REIMAGINAR A PRATICA DOCENTE EM EDUCACAO ABERTA: INTEGRACAO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) NA EDUCACAO BASICA
Educação Aberta; Recursos Educacionais Abertos; Prática Docente; Educação Básica.
A presente pesquisa tem como tema Reimaginar a prática Docente em
Educação Aberta: Integração dos Recursos Educacionais Abertos (REA) na
Educação Básica com o foco no Ensino Fundamental I. Com o avanço das
Tecnologias Digitais (TDIC), os REA se destacam como ferramentas
promissoras para a personalização do ensino, a ampliação do acesso ao
conhecimento e o fortalecimento de práticas colaborativas. O objetivo é
investigar a aplicabilidade dos REA no Ensino Fundamental I, destacando suas
contribuições para a prática docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que
adota como procedimentos metodológicos uma revisão sistemática da literatura
e a observação participante em contextos de escolas Municipais do Recife. A
análise dos dados será guiada pelo ciclo de codificação de Johnny Saldaña,
permitindo uma leitura aprofundada das práticas docentes observadas. Para
fundamentar a análise o referencial teórico articula os conceitos de Recursos
Educacionais Abertos (REA), Educação Aberta e Prática Docente com ênfase
na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Embora os REA estejam
previstos em documentos normativos e ofereçam potencial para transformar o
fazer pedagógico, muitos professores ainda desconhecem seu uso. Isso se
deve, principalmente, à falta de formação específica, ao desconhecimento
sobre licenças autorais e aos desafios na curadoria e no acesso desses
recursos. Entendemos que a promoção da Educação aberta exige investimento
em políticas formativas que capacitem os docentes para o uso crítico e criativo
dos REA, assim, almejamos uma educação mais inclusiva, democrática e
alinhada às demandas da sociedade digital. Os resultados esperados visam
compreender como os REA podem contribuir para a formação docente e para a
melhoria das práticas pedagógicas, ao mesmo tempo em que evidenciam os
desafios enfrentados pelos professores em sua prática. Assim, é fundamental o
investimento em políticas públicas e formativas que promovam o uso crítico,
criativo e ético dos REA, alinhando-se aos princípios de uma educação
democrática, inclusiva e sintonizada com as demandas da sociedade digital.