Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCILIA ELANE DO NASCIMENTO PONTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCILIA ELANE DO NASCIMENTO PONTES
DATA : 02/09/2025
LOCAL: online
TÍTULO:

O USO DE VIDEOS NA FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM ESTATISTICA NOS ANOS INICIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores; Educação Estatística; TPACK; anos iniciais; Vídeos Educativos.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral propor um processo de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando vídeos sobre o ensino de Estatística disponíveis em plataformas digitais, com base na perspectiva da TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). Para alcançar esse objetivo, temos como objetivos específicos: a) identificar e analisar vídeos educativos voltados ao ensino de Estatística; b) compreender se e como professores utilizam esses recursos para sua formação e c) desenvolver uma proposta formativa articulando conteúdos estatísticos, estratégias pedagógicas e uso de tecnologias digitais. O estudo adotou abordagem qualitativa e caráter exploratório, sendo desenvolvido em três etapas: (i) estado da arte dos vídeos disponíveis online; (ii) aplicação de questionário diagnóstico a professores da região metropolitana do Recife para identificar concepções, práticas e demandas relacionadas ao ensino de Estatística e ao uso de vídeos na formação docente; e (iii) elaboração e implementação de um plano de formação continuada, com momentos síncronos e assíncronos, fundamentado no modelo TPACK. Os resultados do Estudo 1 evidenciaram a escassez de vídeos que combinem clareza conceitual, linguagem acessível e intencionalidade pedagógica. O Estudo 2 evidenciou fragilidades na formação estatística e didática dos professores, além de pouca experiência prévia com vídeos como recurso formativo. Contudo, constatou-se significativa abertura para o uso de recursos digitais para uma autoformação e interesse em integrar a Estatística de forma mais contextualizada às práticas de sala de aula. Esses estudos servirão de base para a elaboração e vivência de um processo formativo proposto para promover a articulação entre conhecimento estatístico, pedagógico e tecnológico, favorecendo reflexões sobre a prática e fortalecendo o protagonismo docente. A integração articulada entre tecnologia, pedagogia e conteúdo, conforme proposto pelo modelo TPACK, pode fortalecer o conhecimento profissional dos professores e promover práticas mais contextualizadas e significativas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ÉVERTON JOSÉ GOLDONI ESTEVAM
Presidente - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES
Externa à Instituição - MARIA MANUEL DA SILVA NASCIMENTO
Externa à Instituição - PRISCILA BERNARDO MARTINS - UNICSUL
Interna - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Notícia cadastrada em: 11/08/2025 17:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11