Banca de QUALIFICAÇÃO: ALMIR DE LIMA SERPA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALMIR DE LIMA SERPA
DATA : 25/08/2025
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

O SABER ANGULO NAS PRATICAS DOCENTES E NOS LIVROS DIDATICOS DE MATEMATICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: um olhar sob a otica da Teoria Antropologica do Didatico - TAD


PALAVRAS-CHAVES:

Livro didático. Organização praxeológica. Prática de professores. Saber ângulo.


PÁGINAS: 200
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os distanciamentos e as aproximações entre os livros didáticos (manuais dos professores) e as práticas dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais em relação ao saber ângulo. Para tanto, usamos como ferramenta teórico metodológica a Teoria Antropológica do Didático – TAD, teoria desenvolvida por Yves Chevallard (1992, 1999), considerando-a como sendo um o prolongamento da Transposição Didática – TD (1991). A problemática envolve-se com a seguinte pergunta: quais os distanciamentos e aproximações entre os livros didáticos (manual do professor) e as práticas dos professores dos anos iniciais em relação ao saber ângulo? Para tentar responder esta questão, verificamos, inicialmente, os campos da Matemática envolvidos com o ensino de ângulos, os livros didáticos usados em uma escola pública e pretendemos verificar às práticas dos professores que usam os referidos livros. Nossa fundamentação teórica está alicerçada no modelo de ângulos enquanto ente geométrico proposto por Balacheff (1988) e por Barbosa (2006), assim como, no modelo da grandeza ângulo enquanto medida de abertura proposta pelos pesquisadores Douady e Perrin-Glorian (1989), Lima e Bellemain em 2010, Santos em 2020 e Gomes em 2023. O método consistiu-se em uma análise documental, com uma abordagem qualitativa com algumas etapas já concluídas, outras em andamento. Na primeira etapa, analisamos o saber ângulo nos documentos oficiais que normatizam o Ensino Fundamental, em especial os anos iniciais, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), o Currículo de Pernambuco – CPE (Pernambuco, 2019) e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD (Brasil, 2023) fizeram parte desse corpus. Em um segundo momento selecionamos os dois livros usados em uma escola pública cuja coleção foi aprovada pelo PNLD (2023), especificamente, os manuais dos professores e, os analisamos usando a ferramenta teórico metodológica a TAD pelas praxeologias matemáticas e didáticas (no momento apenas dos livros didáticos). Os resultados (dados) obtidos sinalizam que os capítulos relacionados ao saber ângulo, apresentam um total de 248 tipos e subtipos de tarefas e o tipo de tarefa mais frequente no 4° e no 5° anos foi identificar ângulos em figuras (TP). As análises realizadas indicam ainda que o campo da geometria e o ente geométrico são os objetos de conhecimentos com maior participação no ensino de ângulos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.085.004-** - MARILENE ROSA DOS SANTOS - UPE
Interno - 1968638 - VALDIR BEZERRA DOS SANTOS JUNIOR
Externo à Instituição - JOSE CICERO DOS SANTOS - UPE
Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ CAVALCANTE - UEPB
Externo à Instituição - ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES - UFCA
Notícia cadastrada em: 11/08/2025 17:45
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