MODELAGEM MATEMÁTICA NO APRENDIZAGEM DOS POLÍGONOS UTILIZANDO O MODELO DE VAN HIELE
Geometria, Pensamento Geométrico, Modelo de Van Hiele, Modelagem Matemática.
O ensino de geometria no contexto da educação básica frequentemente enfrenta desafios relacionados à abstração dos conceitos, à falta de contextualização e ao distanciamento entre teoria e prática. Diante dessas dificuldades, a Modelagem Matemática surge como uma alternativa metodológica capaz de aproximar o conhecimento geométrico da realidade dos estudantes, proporcionando situações significativas de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo analisar como a Modelagem Matemática, articulada ao Modelo de Van Hiele, pode favorecer a compreensão dos polígonos, com foco no triângulo e suas características. O Modelo de Van Hiele, ao classificar o desenvolvimento do pensamento geométrico em níveis hierárquicos, permite que o processo de ensino respeite as etapas cognitivas dos alunos. Neste estudo, são destacadas as contribuições dos dois primeiros níveis: o nível 1 (visualização), no qual o aluno reconhece o triângulo por sua forma global, sem considerar suas propriedades formais; e o nível 2 (análise), no qual o estudante passa a identificar e comparar propriedades como lados, ângulos e classificação dos triângulos. A partir de atividades de modelagem contextualizadas – como a construção de estruturas triangulares presentes em pontes, telhados ou obras arquitetônicas – os estudantes podem vivenciar o conteúdo de forma prática e investigativa, favorecendo a transição entre os níveis de Van Hiele. Conclui-se que a integração entre Modelagem Matemática e o Modelo de Van Hiele potencializa a aprendizagem geométrica, promovendo uma abordagem mais dinâmica, significativa e adequada ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes.