IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E REPERCUSSÕES PARA ESTUDANTES NEGROS
Educação Matemática. Justiça Social. Negro. Pós-Graduação. Racismo.
Este trabalho tem como objetivo geral analisar a implementação e repercussões de políticas de ações afirmativas para estudantes negros em programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Matemática. A Luz da educação matemática crítica de Ole Skovsmose e discussões de autoridades da área como Paulo Freire, Ubiratan D’Ambrosio e Gutstein, entende-se que a matemática pode promover a justiça social e construir práticas antirracistas. O projeto tem uma abordagem qualitativa, com análise interpretativa dos dados e os participantes serão estudantes de pós-graduação em Educação Matemática autodeclarados negros, cotistas e não cotistas. A produção de dados está em andamento através da realização de questionários e entrevistas, como também pela pesquisa de documentos legais e institucionais. Uma revisão sistemática da literatura está sendo realizada sobre temáticas antirracistas e educação matemática no ensino superior. Resultados preliminares desse levantamento indicam que pesquisas com essas temáticas ainda são incipientes no ensino superior, sobretudo na Pós-Graduação. Os artigos encontrados retratam uma diversidade de situações a partir da política de ações afirmativas, como, por exemplo, microagressões de estudantes cotistas e aquelas que emergem na rotina acadêmica dos discentes negros sem uma política de permanência. Em todos os estudos sobressaiu-se a necessidade de uma formação inicial de professores que fortaleça o enfrentamento ao racismo na educação matemática. Com relação aos programas de pós-graduação em Educação Matemática considerados por regiões do Brasil, a maioria deles dispõem de reserva de vagas para cotista, com exceção da região Norte que concentra uma quantidade menor de cotistas por programas. Espera-se a partir desse projeto contribuir com reflexões e discussões acerca das ações realizadas na pós-graduação, além de analisar como as práticas em educação matemática estão promovendo a inclusão dos discentes negros.