Recursos Educacionais Digitais no desenvolvimento da habilidade visiografica dos Licenciandos de Expressao Grafica
Geometria Gráfica; Ciência Visiográfica; Recursos Educacionais Digitais
A Geometria Gráfica (GG) é a área do conhecimento que estuda a forma por meio da representação gráfica, sendo fundamental para diversas áreas, como engenharia, arquitetura, design e artes. Apesar de sua relevância para o desenvolvimento cognitivo e para a atuação profissional, a GG enfrenta desafios no ensino, especialmente no Brasil, onde, desde a década de 1970, a geometria deixou de ser obrigatória no currículo escolar. Esse contexto histórico, somado à abstração e à complexidade conceitual do conteúdo, contribui para que muitos estudantes ingressem no ensino superior com pouco ou nenhum contato prévio com a temática. Nesse cenário, a Ciência Visiográfica integra aspectos práticos, conceituais e cognitivos da aprendizagem da Expressão Gráfica, envolvendo três eixos: Representação Gráfica, Geometria Gráfica e Habilidade Visiográfica. Considerando que o curso de Licenciatura em Expressão Gráfica (LEG) da UFPE tem a GG como objeto de estudo, e que dificuldades de aprendizagem são recorrentes tanto nesse curso quanto em áreas correlatas, este trabalho tem como objetivo geral investigar como os recursos educacionais digitais podem contribuir para o desenvolvimento da habilidade cognitiva visiográfica dos estudantes de Licenciatura em Expressão Gráfica (LEG). Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: 1) diagnosticar as dificuldades dos estudantes considerando as especificidades dos estudantes de LEG. 2) estruturar conjunto de recursos educacionais digitais que podem contribuir no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de LEG. 3) analisar como os recursos educacionais digitais podem contribuir para a aprendizagem dos estudantes de LEG. A pesquisa adotou a abordagem metodológica exploratória e descritiva de natureza qualitativa, com base na proposta de Marconi e Lakatos (2003), a fim de realizar uma descrição abrangente de um determinado fenômeno. Para a coleta de dados foram utilizou-se a revisão bibliográfica da literatura, observação participante e questionário estruturado via Google Forms. Por sua vez, para análise dos dados, aplicou os princípios Método de Codificação de Johnny Saldaña, utilizando o software Atlas.TI.