ECOTERRITÓRIO E EDUCAÇÃO ABERTA PARA SUSTENTABILIDADE: integração de Soluções Baseadas na Natureza (NbS) como Recurso Educacionais Abertos na Pós-graduação
Ecoterritório; Educação Aberta; Sustentabilidade; Soluções Baseadas na Natureza (NbS)
Além dos avanços tecnológicos, os impactos ambientais devem ser discutidos e pesquisados, com intuito de minimizar os danos sociais, econômicos e do bem-estar da humanidade provocado pelo aquecimento do planeta. Quando nos deparamos com estudos estatísticos e de mapeamentos sobre a situação global do planeta, automaticamente nos propomos a pensar os reais motivos que promovem o aquecimento global, tal como poluições urbanas, desmatamentos, descomprometimento sanitário, descarte inadequado do lixo e tantos outros problemas, aparentemente visível. No cenário da educação superior, especificamente na pós-graduação, tais abordagens precisam ser discutidas e estudadas. Assim, esta pesquisa em andamento tem como objetivo geral investigar a pós-graduação como ecoterritório, a partir do movimento de educação aberta, na perspectiva da sustentabilidade e da integração de soluções baseadas na natureza. Neste contexto, hipoteticamente o movimento de educação aberta na educação superior, seria um dos fatores essenciais na promoção e disseminação da consciência sustentável. Neste direcionamento, esta pesquisa tem como ponto de partida o seguinte problema: Como o movimento de educação aberta na perspectiva da sustentabilidade e da integração de soluções baseadas na natureza contribui para a pós-graduação como ecoterritório? Para explorar tal problema, definiu-se o Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB/UFPE) como campo de pesquisa, a partir de um estudo de natureza qualitativa, tendo a análise documental como procedimento de diagnóstico do contexto investigado como ecoterritório, explorando assim, os construtos e regulamentação do PPGEB, bem como seus produtos sob a ótica sustentável, tal como coletâneas desenvolvidas nas turmas de 2023 a 2025. Os dados a priori, apontam que os recursos educacionais abertos (REA) desenvolvidos no PPGEB, caracterizam-se como produtos de soluções baseadas na natureza (NbS), onde respondem aos ODS e metas, bem como constitui a pós-graduação em análise como ecoterritório educativo. Ainda de modo inicial, percebe-se que os REA podem ser classificados e categorizados para utilização em diversos contexto, a nível educativo.