Banca de DEFESA: JOELMA GOMES MENDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOELMA GOMES MENDES
DATA : 30/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Remotamente via Goolge Meet
TÍTULO:

ESSA PUBLICIDADE MEXEU COM VOCÊ?” EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR CRÍTICA A PARTIR DE COMPREENSÕES DE CRIANÇAS ANTE A PUBLICIDADES INFANTIS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Financeira Escolar Crítica. Educação Matemática Crítica. Publicidades infantis.


PÁGINAS: 137
RESUMO:

A pesquisa intitulada ”Essa publicidade mexeu com você? Educação Financeira Escolar Crítica a partir de compreensões de crianças ante a publicidades infantis” aborda como questão de pesquisa: como e porque as publicidades influenciam os desejos de crianças por compras e como crianças tomam decisões a partir das publicidades. O  objetivo geral é analisar as influências  da  publicidade para crianças de aproximadamente oito anos em diversos cenários, visto que um dos meios de influenciar o consumo/consumismo infantil tem sido a forte viralização das publicidades veiculadas ao público infantil. Para isso, um caminho possível para combater, conscientizar, educar e entender o porquê das influências das publicidades são discussões a partir da Educação Financeira Escolar Crítica a refletir, analisar e criticar as armadilhas das publicidades infantis. Visto que a Educação Financeira, reconhecida como uma temática transversal desde a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018, tornou-se  obrigatória nas escolas, siderações. sta inclusão se torna importante para incentivar os indivíduos a refletirem sobre seu comportamento em relação aos cenários de consumo e consumismo, pensarem em uma sociedade mais sustentável, refletirem sobre o capitalismo, neoliberalismo e princípios éticos, criticarem as influências para o consumo/consumismo, pensando também sobre as repercussões e impactos do seu consumo para o meio ambiente e a sociedade como um todo e discutir aspectos culturais e comportamentais diante de situações econômico-financeiras. Uma vez que um dos papéis indispensável da Educação Financeira Escolar é combater o consumo acrítico, contribuindo com a formação cidadã e financeira do indivíduo. Com o intento de discutir o cenário das publicidades infantil por meio da Educação Financeira Escolar Crítica, apontamos como fundamentação teórica principal, a Educação Matemática Crítica (EMC) concebida pelo teórico Ole Skovsmose, qual argumenta um ensino da Educação Matemática que potencialize o aluno por meio de um engajamento crítico, democrático e o papel social da matemática. Para tanto, como metodologia, elaboramos e aplicamos uma entrevista semiestruturada organizada em dois momentos, se referenciando às publicidades do MCLanche Feliz, Cacau Show e Johnson’s. Os resultados evidenciaram que a publicidade infantil utiliza estratégias persuasivas sofisticadas que vão além das diretrizes estabelecidas pelo Conanda (2014), destacando-se aspectos como: Apresentação de Interação da criança com o uso do produto. Discursos de outras crianças referentes ao produto, Gatilhos da imaginação, Identificação e influência social, Envolvimento emocional, Construção visual e narrativa, Construção de valor simbólico, Brinquedos e brindes como incentivos ao consumo, Repetição e Elementos Sonoros e Influência de marcas e a prática do unboxing, que sutilmente insere o consumo em conteúdos de entretenimento. As narrativas das crianças demonstraram como a publicidade permeia suas brincadeiras cotidianas, contribuindo para a construção de uma identidade consumista desde a infância. A pesquisa reforça a necessidade de uma revisão conceitual sobre publicidade infantil e seu impacto no desenvolvimento infantil, destacando a Educação Financeira Escolar Crítica (EFEC) como ferramenta essencial para promover uma análise mais reflexiva sobre o consumo e as estratégias de persuasão midiáticas. Propõe-se, ainda, o aprofundamento de estudos sobre o tema em diferentes segmentos educacionais e a implementação de cenários de investigação na Educação Matemática Crítica, a fim de preparar crianças para lidarem criticamente  com as influências das publicidades, combatendo o consumo/consumismo desenvolvendo uma relação mais consciente com o consumo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Interna - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES
Externo à Instituição - MARCO AURELIO KISTEMANN JUNIOR - UFJF
Notícia cadastrada em: 13/05/2025 18:31
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