Banca de DEFESA: VALÉRIA AGUIAR DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALÉRIA AGUIAR DOS SANTOS
DATA : 23/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: CE- UFPE
TÍTULO:

O SABER COMPRIMENTO EM DOCUMENTOS CURRICULARES E LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO


PALAVRAS-CHAVES:

Comprimento; Livros Didáticos; Teoria Antropológica do Didático; Documentos Curriculares.


PÁGINAS: 232
RESUMO:

O objetivo dessa tese é compreender a relação de aproximação e divergência entre os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN, a Base Nacional Comum Curricular-BNCC e coleções de livros de matemática adotados nos seus respectivos tempos históricos relativos ao saber comprimento. A fundamentação teórica tem como suporte a Teoria Antropológica do Didático-TAD, desenvolvida por Yves Chevallard e seus colaboradores, além de apoiar-se no modelo segundo o qual comprimento é considerado como uma grandeza geométrica, em analogia ao modelo desenvolvido por Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian para o ensino da área de figuras planas. A metodologia deste projeto tem uma abordagem qualitativa com um caráter de análise documental, no qual analisamos as orientações curriculares, guias de livros didáticos e duas coleções de livros didáticos de matemática do ensino fundamental. Ao longo das coleções com nove volumes cada, foram analisadas a ecologia do saber, os elementos praxeológicos e ainda as Três Dimensões do Problema Didático relativas a comprimento. A coleção 1 foi aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático e Material Didático-PNLD 2016/2017 e embasada por aspectos dos PCN. A coleção 2 pertence ao PNLD 2019/2023 e está embasada pela BNCC. Dentre todas as coleções, foram escolhidas aquelas mais adotadas nacionalmente e que tivesse mesmo autor em ambas as coleções adotadas, segundo os dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE. A análise dos resultados foi estruturada em quatro etapas, voltadas para os objetivos específicos da pesquisa sobre o saber comprimento. A primeira etapa abordou a dimensão epistemológica, aprofundando sua modelização com base em pesquisas, estudos, livros e documentos. A segunda etapa investigou a dimensão econômico-institucional, analisando a praxeologia matemática e didática nos livros didáticos e documentos curriculares. Identificamos a predominância de tarefas do tipo TD: determinar medida do comprimento de linhas abertas, com variações na distribuição e abordagem entre as Coleções 1 e 2. A Coleção 1 apresentou maior equilíbrio e continuidade na praxeologia didática ao longo dos anos, enquanto a Coleção 2 mostrou mais lacunas na abordagem dos momentos didáticos. Na terceira etapa, a análise ecológica revelou que o saber comprimento, apesar de central nas grandezas e medidas, articula-se com outros eixos matemáticos e possui forte relevância social. Por fim, a etapa transversal comparou as coleções de livros didáticos com os documentos curriculares, destacando a transição dos PCN para a BNCC e suas implicações. A BNCC prioriza habilidades e distribui tarefas de forma diferente, resultando em abordagens menos sistemáticas na Coleção 2, o que pode comprometer o desenvolvimento contínuo do saber ao longo da escolarização.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ CAVALCANTE - UEPB
Presidente - ***.085.004-** - MARILENE ROSA DOS SANTOS - UPE
Interna - 2345694 - PAULA MOREIRA BALTAR BELLEMAIN
Externo à Instituição - SADDO AG ALMOULOUD - UFPA
Interno - 1968638 - VALDIR BEZERRA DOS SANTOS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 28/04/2025 14:36
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