Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA VALÉRIA DE MIRANDA COSTA DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA VALÉRIA DE MIRANDA COSTA DUARTE
DATA : 24/02/2025
LOCAL: online
TÍTULO:

A REPRESENTAÇÃO DA ESCOLA NO CINEMA: uma análise fílmica das relações pedagógicas nos Filmes La Cour de Babel (2014), En una escuela de La Habana (2014) e Nunca Me Sonharam (2017)


PALAVRAS-CHAVES:

Representação da escola. Cinema. Análise fílmica. Relações pedagógicas


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Esta pesquisa está sendo realizada no Programa de Pós-Graduação em

Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), da Universidade Federal de

Pernambuco (UFPE). Insere-se no campo dos estudos sobre representações

cinematográficas, com ênfase nas relações pedagógicas, tendo como objeto de

investigação os filmes La Cour de Babel (2014), En una escuela de La Habana

(2014) e Nunca Me Sonharam (2017). O estudo se fundamenta na análise

fílmica, buscando analisar como as interações entre professores e estudantes

são retratadas no cinema e de que maneira essas representações dialogam com

os contextos educacionais de cada país retratado. Dessa forma, o objetivo geral

desta pesquisa é: Analisar as representações das relações pedagógicas nos

filmes La Cour de Babel (França), En una escuela de La Habana (Cuba) e Nunca

Me Sonharam (Brasil), explorando as particularidades dos contextos

educacionais de cada filme. Para alcançar o objetivo da pesquisa, adotamos uma

abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, uma vez que buscamos

interpretar as representações cinematográficas a partir de um olhar analítico e

contextualizado. Quanto aos procedimentos metodológicos, a análise fílmica foi

desenvolvida em duas etapas: a) a análise individual de cada obra - cada filme

foi examinado separadamente; com foco na representação das relações

pedagógicas; b) a análise do diálogo entre as três obras, a partir de categorias

previamente definidas, tais como: a relação professor-aluno, a interação entre

alunos, o ambiente escolar e os contextos socioculturais retratados. Essa

abordagem permitiu tanto uma compreensão detalhada de cada filme quanto

uma visão mais ampla das similaridades e contrastes entre as diferentes

representações cinematográficas da escola e das relações pedagógicas.

Espera-se, assim, que os achados desta investigação possam subsidiar

reflexões sobre o potencial do cinema como ferramenta pedagógica e como meio

de problematização das práticas educacionais contemporâneas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interna - 2621009 - ANDIARA VALENTINA DE FREITAS E LOPES
Externa ao Programa - 3776598 - ANA PAULA FERNANDES DA SILVEIRA MOTA - UFPEExterno à Instituição - JOSÉ MARIA GONÇALVES DA SILVA RIBEIRO - UAL
Notícia cadastrada em: 11/02/2025 09:48
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