O USO DO MINECRAFT PARA O DESENVOLVIMENTO DE NARRATIVAS SOBRE ORIENTAÇÃO ESPACIAL POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Narrativas. Minecraft. Orientação espacial.
O uso dos games na Educação não é algo novo. Muitos estudos versam sobre o crescente uso pedagógico desse recurso no processo de aprendizagem escolar. O que se renova de forma constante e, por vezes, acelerada é a gama de games com a finalidade educacional e até não educacional (que são adaptados para esse fim), com diversos recursos, intencionalidades, ambientes, interação com o usuário e estímulos a diversas áreas cognitivas e pedagógicas, demandando, assim, aos professores e pesquisadores, uma atualização constante sobre esse cenário. Como exemplo disso temos o Minecraft, jogo digital muito utilizado por crianças e adolescentes em diversos países e também pelos educadores. Desta forma, ao realizarmos essa investigação, temos o objetivo de analisar como estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I desenvolvem narrativas sobre orientação espacial utilizando o Minecraft. Partimos da hipótese de que a utilização do Minecraft para a criação de narrativas traz um maior estímulo para o desenvolvimento da orientação espacial, visto que o ambiente virtual e os recursos oferecidos por este jogo possibilitam a construção de diversos cenários, a reprodução de percursos, a exploração da ideia de lateralidade, dentre outros aspectos, aliados à ludicidade e aos elementos de gamificação presentes no jogo. Como fundamentação teórica, nos embasamos em autores que discutem os temas que consideramos eixos de nosso estudo, como Santaella (2013), Vieira (2019) e Pessoa e Gomes (2022), além dos documentos oficiais como a BNCC (2018) e a Política de ensino da rede municipal do Recife (2021). Realizamos, em nosso percurso metodológico, uma pesquisa-ação, dividida em seis encontros, com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade do Recife e, como instrumentos de pesquisa, utilizamos o questionário para analisarmos os conhecimentos dos estudantes sobre a orientação espacial e o perfil dos estudantes em relação ao acesso à internet e uso das tecnologias digitais, aplicação de uma sequência didática para utilização Minecraft para produção de narrativas sobre orientação espacial e, por fim, entrevistas para aprofundamento das questões apontadas durante o estudo. Como principais resultados identificamos que o uso pedagógico do Minecraft proporcionou o desenvolvimento da orientação espacial dos nossos sujeitos, a partir da exploração dos espaços vividos, percebidos e concebidos, aliados a aspectos como o estímulo ao desenvolvimento da criatividade, criticidade e da percepção dos mesmos sobre o espaço geográfico, sendo ele físico ou virtual.