Conhecimentos matemáticos e didáticos sobre a área como grandeza: um estudo com futuros professores no curso de pedagogia
Grandeza Área. Formação de professores dos anos iniciais. Engenharia Didática. Dialética Ferramenta-Objeto e Jogos de Quadros.
O objetivo desta pesquisa é analisar a apropriação, por estudantes da Licenciatura em Pedagogia, de saberes matemáticos e didáticos acerca da área de figuras planas, sua aprendizagem e seu ensino. Fundamenta-se na dialética ferramenta-objeto desenvolvida por Régine Douady e colaboradores, no modelo de organização conceitual da área enquanto grandeza autônoma de Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian e na literatura sobre formação de professores, com maior ênfase na discussão acerca da formação matemática de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O desenho metodológico apoia-se na Engenharia Didática, estruturada em quatro fases de análises prévias; concepção e análise a priori da sequência didática; experimentação; e análise a posteriori e validação. O estudo empírico será realizado em uma instituição pública situada no estado da Paraíba Espera-se que as reflexões oriundas desta investigação contribuam significativamente para as discussões sobre a formação matemática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no que diz respeito à articulação de aspectos didáticos e conceituais de saberes matemáticos.