (1) compreensão da evolução da Engenharia Didático-Informática (EDI) aplicada à produção de jogos computacionais; (2) estudo das finalidades educacionais do Nim Decimal em sua versão analógica, subsidiando a elaboração de seu protótipo computacional; (3) desenvolvimento de uma versão computacional do Nim Decimal a partir do modelo de processo proposto pela EDI-JoSimSD; (4) Experimentação do Nim Decimal Computacional sob a luz da EDI-JoSimSD e da Teoria das Situações Didáticas (a ser realizada após o exame de qualificação). Entre os primeiros resultados, destacamos a análise matemática da versão analógica do Nim Decimal, que evidenciou seu potencial como recurso para o ensino e aprendizagem de matemática, mobilizando saberes como: sistema de numeração decimal, múltiplos, indução matemática, raciocínio lógico, cálculo numérico e mental, algoritmo de subtração e mapeamento de possibilidades. Além disso, apresentamos a formulação inicial do protótipo que dá acesso à primeira versão do jogo. Com isso, consideramos que este trabalho em desenvolvimento pode contribuir tanto para a validação da EDI-JoSimSD quanto para o fornecimento de subsídios teóricos e metodológicos voltados ao desenvolvimento de jogos computacionais matemáticos.