FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO DE PRISMAS: um estudo na perspectiva da Teoria dos Registros de Representação Semiótica
Registros de Representações Semióticas Figurais. Transformações Semióticas. Ensino dos Prismas. Anos finais do Ensino Fundamental.
A pesquisa tem por objetivo analisar os registros de representações semióticas figurais mobilizados por professores que ensinam matemática sobre os prismas a partir da vivência de uma formação continuada. Para tanto, toma como referencial a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) que possibilita compreender como os objetos matemáticos, por não existirem no mundo real, tornam-se acessíveis por meio de representações, cuja função ultrapassa a comunicação e alcança a própria atividade cognitiva do pensamento matemático. A pesquisa tem por hipótese que uma formação continuada pautada na TRRS, com ênfase nos registros figurais, oferece subsídios para o trabalho docente com os prismas e amplia as estratégias didáticas para ensinar o conceito geométrico. O estudo propõe, portanto, a construção de um processo de formação continuada com um grupo de professores que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental.