LETRAMENTO PROBABILÍSTICO NO ENSINO MÉDIO: diferentes representações
Letramento Probabilístico; Educação Estatística; Múltiplas representações; Ensino Médio.
O objetivo geral dessa pesquisa consistiu em investigar a importância de diferentes representações para o ensino e aprendizagem de Probabilidade para estudantes do Ensino Médio. Esta pesquisa foi fundamentada nos pressupostos do Letramento Probabilístico desenvolvido por Gal (2005). Como objetivos específicos: 1) Analisar sob a ótica do Letramento Probabilístico de Gal (2005) os documentos oficiais (Base Nacional Comum Curricular, documento curricular de Pernambuco, documento curricular da Bahia) com ênfase no conceito de Probabilidade; 2) Analisar as representações utilizadas nas atividades propostas nos livros didáticos de Matemática do Ensino médio aprovados no PNLD/2021 relacionadas a probabilidade; 3) Investigar os conhecimentos prévios dos estudantes em relação a compreensão das diferentes representações do conceito de probabilidade e 4) Analisar as possíveis contribuições de uma sequência de ensino envolvendo Letramento Probabilístico, ressaltando o uso de múltiplas representações, para estudantes do Ensino Médio de Pernambuco e Bahia (ainda não realizado). Os documentos oficiais apresentam cinco habilidades para o ensino de probabilidade no Ensino Médio propondo: a utilização de situações da vida cotidiano, ponderando os riscos probabilísticos; identificar e descrever o espaço amostral de situações aleatórias; elaborar e resolver situações por meio de cálculos probabilísticos; compreender a existência de espaços amostrais discretos ou não, equiprováveis ou não. A partir da análise de 823 atividades identificadas nos livros didáticos, identificamos a predominância das questões que solicitam apenas a resolução por parte dos estudantes, com pouco incentivo a elaboração de situações probabilísticas e com pouquíssima ênfase nos elementos disposicionais. Há uma concentração de atividades pautadas em dados fictícios, predomínio de situações clássicas, principalmente atreladas a jogos de azar e o enunciado na maior parte das atividades é apresentado em língua natural escrita com resposta na representação numérica. A partir da diagnose, concluímos que independente do ano escolar, os estudantes apresentaram um desempenho fraco, sendo o maior percentual de acertos na questão envolvendo o contexto fictício dos jogos de azar, o que estão familiarizados. Os estudantes demonstram possuir pouco domínio da linguagem probabilística e apresentaram dificuldades para analisar e tomar decisões em situações autênticas. Diante desses dados, o Estudo 4 (em desenvolvimento) consistirá na realização de uma sequência de ensino envolvendo Letramento Probabilístico, ressaltando o uso de múltiplas representações e dos elementos disposicionais com estudantes do Ensino Médio de Pernambuco e Bahia. Por fim, acreditamos que a utilização de múltiplas representações, atreladas ao posicionamento crítico e reflexivo pode propiciar aos estudantes a oportunidade de compreender o conceito de probabilidade e estimular o letramento probabilístico.