Banca de DEFESA: EDICARLOS PEREIRA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDICARLOS PEREIRA DE SOUSA
DATA : 16/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

LETRAMENTO ESTATÍSTICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: explorando situações envolvendo variabilidade


PALAVRAS-CHAVES:

Conceitos estatísticos; Educação Básica; Situações de ensino; Variabilidade; Educação Estatística; Letramento Estatístico.


PÁGINAS: 220
RESUMO:

A sociedade contemporânea exige que as pessoas tenham diferentes conhecimentos para ler e interpretar dados. Por isso, o ensino de Estatística precisa ser realizado por meio de estratégias que promovam o letramento estatístico que propicie a análise crítica de questões de relevância local, regional e global. Nesta pesquisa, investigou-se a compreensão de estudantes do Ensino Médio em situações cotidianas que envolviam o conceito de variabilidade, na perspectiva do letramento estatístico. A pesquisa foi fundamentada por uma discussão teórica e por uma revisão da literatura de publicações nacionais e internacionais, a fim de compreender abordagens no tocante ao ensino e à aprendizagem da variabilidade estatística. A abordagem metodológica foi qualitativa, desenvolvida por um estudo de campo em escola pública do Sertão do Cariri do Ceará. Na primeira etapa, aplicou-se um instrumento composto por questões destinadas a investigar como os participantes compreendiam aspectos da variabilidade estatística a partir de uma situação de ensino sobre o consumo de energia elétrica. Em seguida, propôs-se uma sequência de ensino com tarefas envolvendo a variabilidade estatística do índice de conectividade do Ceará. A revisão da literatura evidenciou que a variabilidade estatística pode surgir intuitivamente e deveria ser introduzida desde os primeiros anos, mas há poucas pesquisas na Educação Básica; a literatura foca em professores e licenciandos, negligenciando estudantes e temas como centralidade, dispersão, distribuição, desvio-padrão e gráficos (dot-plot, box-plot). Na primeira fase da pesquisa de campo, os resultados indicaram que os participantes compreendiam melhor aspectos da identificação de padrões, contrapondo-se à comparação e à representação, nos quais os estudantes tiveram maior dificuldade. Esses resultados revelaram ausência de linearidade no que se refere à compreensão dos aspectos da variabilidade estatística entre os participantes. Equívocos conceituais relacionados com a compreensão do tipo de variável estatística e a associação inadequada da variabilidade com a altura das colunas nos gráficos foram identificados nas respostas de alguns estudantes. Os resultados indicaram indícios de letramento estatístico, evidenciados pela preocupação dos estudantes com o orçamento familiar, pelas críticas aos elevados custos da energia elétrica e pela percepção da impossibilidade de migrar para fontes limpas em suas residências. Tais manifestações demonstraram uma tomada de consciência, refletindo o engajamento dos estudantes ao se posicionarem e discutirem criticamente aspectos da sua realidade. Na sequência de ensino, identificaram-se dificuldades com operações matemáticas básicas ou com o uso de termos estatísticos. Os melhores resultados das tarefas ocorreram com situações sobre Medidas de Tendência Central (MTC), principalmente a média. Dar palpites sobre medidas, observar escalas numéricas, os tipos de variáveis e as formas adequadas de representação foram habilidades difíceis para os participantes. Combinar representações gráficas e medidas estatísticas para fazer comparações demonstrou-se importante para a aprendizagem sobre variabilidade. O desvio padrão foi um dos conceitos menos compreendidos pelos participantes, enquanto que a percepção da representação e medição da variabilidade demonstram ser mais compreendidos. Destacou-se um raciocínio incipiente nos estudantes, mas promissor sobre variabilidade, podendo ser evidenciado na colaboração entre os grupos durante a construção do dot-blo-plot. Observou‑se também uma construção do conceito de dispersão por parte dos estudantes, ainda que nem sempre articulada a conceitos formais. O uso de ferramentas tecnológicas pareceu complementar, uma vez que a interface gráfica permitiu calcular medidas estatísticas e construir/reconstruir diferentes tipos de gráficos. Os resultados evidenciaram que a compreensão da variabilidade estatística e a construção do letramento encontram-se em desenvolvimento, diante dos diferentes contextos abordados e estágios evidenciados dentre os estudantes do Ensino Médio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Interna - 2894033 - CRISTIANE DE ARIMATEA ROCHA
Interna - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Externo à Instituição - DENNYS LEITE MAIA - UFRN
Externa à Instituição - LUCIANA NEVES NUNES - UFRGS
Notícia cadastrada em: 11/12/2025 16:55
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