EDUCAÇÃO E SAÚDE NA ESCOLA: formação de profissionais por meio de plataformas digitais através de ensino híbrido
Programa Saúde na Escola, formação híbrida, Arboviroses.
Os cursos e formações online e híbridos, que surgiram a partir dessa década, compreendem a interação e a comunicação de diversas formas. A educação vem utilizando a definição da área da comunicação. No início, as plataformas digitais (Santaella e Lemos, 2010 apud RODRIGUES, 2019) foram vistas como artefatos tecnológicos voltados para impulsionar vendas e simplificar processos organizacionais, assim aperfeiçoando a gestão organizacional, garantindo a eficiência e a integração da comunicação de forma interativa, rápida, popular e participativa, além de canais de comunicação de mídia interativa. Na área da saúde, as plataformas digitais são utilizadas em serviços e na formação de profissionais. O principal exemplo dessa prática são os cursos formativos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), instituídos em 2010 pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), além do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) de livre acesso e a Plataforma Arouca (BRASIL, 2009; 2010; CAMPOS et al., 2017). Esta pesquisa está integrada a um projeto maior da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que une seis diferentes pós-graduações (PPGs) em uma investigação sobre Saúde e Educação no município de Lagoa do Carro. Dentro desta pesquisa maior, este projeto busca responder: De que forma o uso de plataforma virtual com “quadro interativo” para formação híbrida pode proporcionar o desenvolvimento de conceitos das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), em uma perspectiva interdisciplinar com a educação para profissionais da saúde? A plataforma Collabits, quevem sendo desenvolvida pelo Dr. Arthur Galamba do Kings College, parceiro do projeto, apresenta-se como uma plataforma de aprendizagem digital, com quadro interativo virtual. Uma ferramenta que fornece acesso a cursos, aulas e uma variedade de outros recursos. Ela pode proporcionar um ambiente de integração e colaboração virtual entre os usuários, conectar professores a uma infinidade de recursos online, aumentar a interação entre os participantes e fornecer aos alunos diversão e independência para aprender. Fornece também uma interface inovadora, permitindo a todos os usuários visualizar, adicionar e organizar conteúdo e atividades, tornando o aprendizado mais interativo (Collabits, 2024). Em função dessas possibilidades promissoras, decidimos utilizar essa plataforma em nossa pesquisa. Assim, nossos objetivos de pesquisa são, Geral: Analisar a plataforma digital Collabits para formações híbridas profissionais, em Lagoa do Carro. Específicos: Realizar levantamento das necessidades formativas dos profissionais de saúde sobre DCNT, para realizar ações de educação em saúde na infância e adolescência, em Lagoa do Carro; Desenvolver e aplicar ações formativas híbridas para os profissionais de saúde, para promoção em saúde na infância e adolescência, relacionadas às DCNT, em Lagoa do Carro; Avaliar as ações formativas híbridas na plataforma digital Collabits dos profissionais de saúde, relacionadas às DCNT, em Lagoa do Carro. Esperamos contribuir com esta discussão.