PRATICAS SOCIOCULTURAIS E SABERES ESTATISTICOS DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO AGRESTE DE PERNAMBUCO: DIALOGOS E LETRAMENTO
Práticas Socioculturais, Diálogo na Teoria Freireana, Letramento Estatístico; Educação Quilombola, Comunidade Quilombola do Castainho.
A pesquisa objetivou compreender os saberes estatísticos que emergem das práticas socioculturais da Comunidade Quilombola do Castainho e como o diálogo que se estabelece na vivência dessas práticas contribui para o letramento estatístico. Para tanto, fundamenta-se na Educação Estatística, em particular, no letramento estatístico, na Educação Quilombola e no conceito de diálogo na perspectiva da Teoria Freireana. Os dados empíricos foram produzidos com a colaboração de seis moradores da comunidade: três homens e três mulheres de idades e ocupações diferentes, selecionados com a finalidade de obter uma maior representatividade da comunidade, com vistas contemplar as práticas socioculturais vivenciadas na comunidade. Como instrumentos, utilizou-se rodas de diálogo e diário de bordo da pesquisadora e as análises organizaram-se em três categorias: práticas socioculturais da Comunidade Quilombola do Castainho; relações entre as práticas socioculturais e os saberes estatísticos; diálogos e relações com o letramento estatístico. As análises revelaram a configuração de um letramento estatístico quilombola próprio da comunidade, que se diferencia das formas escolares padronizadas e que nominamos Letramento Estatístico do Castainho. Nas rodas de diálogo, ele emergiu do diálogo tecido com base em práticas socioculturais que são vivenciadas na comunidade e de saberes enraizados no território e sustentados pelo pertencimento e pela ancestralidade. Os resultados da pesquisa apontam para elementos que reafirmam a importância de se compreender e valorizar as formas próprias de ler e interpretar o mundo como meio de ampliar a autonomia das pessoas e incentivar a reflexão crítica sobre o cotidiano quilombola. Consideramos também que os diálogos que se estabeleceram no quadro da pesquisa têm potencial de inspirar práticas educativas comprometidas com a transformação social.