O USO DE VIDEOS NA FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM ESTATISTICA NOS ANOS INICIAIS
Formação de Professores; Educação Estatística; TPACK; anos iniciais; Vídeos Educativos.
Esta pesquisa tem como objetivo geral propor um processo de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando vídeos sobre o ensino de Estatística disponíveis em plataformas digitais, com base na perspectiva da TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). Para alcançar esse objetivo, temos como objetivos específicos: a) identificar e analisar vídeos educativos voltados ao ensino de Estatística; b) compreender se e como professores utilizam esses recursos para sua formação e c) desenvolver uma proposta formativa articulando conteúdos estatísticos, estratégias pedagógicas e uso de tecnologias digitais. O estudo adotou abordagem qualitativa e caráter exploratório, sendo desenvolvido em três etapas: (i) estado da arte dos vídeos disponíveis online; (ii) aplicação de questionário diagnóstico a professores da região metropolitana do Recife para identificar concepções, práticas e demandas relacionadas ao ensino de Estatística e ao uso de vídeos na formação docente; e (iii) elaboração e implementação de um plano de formação continuada, com momentos síncronos e assíncronos, fundamentado no modelo TPACK. Os resultados do Estudo 1 evidenciaram a escassez de vídeos que combinem clareza conceitual, linguagem acessível e intencionalidade pedagógica. O Estudo 2 evidenciou fragilidades na formação estatística e didática dos professores, além de pouca experiência prévia com vídeos como recurso formativo. Contudo, constatou-se significativa abertura para o uso de recursos digitais para uma autoformação e interesse em integrar a Estatística de forma mais contextualizada às práticas de sala de aula. Esses estudos servirão de base para a elaboração e vivência de um processo formativo proposto para promover a articulação entre conhecimento estatístico, pedagógico e tecnológico, favorecendo reflexões sobre a prática e fortalecendo o protagonismo docente. A integração articulada entre tecnologia, pedagogia e conteúdo, conforme proposto pelo modelo TPACK, pode fortalecer o conhecimento profissional dos professores e promover práticas mais contextualizadas e significativas.