A COMPREENSÃO DE CONHECIMENTOS PROBABILÍSTICOS E DE
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO
INFANTIL A PARTIR DE UM PROCESSO FORMATIVO
Palavras-chave: Probabilidade. Educação Infantil. Formação docente. Demandas
cognitivas.
A tese buscou analisar a compreensão dos conhecimentos probabilísticos e a prática
pedagógica de professores da Educação Infantil relacionados às demandas cognitivas de
probabilidade a partir de um processo formativo. Em termos específicos, identificar os
conhecimentos preliminares sobre Probabilidade de professores da Educação Infantil do
Paulista; analisar o desenvolvimento de conceitos probabilísticos que emergem em um
processo formativo por professores da Educação Infantil; analisar práticas de ensino de
probabilidade na Educação Infantil de professores participantes do estudo; analisar as
percepções dos professores participantes quanto ao processo formativo vivenciado. O
procedimento metodológico adotado correspondeu a aplicação de um questionário online
pelo google formulário composto por três blocos, um processo formativo composto por
oito encontros envolvendo: os três primeiros encontros envolvendo a linguagem
probabilística, os três encontros seguintes envolvendo as demandas cognitivas e os dois
últimos encontros formativos envolvendo elaboração, planejamento e prática de aula
referente ao conteúdo de probabilidade em sala de aula, observação de aulas e entrevistas
com as professoras participantes. A pesquisa foi desenvolvida com oito professoras da
Educação Infantil do Município do Paulista, que atuam com crianças de 4 e 5 anos de
idade. A base teórica utilizada foi Alsina (2017, 2019) com a linguagem probabilística e
Bryant e Nunes (2012) com as demandas cognitivas, associada a base de conhecimento
para o ensino de Shulman (1986, 1987, 2004, 2005, 2019). O processo formativo
demonstrou que as professoras em sua maioria não possuíam formação inicial ou
continuada envolvendo Probabilidade, que os conceitos que possuíam eram incipientes,
e por vezes, equivocados, como o entendimento de possibilidade e probabilidade como
sinônimos. Consideramos que é preciso que o trabalho com a Probabilidade na Educação
Infantil esteja presente na rotina dessa etapa de ensino. Além disso, necessita-se que isso
ocorra de forma inter-relacionada e por meio de diferentes metodologias, como: uso da
linguagem probabilística, a partir de contextos variados, através da realização de pesquisa
em sala com a exploração dos dados obtidos e por meio da exploração da literatura infantil
e de experimentos práticos, como o lançamento de dados e moedas, jogos, entre outros.
Portanto, apesar de não estar presente nos currículos da referida etapa de ensino, as
professoras indicaram que é possível elaborar propostas de estudos sobre Probabilidade
para as crianças. Logo, é importante que sejam ofertados momentos formativos, para que
as profissionais possam estudar, refletir, debater e apresentar seus planejamentos
referentes ao conteúdo na infância.