GENESE DOCUMENTAL INDIVIDUAL E COLETIVA DE PROFESSORAS FORMADORAS DE ESTAGIO SUPERVISIONADO EM MATEMATICA
Recursos; Esquemas; Documentos; Trabalho Documental Individual e Coletivo; Estágio Supervisionado.
A pesquisa objetivou compreender a gênese documental de três professoras formadoras que ensinam os componentes curriculares de Estágio Supervisionado em um curso de Licenciatura em Matemática, a partir do trabalho documental individual e coletivo que elas realizam. Para tanto, apoiou-se na Abordagem Documental do Didático (ADD) e nos estudos sobre a formação de professores e Estágio Supervisionado. Utilizou-se a Metodologia de Investigação Reflexiva, no quadro da ADD, para produzir os dados com as três professoras por meio de entrevistas, observação de aulas e de planejamentos, registros de reuniões e questionários reflexivos. A organização dos dados e a análise foram realizadas à luz das seguintes categorias: sistema de recursos, esquemas de utilização e relação entre o trabalho documental individual e o trabalho documental coletivo. Os resultados mostram que cada formadora possui sistemas de recursos próprios e utilizam recursos como slides, modelos de planos de aulas, textos, demandas das turmas e práticas estruturadas como microaulas, que são continuamente modificados. Caracterizou-se esquemas de utilização que orientam o trabalho docente, expressos nas estratégias de ensino, na organização das atividades e nas decisões didáticas tomadas pelas professoras. Alguns esquemas individuais se modificam quando elas realizam o trabalho coletivo, ao passo que outros não sofrem influência na realização desse trabalho, o que aponta para a coabitação desses esquemas na gênese documental das professoras. Mesmo que a construção dos planejamentos tenha sido majoritariamente autônoma, as trocas frequentes entre as formadoras, por meio do compartilhamento de arquivos, de sugestões e de modelos, aproximaram o trabalho coletivo do conceito de documentação comunitária, mesmo que a escolha de certos recursos e a tomada de algumas decisões tenham origem no trabalho individual. Considera-se que os resultados obtidos trazem contribuições relevantes para as pesquisas em Didática da Matemática, a exemplo de evidenciar o Estágio Supervisionado como espaço legítimo de elaboração, modificação e compartilhamento de documentos, na perspectiva da ADD, para a formação inicial de professores de Matemática; e reafirmar a pertinência da Metodologia de Investigação Reflexiva para favorecer a explicitação de aspectos do trabalho do professor que usualmente permanecem implícitos.