PODCAST DE FICÇÃO E ENSINO DE ARTE: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO ENSINO
FUNDAMENTAL
Podcast. Educação. Ficção sonora. Ensino de Arte. Habilidades e
competências
O surgimento da informática e da internet possibilitou grandes avanços para as mídias digitais.
Essas tecnologias foram fundamentais para o desenvolvimento de novas linguagens
comunicacionais, como o podcast. Diferentemente de mídias sonoras tradicionais, o podcast
apresenta uma grande diversidade de gêneros, formatos e temática, sendo a produção ficcional
um exemplo crescente dessa variedade. Além disso, desde seu surgimento, o podcast tem sido
utilizado como recurso em processos educacionais. Sua presença no contexto escolar,
especialmente quando associado a gêneros ficcionais, revela-se promissora em diferentes
componentes curriculares, mas certamente o componente Arte encontra estreitas conexões com
a linguagem e a expressividade no âmbito sonoro. A partir dessa perspectiva, o objetivo
principal desta tese é investigar como o uso de podcasts de ficção pode contribuir para o
desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos, no componente curricular Arte,
nos anos finais do Ensino Fundamental. Já os objetivos específicos são: [1] Identificar as
características distintivas do podcast que o configuram como uma mídia sonora singular, com
especificidades próprias, diferenciando-o de outras mídias sonoras; [2] Apresentar aspectos do
podcast, relacionados ao ensino de Arte, destacando possibilidades taxonômicas, propriedades
tecnológicas e contribuições para a prática pedagógica; [3] Analisar as potencialidades
pedagógicas de uma sequência didática sobre podcasts de ficção, aplicada em turmas do
componente curricular Arte, no oitavo ano do Ensino Fundamental, em relação ao
desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Quanto à metodologia adotada, a
pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada na pesquisa-intervenção. Como
procedimento metodológico, desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática em três
turmas do oitavo ano de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino do Recife, com o
tema Podcasts Ficcionais. Por meio desta experiência, geramos os dados necessários para a
realização de nossa investigação. Ao final da pesquisa, os resultados indicam que o uso de
podcasts ficcionais, em aulas de Arte, contribui para o desenvolvimento de habilidades e
competências específicas nos alunos, além de facilitar e enriquecer a prática pedagógica dos
professores.
Palavras-chave: Podcast. Educação. Ficção sonora. Ensino de Arte. Habilidades e
competências