O Uso de Narrativas Autobiográficas no Instagram: Tecendo Saberes na Formação Docente
Narrativas autobiográficas; Formação docente; Redes digitais; Saberes docentes.
Esta pesquisa está sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Insere-se no campo dos estudos sobre narrativas autobiográficas, com ênfase na formação docente, tendo como objeto de investigação as redes digitais utilizadas por professores em formação ou em exercício. O estudo fundamenta-se na abordagem autobiográfica e busca compreender de que forma o uso de narrativas pessoais, compartilhadas em espaços virtuais, contribui para a formação continuada desses profissionais. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é: analisar como o uso de narrativas autobiográficas em redes digitais contribui para a formação continuada de professores, considerando os sentidos atribuídos por eles às suas experiências formativas. Para alcançar esse objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, por meio da qual se pretende compreender as narrativas produzidas a partir de um olhar sensível e contextualizado. Quanto aos procedimentos metodológicos, serão realizadas oficinas com professores, nas quais serão compartilhadas experiências formativas e autobiográficas em plataformas digitais como blogs, fóruns, Instagram, Padlet ou grupos fechados no Facebook. Esses registros servirão de base para a análise, que será orientada pelo Ciclo de Codificação proposto por Saldaña, permitindo tanto uma compreensão detalhada de cada narrativa quanto uma visão mais ampla sobre as práticas formativas em ambientes digitais. Espera-se, com esta investigação, contribuir para o debate sobre o uso das redes digitais como espaços formativos e sobre o potencial das narrativas autobiográficas na constituição dos saberes docentes.