Produção de conteúdos nas redes sociais por estudantes do Ensino Médio de Pernambuco: um olhar para BNCC e cultura digital
Redes sociais, Produção de conteúdo, Cultura Digital, Juventudes, Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O avanço das redes sociais tem transformado profundamente os modos de comunicação, interação e produção de conteúdo entre os jovens. Essas plataformas passaram a integrar a dinâmica de estudantes como produtores de conteúdo, configurando-se como espaços centrais de expressão e construção de sentidos. A cultura digital, reconhecida pela BNCC como dimensão essencial da formação integral, propõe o desenvolvimento de competências relacionadas à leitura crítica, criatividade e produção em ambientes multimodais. Contudo, ainda se debate pouco sobre o valor educacional dessas plataformas, conectadas às culturas juvenis, e sobre
como podem tornar-se espaços de pesquisa, experimentação, e acesso ao conhecimento, diante das transformações nos modos de comunicar, produzir e aprender. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como os estudantes do Ensino Médio utilizam as redes sociais na produção de conteúdos relacionados à cultura
digital e à BNCC. A pesquisa classifica-se como qualitativa e interpretativa, conforme a tipologia proposta por Gil (2009), Merriam (2009) e Creswell (2010), pois “reconhece que a realidade é socialmente construída, assumindo múltiplas versões e interpretações resultantes da interação entre os indivíduos e dos preceitos históricos e culturais” (Merriam, 2009; Creswell, 2010). Nessa perspectiva, concentra-se na análise e compreensão dos sujeitos enquanto produtores de conteúdo, articulando suas vivências na cultura digital à contribuição para o desenvolvimento das competências gerais previstas na BNCC.O estudo será desenvolvido em três etapas. A primeira consistiu na aplicação de um formulário online com estudantes da rede
estadual de Pernambuco, da Região Metropolitana ao Sertão, com o objetivo de identificar o perfil dos participantes e mapear possíveis contrastes. A segunda etapa consistirá na realização de entrevistas semiestruturadas com respondentes do formulário que sinalizaram produzir conteúdo, os quais serão selecionados por critérios de diversidade, a fim de compreender como utilizam as redes sociais nesse
processo. A terceira e última etapa será a triangulação metodológica, entre formulário e entrevistas, visando ampliar a compreensão sobre o posicionamento dos estudantes enquanto produtores de conteúdo. A análise dos dados será orientada pela abordagem de conteúdo categorial, predominantemente indutiva (Bardin, 2016;
Sampaio; Cardoso, 2021), com o propósito de compreender as experiências, motivações e desafios enfrentados pelos alunos.