Banca de QUALIFICAÇÃO: ABIAS SERAFIM DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ABIAS SERAFIM DE SANTANA
DATA : 13/11/2025
LOCAL: Centro de Educação - EDUMATEC
TÍTULO:

TRAJETÓRIA DOCUMENTAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE PORCENTAGEM EM ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Abordagem Documental do Didático. Recursos. Eventos. Trajetória Documental do Professor, Porcentagem


PÁGINAS: 90
RESUMO:

A pesquisa se interessa pela trajetória documental de professores que ensinam nos anos finais do Ensino Fundamental para ensinar porcentagem. Ancora-se na Abordagem Documental do Didático para buscar elementos de respostas ao seguinte questionamento: como se constitui a trajetória documental de professores que ensinam porcentagem nos anos finais do Ensino Fundamental em uma rede pública municipal de Pernambuco? Tem como objetivo geral caracterizar a trajetória documental de professores que ensinam porcentagem em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, delimita-se como objetivos específicos: identificar recursos de professores para ensinar porcentagem dos anos finais do Ensino Fundamental; identificar eventos vivenciados por professores no ensino de porcentagem dos anos finais do Ensino Fundamental; construir trajetórias documentais a partir dos recursos e dos eventos identificados. Utiliza-se princípios da Metodologia de Investigação Reflexiva para produzir dados com os três professores que ensinam em turmas dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental por meio de entrevistas semiestruturadas, mapeamento reflexivo de recursos e de eventos por meio de construção de mapas de recursos. As categorias analíticas serão posteriormente delimitadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2306894 - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
Interno - 2318859 - FRANCK GILBERT RENE BELLEMAIN
Externa à Instituição - MARIA CAROLINA. MACHADO MAGNUS - UFSC
Notícia cadastrada em: 27/11/2025 11:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07