O USO DE CURTAS-METRAGENS COMO RECURSO PEDAGÓGICO E TECNOLÓGICO NA APRENDIZAGEM DO ESPANHOL NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UM ENFOQUE EM COMPETÊNCIAS CRÍTICAS, LINGUÍSTICAS E INTERCULTURAIS
Palavras-chave: Língua espanhola. Curtas-metragens. Competências críticas. Competências linguísticas. Competências interculturais.
Esta pesquisa investiga o uso de curtas-metragens em Língua Espanhola como recurso pedagógico e tecnológico no ensino de espanhol na rede estadual de Pernambuco, com foco desenvolvimento de competências críticas, linguísticas e interculturais. A proposta parte da compreensão da língua como prática social e da interculturalidade como princípio formativo, dialogando com os desafios contemporâneos da educação e com a necessidade de práticas pedagógicas mais críticas e contextualizadas. O objetivo central é analisar de que modo o uso do cinema, especialmente dos curtas-metragens, pode contribuir para a aprendizagem de espanhol como língua estrangeira, promovendo o desenvolvimento de competências linguísticas, críticas e interculturais. A pesquisa é de natureza qualitativa, com procedimento caracterizado por pesquisa participante. O campo de estudo será uma escola pública da Rede Estadual de Pernambuco. Participarão estudantes do 3º ano do ensino médio, em atividades com curtas-metragens em espanhol, explorando aspectos linguísticos, culturais e críticos. A coleta de dados será feita por questionários, entrevistas e observações e, para a análise, optamos pelos Ciclos de Codificação de Saldaña (2013). O estudo está em andamento e visa analisar como as práticas pedagógicas mediadas pelo cinema podem favorecer o desenvolvimento de aprendizagens mais significativas no ensino de espanhol como língua estrangeira.