Banca de QUALIFICAÇÃO: JHONATAN DE HOLANDA CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JHONATAN DE HOLANDA CAVALCANTI
DATA : 03/10/2025
LOCAL: online
TÍTULO:

A ENGENHARIA DIDÁTICO-INFORMÁTICA NA CONCEPÇÃO DE UM SOFTWARE QUE PROPORCIONE A ARTICULAÇÃO ENTRE REPRESENTAÇÕES DAS FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

concepção de software; teoria dos registros semióticos de representação; modelo CKC; função.


PÁGINAS: 145
RESUMO:

Esta pesquisa em andamento tem por objetivo principal conceber o Atelier Function, um software que proporcione a articulação entre representações das funções afim e quadrática, utilizando-se do modelo de desenvolvimento de Software Educativo proposto na Engenharia Didático-Informática, apoiando-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica e no Modelo cK¢, aportes que constituirão o quadro teórico do nosso estudo. Nessa perspectiva, de modo inicial, realizamos uma análise prévia acerca do objeto matemático função à luz da Engenharia Didático-Informática observando-se suas dimensões epistemológica, didática, cognitiva e informática, de modo a integrá-las. Com esse estudo, pudemos observar que as funções mais exploradas no ensino são as funções afim e quadrática, as quais marcam o início do estudo de função e a transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, além de estabelecer conexões com outros conceitos matemáticos e áreas de conhecimento por meio de situações-problema, envolvendo o cotidiano do estudante. Ademais, percebemos a necessidade em explorar a função como objeto, compreendendo suas diferentes representações sem confundi-las com o próprio objeto matemático, estabelecendo relações entre essas representações, dando enfoque ao comportamento da representação gráfica das funções. Com base nesses aspectos, realizamos o Levantamento de Requisitos que, nesse primeiro momento, juntamente com as etapas seguintes, aborda exclusivamente a função afim. Em seguida, conduzimos a Concepção e Análise a Priori, elaborando a situação de ensino e seus respectivos itens, estruturando assim, a testagem do protótipo. De maneira interligada, desenvolvemos a Prototipação, que fora executada no âmbito do Projeto PIBIC-EM, contando com a participação de um professor de Matemática e de um estudante do Ensino Médio, vinculados a uma escola técnica em Gravatá-PE, que igualmente fazem parte da equipe transdisciplinar da nossa Tese. Em acréscimo, delineamos a fase de Experimentação, a qual servirá, por exemplo, para que identifiquemos possíveis falhas no protótipo, e com isso, possamos corrigir tais inconsistências, além de, baseando-se nas experiências adquiridas com o modelo atual, promovamos melhorias no artefato, integrando assim, a função quadrática no Atelier Function.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2318859 - FRANCK GILBERT RENE BELLEMAIN
Interna - 3031136 - JULIANA AZEVEDO MONTENEGRO
Externo à Instituição - ANDERSON DOUGLAS PEREIRA RODRIGUES DA SILVA - UPE
Externa à Instituição - MARILENA BITTAR - UFMS
Externo à Instituição - SADDO AG ALMOULOUD - UFPA
Notícia cadastrada em: 16/09/2025 15:39
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