TRAJETÓRIA DOCUMENTAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE PORCENTAGEM EM ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abordagem Documental do Didático. Recursos. Eventos. Trajetória Documental do Professor, Porcentagem
A pesquisa se interessa pela trajetória documental de professores que ensinam nos anos finais do Ensino Fundamental para ensinar porcentagem. Ancora-se na Abordagem Documental do Didático para buscar elementos de respostas ao seguinte questionamento: como se constitui a trajetória documental de professores que ensinam porcentagem nos anos finais do Ensino Fundamental em uma rede pública municipal de Pernambuco? Tem como objetivo geral caracterizar a trajetória documental de professores que ensinam porcentagem em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, delimita-se como objetivos específicos: identificar recursos de professores para ensinar porcentagem dos anos finais do Ensino Fundamental; identificar eventos vivenciados por professores no ensino de porcentagem dos anos finais do Ensino Fundamental; construir trajetórias documentais a partir dos recursos e dos eventos identificados. Utiliza-se princípios da Metodologia de Investigação Reflexiva para produzir dados com os três professores que ensinam em turmas dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental por meio de entrevistas semiestruturadas, mapeamento reflexivo de recursos e de eventos por meio de construção de mapas de recursos. As categorias analíticas serão posteriormente delimitadas.