Banca de DEFESA: DIOGO JOSÉ DE MORAES LOPES BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIOGO JOSÉ DE MORAES LOPES BARBOSA
DATA : 01/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: online
TÍTULO:

PODCAST DE FICÇÃO E ENSINO DE ARTE: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO ENSINO

FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Podcast. Educação. Ficção sonora. Ensino de Arte. Habilidades e

competências


PÁGINAS: 180
RESUMO:

O surgimento da informática e da internet possibilitou grandes avanços para as mídias digitais.

Essas tecnologias foram fundamentais para o desenvolvimento de novas linguagens

comunicacionais, como o podcast. Diferentemente de mídias sonoras tradicionais, o podcast

apresenta uma grande diversidade de gêneros, formatos e temática, sendo a produção ficcional

um exemplo crescente dessa variedade. Além disso, desde seu surgimento, o podcast tem sido

utilizado como recurso em processos educacionais. Sua presença no contexto escolar,

especialmente quando associado a gêneros ficcionais, revela-se promissora em diferentes

componentes curriculares, mas certamente o componente Arte encontra estreitas conexões com

a linguagem e a expressividade no âmbito sonoro. A partir dessa perspectiva, o objetivo

principal desta tese é investigar como o uso de podcasts de ficção pode contribuir para o

desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos, no componente curricular Arte,

nos anos finais do Ensino Fundamental. Já os objetivos específicos são: [1] Identificar as

características distintivas do podcast que o configuram como uma mídia sonora singular, com

especificidades próprias, diferenciando-o de outras mídias sonoras; [2] Apresentar aspectos do

podcast, relacionados ao ensino de Arte, destacando possibilidades taxonômicas, propriedades

tecnológicas e contribuições para a prática pedagógica; [3] Analisar as potencialidades

pedagógicas de uma sequência didática sobre podcasts de ficção, aplicada em turmas do

componente curricular Arte, no oitavo ano do Ensino Fundamental, em relação ao

desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Quanto à metodologia adotada, a

pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada na pesquisa-intervenção. Como

procedimento metodológico, desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática em três

turmas do oitavo ano de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino do Recife, com o

tema Podcasts Ficcionais. Por meio desta experiência, geramos os dados necessários para a

realização de nossa investigação. Ao final da pesquisa, os resultados indicam que o uso de

podcasts ficcionais, em aulas de Arte, contribui para o desenvolvimento de habilidades e

competências específicas nos alunos, além de facilitar e enriquecer a prática pedagógica dos

professores.

Palavras-chave: Podcast. Educação. Ficção sonora. Ensino de Arte. Habilidades e

competências


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interna - 2621009 - ANDIARA VALENTINA DE FREITAS E LOPES
Externa à Instituição - ANDREA DE LIMA TRIGUEIRO DE AMORIM - UNICAP
Externo à Instituição - RAPHAEL DE FRANÇA E SILVA - UPE
Notícia cadastrada em: 05/06/2025 15:11
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