Banca de DEFESA: ADRYANNE MARIA RODRIGUES BARRETO DE ASSIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRYANNE MARIA RODRIGUES BARRETO DE ASSIS
DATA : 30/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Híbrido
TÍTULO:

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E TOMADA DE DECISÃO EM ATIVIDADES DE PORCENTAGEM: um olhar para livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Financeira Escolar. Tomada de decisão. Heurísticas. Porcentagem. Livros Didáticos.


PÁGINAS: 179
RESUMO:

A Educação Financeira (EF) tem sido um tema bastante discutido em diferentes áreas do conhecimento, especificamente na Educação Matemática, buscando sempre entender e ampliar as discussões acerca deste tema. Um dos pontos de interesse neste tema é a investigação sobre a relação da EF com a tomada de decisão (MUNIZ, 2019; SILVA, 2020). De acordo com tais autores, diferentes fatores podem influenciar diretamente na escolha realizada pelas pessoas em uma situação financeira. Um desses fatores é o conhecimento matemático presente em uma situação financeira, ou seja, o uso de alguns conteúdos matemáticos, sejam as quatro operações básicas ou algum conteúdo específico da Matemática Financeira, como a Porcentagem. Por outro lado, uma tomada de decisão financeira pode, também, sofrer influência de processos cognitivos, éticos ou sustentáveis; temas estes que não estão necessariamente relacionados às questões matemáticas. Dessa forma, pensando sobre a forte relação que os processos cognitivos e matemáticos podem ter numa tomada de decisão, temos como objetivo geral analisar atividades de Porcentagem em livros didáticos de Matemática dos anos Finais do Ensino Fundamental, bem como propor e analisar possíveis adaptações de atividades, baseadas na Teoria da Perspectiva (Kahneman, 2012). De forma mais específica: 1) analisar, nos livros didáticos de Matemática dos anos Finais do Ensino Fundamental (PNLD 2020) e nos manuais dos professores, as atividades de Porcentagem e seus significados; 2) identificar possíveis relações das atividades de Porcentagem encontradas nos livros didáticos de Matemática dos anos Finais do Ensino Fundamental com a Educação Financeira e, de forma específica, com a tomada de decisão; e 3) adaptar atividades de Porcentagem encontradas em livros didáticos de Matemática dos anos Finais do Ensino Fundamental, tornando-as possíveis de discutir as heurísticas de ancoragem, afeto, contabilidade mental e aversão à perda, apresentadas por Kahneman (2012); 4) analisar as atividades de Porcentagem adaptadas à luz da Teoria da Perspectiva (Kahneman, 2012). Para isto, o estudo foi organizado em duas etapas: 1) análise de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental e 2) adaptação e análise de atividades encontradas nos livros didáticos, tomando como base heurísticas (ancoragem, aversão à perda, afeto e disponibilidade) discutidas por Kahneman (2012). A primeira etapa se organizou com o olhar voltado para os livros didáticos. Foram 11 coleções de Matemática, dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovadas no PNLD de 2020, ou seja, todos os livros do 6º ao 9º ano deste componente curricular em específico. A análise se deu a partir de observações ao longo do livro, sendo elas: 1) como o conteúdo de Porcentagem aparece nesses livros didáticos, ou seja, quais situações de Porcentagem podemos encontrar nesses livros; 2) verificamos também se tais atividades de Porcentagem encontradas relacionam-se de alguma forma com a EF e, ainda, 3) se tais atividades apresentavam algum comando para uma tomada de decisão por parte dos estudantes. Após identificação e análise das atividades encontradas nos livros didáticos, foram selecionadas 08 (oito) atividades dentre as encontradas, para que sofressem algumas adaptações, para que, assim, remetessem às heurísticas de ancoragem, afeto, contabilidade mental e aversão à perda. Ao final, tivemos 32 atividades adaptadas pelas autoras. Como resultados, pudemos perceber que há uma grande quantidade de atividades de Porcentagem (1586 atividades). Além disso, observamos que há uma variedade de situações envolvendo a Porcentagem nos livros didáticos, dentre elas, podemos citar: acréscimo, decréscimo, percentual de N, taxa de juros, dentre outras. Contudo, poucas foram as atividades que, de fato, propuseram uma reflexão envolvendo a EF e, dessas, apenas seis propõem um trabalho com tomada de decisão.  Na segunda etapa da pesquisa, realizamos cruzamentos entre duas (02) atividades de cada ano escolar com as quatro (04) heurísticas elencadas para a pesquisa, ou seja, totalizando um cruzamento de oito atividades adaptadas por ano escolar. Pudemos verificar, ao final da segunda etapa da pesquisa, que as heurísticas conseguem ser acrescentadas nas atividades originais contudo, é importante que os professores tenham clareza de do conhecimento do conteúdo matemático em questão e clareza sobre os atalhos mentais possíveis de influenciarem uma decisão. Como base teórica, embasamo-nos na Teoria da Perspectiva, de Kahneman (2012), o qual defende que a tomada de decisão funciona a partir de dois sistemas que possuímos: o sistema 1 e o sistema 2, um mais relacionado à emoção e outro mais relacionado à razão. O sistema 1, de acordo com o autor, pode ser influenciado por diferentes heurísticas. Dessa forma, acreditamos que a Teoria da Perspectiva nos ajuda a olhar para atividades de Matemática e repensá-las, tornando-as possíveis de discutirem diferentes heurísticas, consequentemente, levando os estudantes a tomarem decisões financeiras de forma mais clara.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Interna - 1196238 - JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRAO SANTOS
Externo à Instituição - GILBERTO JANUÁRIO - UFOP
Externo à Instituição - IVAIL MUNIZ JUNIOR
Externa à Instituição - LAÍS THALITA BEZERRA DOS SANTOS
Externa à Instituição - ROGERIA GAUDENCIO DO REGO - UFPB
Notícia cadastrada em: 05/06/2025 15:03
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