GEOGEBRA NO DESIGN DA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ESPACIAL DE POSICAO: analise de resolucao de problemas por licenciandos em matematica
Registro de Representação Semiótica. Abordagem Instrumental. Tecnologia na educação. Geometria Espacial. Aprendizagem baseada em tecnologia.
O estudo da Geometria dentro das instituições brasileiras passou por momentos conturbados na história dessa nação, isso promoveu um déficit tanto em seu ensino, como na sua aprendizagem. Esse déficit entra em confronto com as possibilidades de inferências que esse conteúdo pode proporcionar no mundo real. Com o advento e implementação da tecnologia na educação como forma de proporcionar uma melhor experiência na aprendizagem, o presente trabalho de pesquisa aqui descrito, tem como escopo trazer um estudo sobre como a tecnologia influencia no pensar matemático, em específico o pensamento geométrico, para resolver problemas de geometria espacial de posição. Para isso, fez-se uma pesquisa com alunos do curso de Licenciatura em matemática na disciplina de Geometria Espacial L, especificamente no conteúdo de geometria axiomática no que tange à posições relativas entre pontos, retas e planos. Utilizando a plataforma GeoGebra, o estudo foi proposto com duas resoluções de problemas realizadas de forma individual na finalidade de mapear como os sujeitos utilizam o GeoGebra, quais dificuldades na utilização, quais dificuldades na resolução, a produção feita durante a resolução e o que essas resoluções caracterizam na aprendizagem.