AS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E DE DISPERSÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO
Medidas de Tendência Central; Medidas de Dispersão; Letramento Estatístico; Anos Finais do Ensino Fundamental.
Esta tese está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atrelada ao Grupo de Estudo em Educação de Estatística no Ensino Fundamental (GREF). A pesquisa objetiva investigar a aprendizagem de estudantes referentes às medidas de tendência central (MTC) articulada às medidas de dispersão (MD) nos anos finais do Ensino Fundamental na perspectiva do Letramento Estatístico. Para tanto, buscou-se: 1) Analisar as atividades de MTC e MD em livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental em todas as coleções aprovadas pelo PNLD 2020. 2) Verificar o que os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) sabem sobre MTC e MD. 3) Elaborar, desenvolver e analisar um processo interventivo para a aprendizagem de MTC e de MD de forma articulada por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O embasamento teórico pauta-se em autores que abordam o ensino da Estatística tendo como perspectiva o Letramento Estatístico (Gal, 2002) e o ciclo investigativo da pesquisa (Guimarães e Gitirana, 2013). Como resultado do estudo 1, a partir do método de análise documental, percebeu-se que as atividades estão concentradas no eixo temática Estatística e Probabilidade, e 49,5% das atividades estão nos livros do 8º ano. A média aritmética apresenta a 52% do total de atividades de MTC, em relação à mediana e à moda. Poucas atividades exploram as articulações entre as MTC e MD para tomada de decisão. Além disso, 82,3% questões apresentam atividades de contextos fictícios. No que concerne as MDs, a amplitude aparece em maior frequência, além de outras como desvio médio absoluto, variância e desvio padrão. No Estudo 2, evidenciou-se que os estudantes dos anos finais apresentam uma compreensão gradativa significativa em relação às MTCs e MDs em função da escolaridade. O tipo de representação abordado nas questões não se mostrou significativo. No estudo 3, iremos propor uma intervenção em turmas de 6º ano e 9º ano com atividades que articulem as MTCs e MDs.