Banca de DEFESA: ALBA FLORA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBA FLORA PEREIRA
DATA : 17/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Apoio CE UFPE (híbrido): meet.google.com/qpz-mrxi-sea
TÍTULO:

SINDRÔMETA: DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DE UM APLICATIVO SOBRE SÍNDROME METABÓLICA PARA O ENSINO SUPERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

Gamificação. Interdisciplinaridade. Aprendizagem Baseada em Problemas. Design Based Research. Teoria da Complexidade.

 


PÁGINAS: 219
RESUMO:

Essa pesquisa tem por objetivo desenvolver um aplicativo para a compreensão da Síndrome Metabólica (SM), numa proposta interdisciplinar, apoiada na teoria da complexidade. A SM compreende um conjunto de condições como: obesidade abdominal, hipertensão arterial, níveis elevados de glicose no sangue, altos níveis de triglicerídeos e baixos níveis de colesterol HDL, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Os estudos teóricos de Morin e da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) apoiaram o desenvolvimento deste aplicativo gamificado. A metodologia empregada foi a Design Based Research (DBR), que une os princípios de design e métodos com rigor científico na criação de produtos, com a participação de colaboradores multidisciplinares. Foram aplicados dois ciclos iterativos, sendo o primeiro com 4 docentes especialistas (gamificação, tecnologia, ensino de Biologia) e o segundo dividido em dois grupos: 10 docentes das diferentes áreas da Biologia/Saúde e 9 discentes de uma turma do 2º período de Biomedicina. As reflexões geradas pelas alternâncias dos ciclos iterativos, com aplicação de um questionário semiestruturado, possibilitaram a busca pela melhor solução. A análise de dados foi realizada a partir do Ciclo de Saldaña (2013), com o apoio do software Atlas Ti. No primeiro ciclo iterativo da DBR evidenciou estar incompleto, porém com potencialidade para um recurso didático-pedagógico, cujos pontos negativos, das categorias, funcionais, pedagógica e conceitual, foram: avaliação sem clareza, excesso de texto, metodologia sem clareza, interface não intuitiva, interdisciplinaridade insuficiente e contextualização ausente. A segunda versão foi ajustada com: interação docente-discente, mais uso de linguagem imagética, inclusão da ABP, substituição da Rota Sedentarismo para Rota Social, refazer diferentes níveis de complexidade, mudança na interface e atualização do uso da plataforma Genially para a versão paga. No segundo ciclo iterativo da DBR foi dividido em dois grupos. Com os docentes o artefato foi considerado original e criativo, Rotas com interdependência e independência, porém com os seguintes pontos negativos: layout confuso, muitas informações, sobrecarga visual, interface não intuitiva, navegação confusa, links desativados, dimensão de vídeo inadequado, Genética insuficiente, termos em desuso, feedback entre rotas confuso. Quanto ao uso do artefato para o ensino, dos 10 docentes, 7 responderam que usariam e 2 marcaram talvez, destacando seu uso como introdução de conteúdo, revisão de conteúdo e atividade prática nas disciplinas de Genética, Fisiologia e Bioquímica. Com os discentes, o artefato foi considerado original com valorização a criatividade e que é útil para aprendizagem, por trazer compreensão sobre integração metabólica, porém com os seguintes pontos negativos: layout confuso, navegação confusa, muitas informações, uso não intuitivo. Foi sugerido diluir tarefas, otimização de uso intuitivo, inserir conteúdo introdutório. Quanto ao uso para aprendizagem, 2 responderam que usariam e 7 responderam talvez. A versão final apresenta um mapa de navegação interativo com adição de uma videoteca e biblioteca, separação dos minijogos nos percursos das Rotas, adição do conceito sobre herança complexa e layout com iconografia definida, deixando mais intuitivo e dinâmico. O Sindrômeta terá impacto nas aprendizagens de formações de docentes (Licenciatura em Biologia) e profissionais da saúde, bem como em cursos de formação continuada.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interno - 1808601 - MARCELO SABBATINI
Externa ao Programa - 1675206 - DANYELLY BRUNESKA GONDIM MARTINS - UFPEExterna à Instituição - TALITA HELENA MONTEIRO DE MOURA
Externa à Instituição - WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES - UPE
Notícia cadastrada em: 11/12/2024 17:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08