A REPRESENTAÇÃO DA ESCOLA NO CINEMA: uma análise fílmica das relações pedagógicas nos Filmes La Cour de Babel (2014), En una escuela de La Habana (2014) e Nunca Me Sonharam (2017)
Representação da escola. Cinema. Análise fílmica. Relações pedagógicas
Esta pesquisa está sendo realizada no Programa de Pós-Graduação em
Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE). Insere-se no campo dos estudos sobre representações
cinematográficas, com ênfase nas relações pedagógicas, tendo como objeto de
investigação os filmes La Cour de Babel (2014), En una escuela de La Habana
(2014) e Nunca Me Sonharam (2017). O estudo se fundamenta na análise
fílmica, buscando analisar como as interações entre professores e estudantes
são retratadas no cinema e de que maneira essas representações dialogam com
os contextos educacionais de cada país retratado. Dessa forma, o objetivo geral
desta pesquisa é: Analisar as representações das relações pedagógicas nos
filmes La Cour de Babel (França), En una escuela de La Habana (Cuba) e Nunca
Me Sonharam (Brasil), explorando as particularidades dos contextos
educacionais de cada filme. Para alcançar o objetivo da pesquisa, adotamos uma
abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, uma vez que buscamos
interpretar as representações cinematográficas a partir de um olhar analítico e
contextualizado. Quanto aos procedimentos metodológicos, a análise fílmica foi
desenvolvida em duas etapas: a) a análise individual de cada obra - cada filme
foi examinado separadamente; com foco na representação das relações
pedagógicas; b) a análise do diálogo entre as três obras, a partir de categorias
previamente definidas, tais como: a relação professor-aluno, a interação entre
alunos, o ambiente escolar e os contextos socioculturais retratados. Essa
abordagem permitiu tanto uma compreensão detalhada de cada filme quanto
uma visão mais ampla das similaridades e contrastes entre as diferentes
representações cinematográficas da escola e das relações pedagógicas.
Espera-se, assim, que os achados desta investigação possam subsidiar
reflexões sobre o potencial do cinema como ferramenta pedagógica e como meio
de problematização das práticas educacionais contemporâneas.