EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: uma análise dos materiais didáticos do PNLD/2021 e das práticas pedagógicas de professores de Alagoas
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A Educação Financeira (EF) tem assumido papel de destaque na sociedade. Na educação, com a aprovação da BNCC para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, em 2017, e para o Ensino Médio, em 2018, a EF foi estabelecida como Tema Contemporâneo Transversal e Integrador, tornando-se obrigatória na educação básica. Esse cenário levou-nos a questionar que tipo de EF vem sendo abordada nas escolas, se voltada apenas para o interesse mercadológico ou para formar cidadãos críticos. Acreditamos em uma EF interdisciplinar que vai além da Matemática Financeira (MF) e seus conceitos. Considerando o momento de mudanças no Ensino Médio, que impactaram o currículo dessa etapa e a grande utilização de livros didáticos pelos professores, o objetivo geral foi investigar como a EF está sendo trabalhada no Novo Ensino Médio na rede estadual de Alagoas, enquanto Tema Integrador, analisando como se apresenta no material didático disponibilizado pelo MEC (livro didático e livro de Projetos Integradores) e qual a percepção dos professores. Como objetivos específicos tínhamos: 1) Identificar as atividades de EF em livros didáticos adotados; 2) Analisar à luz dos Ambientes de Aprendizagem (Skovsmose, 2014) as atividades com potencial para trabalhar EF presentes nos livros didáticos; 3) Analisar a concepção e as práticas pedagógicas de professores de Matemática acerca da EF. Os procedimentos metodológicos utilizados foram executados em três partes. Na primeira analisamos os livros didáticos da coleção de Matemática e suas tecnologias aprovados no Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação de 2021 (PNLD/MEC 2021) e adotados pelo estado de Alagoas. Na segunda, analisamos os livros de Projetos Integradores também aprovados no PNLD/MEC 2021 adotados pelo estado de Alagoas. Nas duas primeiras partes da pesquisa procuramos por atividades com potencial para EF nos materiais didáticos. Por fim, entrevistamos cinco professores de Matemática que atuam no Ensino Médio da rede estadual de Alagoas com intuito de conhecer suas concepções e práticas pedagógicas relacionadas à EF. Como resultado, encontramos 169 atividades relacionadas à EF, distribuídas de forma desigual nos seis volumes da coleção de livros didáticos de Matemática, com grande concentração de atividades no volume de MF (60%). No entanto, vemos como avanço a presença de atividades de EF em todos os volumes e perpassando por todos os Ambientes de Aprendizagem. Nos livros de Projetos Integradores, foram encontradas 22 atividades relacionadas à EF, sendo 10 relacionadas aos conceitos de MF. Em relação aos manuais dos docentes, vemos uma melhora na qualidade das orientações quando comparadas a livros didáticos distribuídos anteriormente. E, as entrevistas com os professores de Matemática revelaram uma concepção de EF predominantemente voltada para conceitos mercadológicos, com uma forte ligação aos conteúdos abordados em MF, com base em conhecimentos oriundos de suas experiências de vida. Esses dados mostram que houve avanço na qualidade dos materiais didáticos quanto a abordagem da EF no Ensino Médio, que podem vir a fortalecer a formação crítica e reflexiva dos estudantes. Porém, observou-se que a concepção e as práticas pedagógicas sobre EF são limitadas, sendo fundamental o investimento na formação continuada dos professores para que desenvolvam um trabalho que corrobore com aplicação dos conceitos mais amplos de EF, contribuindo para formação cidadã crítica dos estudantes