Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO SERGIO OLIVEIRA XAVIER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAIO SERGIO OLIVEIRA XAVIER
DATA : 15/04/2025
LOCAL: online
TÍTULO:

LETRAMENTO PROBABILÍSTICO NO ENSINO MÉDIO: diferentes representações


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento Probabilístico; Educação Estatística; Múltiplas representações; Ensino Médio.


PÁGINAS: 214
RESUMO:

O objetivo geral dessa pesquisa consistiu em investigar a importância de diferentes representações para o ensino e aprendizagem de Probabilidade para estudantes do Ensino Médio. Esta pesquisa foi fundamentada nos pressupostos do Letramento Probabilístico desenvolvido por Gal (2005). Como objetivos específicos: 1) Analisar sob a ótica do Letramento Probabilístico de Gal (2005) os documentos oficiais (Base Nacional Comum Curricular, documento curricular de Pernambuco, documento curricular da Bahia) com ênfase no conceito de Probabilidade; 2) Analisar as representações utilizadas nas atividades propostas nos livros didáticos de Matemática do Ensino médio aprovados no PNLD/2021 relacionadas a probabilidade; 3) Investigar os conhecimentos prévios dos estudantes em relação a compreensão das diferentes representações do conceito de probabilidade e 4) Analisar as possíveis contribuições de uma sequência de ensino envolvendo Letramento Probabilístico, ressaltando o uso de múltiplas representações, para estudantes do Ensino Médio de Pernambuco e Bahia (ainda não realizado). Os documentos oficiais apresentam cinco habilidades para o ensino de probabilidade no Ensino Médio propondo: a utilização de situações da vida cotidiano, ponderando os riscos probabilísticos; identificar e descrever o espaço amostral de situações aleatórias; elaborar e resolver situações por meio de cálculos probabilísticos; compreender a existência de espaços amostrais discretos ou não, equiprováveis ou não. A partir da análise de 823 atividades identificadas nos livros didáticos, identificamos a predominância das questões que solicitam apenas a resolução por parte dos estudantes, com pouco incentivo a elaboração de situações probabilísticas e com pouquíssima ênfase nos elementos disposicionais. Há uma concentração de atividades pautadas em dados fictícios, predomínio de situações clássicas, principalmente atreladas a jogos de azar e o enunciado na maior parte das atividades é apresentado em língua natural escrita com resposta na representação numérica. A partir da diagnose, concluímos que independente do ano escolar, os estudantes apresentaram um desempenho fraco, sendo o maior percentual de acertos na questão envolvendo o contexto fictício dos jogos de azar, o que estão familiarizados. Os estudantes demonstram possuir pouco domínio da linguagem probabilística e apresentaram dificuldades para analisar e tomar decisões em situações autênticas. Diante desses dados, o Estudo 4 (em desenvolvimento) consistirá na realização de uma sequência de ensino envolvendo Letramento Probabilístico, ressaltando o uso de múltiplas representações e dos elementos disposicionais com estudantes do Ensino Médio de Pernambuco e Bahia. Por fim, acreditamos que a utilização de múltiplas representações, atreladas ao posicionamento crítico e reflexivo pode propiciar aos estudantes a oportunidade de compreender o conceito de probabilidade e estimular o letramento probabilístico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES
Interna - 1196238 - JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRAO SANTOS
Externo à Instituição - FABIANO DOS SANTOS SOUZA - UFF
Externo à Instituição - ANDRÉ FELLIPE QUEIROZ ARAÚJO - SEE-PE
Externo à Instituição - CASSIO CRISTIANO GIORDANO - FURG
Notícia cadastrada em: 31/03/2025 15:49
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