FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: COMPREENDENDO E DISCUTINDO A FORMA MULTIFACETADA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PERSPECTIVA ESCOLAR CRÍTICA
Educação Matemática; Educação Financeira Escolar Crítica; Formação de professores; Ensino Médio.
Considerando o profundo abismo econômico e social que continua a agravar-se, haja vista as estruturas de poder que prevalecem, a falta ou limitação de informações sobre como lidar com o dinheiro e tudo que o envolve, faz-se necessário debater de forma incisiva e apresentar de forma palatável contextos de compreensão, de formação e de estudo que possibilitem confrontar criticamente esse cenário desafiador. Para tanto, advogamos que é imprescindível, abordar a educação financeira no ambiente educacional, de forma crítica, obtusa, considerando múltiplos contextos e faces, proporcionando uma leitura vertical das desigualdades de oportunidade e dos distintos percursos que podem ser percorridos para uma formação ampla. Considerando que a formação de professores que ensinam Matemática é um terreno fértil, sugestivo para debates e reflexões críticas, adotamos esse espaço para promover diálogos capazes percorrer distintos cenários que podem ser usados para a promoção da Educação Financeira Escolar Crítica (EFEC). Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa ébuscamos em nossa pesquisa de forma geral, /aAnalisar um processo formativo sobre as multifaces da Educação Financeira Escolar com professores que lecionam Matemática no Ensino Médio. Os objetivos específicos são: E de forma específica, S sondar conhecimentos sobre EFE apresentados pelo grupo de professores participantes; Aanalisar a aula de EFE com professores participantes do processo formativo;. e Aanalisar os impactos do processo formativo, após sua vivência. Como procedimento metodológico, realizamos um questionário de reconhecimento, uma entrevista semiestruturada e quatro encontros formativos. No primeiro encontro formativo abordamos a EFEC em contextos de músicas, filmes e livros.; Nno segundo encontro formativo abordamos a EFEC em temáticas relacionadas;, no terceiro encontro observamos a EFEC em documentos oficiais e em livros.; No no último encontro eles socializaram ambientes de sala de aula em que haviam trabalhado com a EFEC, após os nossos três encontros formativos. Foi possível concluir, cCom base nas entrevistas, observamos que os professores participantes demonstram uma construção conceitual que não distingue a Educação Financeira e Matemática Financeira. Foi possível ao longo dos encontros observar falas mais direcionadas a uma Educação Financeira mercadológica, em detrimentos de contextos críticos. Eles apontaram a necessidade de ambientes formativos que possam ajudá-los a entender o trabalho com a Educação Financeira.