Espaços maker em instituições públicas de ensino: a formação de instrutores para o Espaço 4.0 do IFAL.
Educação; Formação de professores; Educação maker.
Esta pesquisa investigou os caminhos percorridos no desenvolvimento de um modelo
de formação de instrutores para atuação em espaços maker em uma rede pública de
ensino federal, articulando conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo
(TPACK) com práticas educativas “mão na massa”. A investigação teve como campo
empírico os Espaços 4.0 do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), ambientes voltados
à inovação tecnológica e à formação de jovens em tecnologias da Indústria 4.0. A
partir de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) o estudo identificou lacunas
nas formações existentes, como o foco no manuseio exclusivamente técnico das
tecnologias, a falta de integração entre tecnologia e planejamento pedagógico e a falta
de formações que articularem o uso educacional dos ambientes maker como um todo.Para suprir esses pontos, foi proposto um processo formativo baseado na metodologia Design-Based Research (DBR), foi elaborada uma matriz de formação apoiada no TPACK e foram analisados três ciclos de implementação junto aos instrutores do projeto. Os dados evidenciaram mudanças na compreensão dos participantes sobre a educação maker, como o domínio pedagógico das tecnologias disponíveis nesses ambientes, o planejamento docente envolvendo elementos de metodologias mais ativas, a incorporação da colaboração e do erro como valores maker e a criação de protótipos para materializar a aprendizagem de conteúdos curriculares. Como resultado, foi proposto o modelo TPACK Maker, composto por quatro dimensões articuladas, o conhecimento tecnológico maker, o tecnológico pedagógico maker, o tecnológico do conteúdo maker e o da cultura maker. Esta última envolve o domínio dos princípios de colaboração, autoria compartilhada, abertura ao erro construtivo e aprendizagem pela experimentação, que orientam a mediação pedagógica em projetos de fabricação digital. A tese contribui para o campo da formação docente ao oferecer um referencial teórico-prático para formação de professores em ambientes educativos inovadores, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e às demandas contemporâneas da educação pública brasileira.