Banca de QUALIFICAÇÃO: EMILLY RAYANE MOURA DINIZ SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMILLY RAYANE MOURA DINIZ SANTOS
DATA : 14/03/2025
LOCAL: https://meet.google.com/oth-uctc-bgv
TÍTULO:

A FORMAÇÃO DO CONCEITO E A LINGUAGEM PROBABILÍSTICA POR MEIO DE HISTÓRIAS COM FOCO EM CONTEÚDO CURRICULAR NOS ANOS INICIAIS 


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura Infantil, Ensino de Probabilidade, Letramento Probabilístico, Demandas cognitivas, Educação Estatística. 


PÁGINAS: 143
RESUMO:

Este estudo investigar o papel da linguagem probabilística na aprendizagem do conceito Probabilidade por meio de livros de histórias com foco em conteúdo curricular por estudantes do 1° e 5° anos do Ensino Fundamental. Tomamos como base três pressupostos teóricos: 1) as demandas cognitivas de Bryant e Nunes (2012) para o desenvolvimento do conceito de probabilidade; 2) o letramento probabilístico de Gal (2005), que destaca a importância de desenvolver competências e habilidades probabilística; e 3) a linguagem probabilística propostas por Vásquez e Alsina (2017), que elencam cinco facetas para o desenvolvimento desse conceito. Os objetivos específicos da pesquisa foram: 1) Analisar livros de histórias considerando os referenciais teóricos de Demandas Cognitivas (Bryant; Nunes, 2012), Letramento probabilístico (Gal, 2005) e Linguagem Probabilística (Vásquez; Alsina, 2017); 2) Identificar conhecimentos apresentados por estudantes do 1° e 5° anos acerca das noções probabilísticas por meio da contação de histórias; e 3) Analisar uma sequência de ensino acerca de noções probabilísticas articuladas às facetas da linguagem por meio de livros de histórias. Em relação ao primeiro objetivo, foram analisadas sete obras em inglês, publicadas por cinco editoras, que tratam de noções probabilísticas. Todas as obras exploraram as noções de aleatoriedade, a maioria abordou os resultados individuais no levantamento de espaços amostrais, e apenas uma obra abordou a comparação e quantificação de probabilidades. Além disso, as expressões verbais e o uso de números foram frequentes, mas símbolos, esquemas e tabelas apareceram com menor frequência. Para o segundo objetivo, foram realizadas entrevistas com dez estudantes, divididos igualmente entre o 1º e o 5º anos, utilizando a história "A caixa de bijuterias" (Diniz; Carvalho, 2021). Os resultados mostraram que os estudantes do 1º ano tiveram dificuldade em justificar suas respostas com base no espaço amostral, em comparação com o 5º ano. Ambos os grupos refletiram de forma semelhante sobre a quantidade de eventos nos espaços amostrais, mas os alunos do 1º ano foram mais bem-sucedidos ao comparar probabilidades. Entretanto, nenhum dos grupos quantificou corretamente a probabilidade de ocorrência dos eventos. Para o terceiro objetivo, foi desenvolvida uma sequência de ensino utilizando os livros “It’s Probably Penny” (Leedy, 2007), “O Clubinho” (Diniz; Carvalho, 2021) e “A Very Improbable Story” (Einhorn, 2008). Observou-se que os estudantes do 1º ano entenderam melhor eventos impossíveis, enquanto os do 5º ano refletiram sobre todos os tipos de eventos aleatórios. Em relação ao espaço amostral, ambos os grupos tiveram dificuldades inicialmente, mas, após instrução, conseguiram identificar as possibilidades a partir da sistematização, sendo os estudantes do 5º ano mais autônomos no decorrer do processo. Os estudantes de ambas as turmas demonstraram dificuldades em relacionar probabilidade com cálculos proporcionais, mas aplicaram estratégias simples, como a relação mais/menos, ao comparar probabilidades. Além disso, observou-se que tanto os alunos do 1º quanto os do 5º ano apresentaram, inicialmente, concepções errôneas sobre situações probabilísticas, associando-as a sorte ou adivinhação, mas passaram a se posicionar de forma coerente acerca das noções probabilísticas. Além disso, a maioria dos estudantes mostrou disposição para se engajar em situações incertas. Destacamos que o uso de livros infantis com foco em conteúdo curricular pode promover o desenvolvimento de habilidades probabilísticas e linguísticas, ao mesmo tempo em que estimula a imaginação e a compreensão literária.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1196238 - JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRAO SANTOS
Interno - 6435441 - CARLOS EDUARDO FERREIRA MONTEIRO
Interna - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Externa à Instituição - CELI APARECIDA ESPASANDIN LOPES - PUC-CAMPINAS
Externa à Instituição - CLAUDIA VÁSQUEZ ORTIZ - PUC
Notícia cadastrada em: 11/02/2025 09:48
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